A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESAÚ & JACÓ Machado de Assis. INFORMAÇÕES GERAIS:  Tempo: 1871. Há flashbacks que quebram a linearidade da história, porém, isso ela mesmo assim não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESAÚ & JACÓ Machado de Assis. INFORMAÇÕES GERAIS:  Tempo: 1871. Há flashbacks que quebram a linearidade da história, porém, isso ela mesmo assim não."— Transcrição da apresentação:

1 ESAÚ & JACÓ Machado de Assis

2 INFORMAÇÕES GERAIS:  Tempo: Há flashbacks que quebram a linearidade da história, porém, isso ela mesmo assim não deixa de ser linear.  Espaço: Rio de Janeiro, bairros elegantes, ruas importantes e palácios.  Narração: Aires, 3ª pessoa

3 PERSONAGENS  Natividade: Uma baronesa devota, casada com Santos, mãe de gêmeos e, mesmo assim, portadora de uma beleza jovial.  Santos: Barão, marido de Natividade, pais dos gêmeos, gostava de jogos e cartas, vaidoso, competente.  Perpétua: Irmã de Natividade e tia dos gêmeos, mora com a irmã e deu a ideia de nome para os sobrinhos.

4 PERSONAGENS:  Paulo: Filho de Natividade e Santos, irmão gêmeo de Pedro. Tinha ódio pelo irmão e era mais agressivo, bacharel, republicano e apaixonado por Flora.  Pedro: Filho de Natividade e Santos, irmão gêmeo de Paulo. Tinha ódio pelo irmão e era monarquista, mais dissimulado, forma-se médico e apaixonado por Flora.

5 PERSONAGENS  Flora: Retraída e modesta, avessa às festas públicas, apaixonada pelos dois irmãos, acaba por morrer sem anunciar qual dos dois era o real dono de seu coração.  Batista: Casado com Claudia e pai de Flora, tinha seus quarenta e tantos anos, bacharel, ex-presidente da província e membro do partido conservador.  Claudia: Casada com Batista e mãe de Flora.  Aires: Narrador da história, justo, sagaz e discreto.

6 EXPLICAÇÃO DO TÍTULO  O título Esaú e Jacó vem com o significado de um texto bíblico em que narra a história de gêmeos que eram muito diferentes. Esaú foi o primeiro a nascer, portanto, a primogenitura já era destinada a ele.Já quando maior era caçador, robusto e com feições muito másculas, diferente de Jacó que por sua vez, não tinha o mesmo tamanho do irmão e tinha preferencia por ficar junto da mãe cozinhando. O pai preferia mais a Esaú e a mãe, tinha mais carinho por Jacó. Um dia Esaú voltado faminto de uma caçada e viu o irmão cozinhando lentilhas e acaba pedindo ao irmão uma porção de sua comida.

7 EXPLICAÇÃO DO TÍTULO Jacó, que sempre almejou a primogenitura do irmão e aproveitou para propor uma troca. Jacó só daria o prato de comida se o irmão passasse a primogenitura a ele. Esaú que nunca tinha se importado muito com seu título de sucessor do pai, logo fez a troca, passando a primogenitura ao irmão. Após a troca feita, o pai dos gêmeos veio a adoecer, e na hora da benção simbólica para a transferência de bens Jacó aparece com uma pele de animal encobrindo seu braço para se passar por Esaú.

8 RESUMO:  Natividade vai com Perpétua fazer uma visita à cartomante para saber o destino dos filhos.  Perpétua em meio de oração teve a ideia para o nome dos sobrinhos e Santos e Natividade acabam aprovando a ideia.  Ao mesmo tempo em que as irmãs iam à cabocla, acabam porr ver que tinha falecido João de Melo.  Perpétua recebe a noticia que o futuro dos filhos há de guardar grandes “cousas” e quando perguntava pra cigana sobre o que se tratava a cabocla só dizia “cousas futuras...”

9 RESUMO  A cabocla avisa perpétua que há de ter grande rivalidade entre os irmãos, mas Perpétua estava empolgada demais pensando nas “cousas futuras” para se preocupar com a rivalidade dos filhos.  Perpétua preocupa-se com se alguém tivesse visto ela e a irmã visitando a cabocla e pede ao marido, Santos, não contasse a ninguém sobre o lugar que tinha ido.  Santos acaba contado ao amigo da família, Aires, sobre a ida da mulher à cabocla.

10 RESUMO:  Aires explica a versão da história de Esaú e Jacó e diz que estes gêmeos bíblicos também tiveram desentendimentos entre si.  Os gêmeos foram crescendo e a medida que eles cresciam, suas personalidades tornavam-se cada vez mais distintas, embora de aparência fossem iguais.  As visões políticas também não escaparam de ser motivo de discórdia entre os dois irmãos, enquanto Paulo era republicano, Pedro era monaquista.

11 RESUMO:  Perpétua fazia de tudo para que os filhos não brigassem, chegou até a planejar profissões distintas pros dois não acabarem brigando com frequência.  Aires resolve alienar-se por um tempo, porém, acaba se cansando do isolamento.  Já em época de faculdade os gêmeos conhecem Flora, filha do casal Batista e Claudia, e então, os dois vem se apaixonar pela moça, que nunca mostra preferencia por nenhum.  Em 1888 os escravos foram libertados. Para Pedro era a justiça, e para Paulo era a revolução.

12 RESUMO:  Natividade vai pedir ajuda para Aires sobre a questão de unir os filhos.  O capitulo XL acaba com Aires lembrando da sevilhana, Carmem.


Carregar ppt "ESAÚ & JACÓ Machado de Assis. INFORMAÇÕES GERAIS:  Tempo: 1871. Há flashbacks que quebram a linearidade da história, porém, isso ela mesmo assim não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google