A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

2 PREDICADO VERBAL O predicado verbal constitui-se de um verbo ou locução verbal que expressa a ideia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo.locução verbal O núcleo do predicado verbal é o verbo (que é chamado de significativo), pois traz em si a ideia de ação.

3 Ex. Aquele menino brincava com uma pipa. Sujeito=aquele menino Núcleo do Suj.=menino Predicado=brincava com uma pipa Tipo de pred.=verbal Núcleo do pred. verbal=brincava

4 Os alunos estudam todos os dias para o concurso. Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

5 PREDICADO NOMINAL É formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito. O predicado nominal nos informa algo a respeito do sujeito. Indica um estado ou uma qualidade do sujeito.predicativo O núcleo do pred. nominal é o predicativo do sujeito.

6 Ex. A prova era difícil. Sujeito = a prova Núcleo de sujeito = prova Predicado = era difícil Tipo de Predicado = nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito) Verbo de ligação = era Predicativo do sujeito = difícil Núcleo do predicado nominal = difícil.

7 1ª. Ela está cansada. 2ª. As taxas de juros continuam elevadas. Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”. Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicado nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicativo) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

8 PREDICADO VERBO-NOMINAL É formado por um verbo significativo (ação) mais o predicativo do sujeito. O pred. verbo-nominal nos dá 2 informações: ação e estado. O núcleo do predicado verbo-nominal é o verbo e o predicativo (nome). OBS: como aqui o verbo é de ação, logo o predicado verbo-nominal não possui verbo de ligação.

9 Ex.: A criança brincava distraída. Sujeito = a criança Núcleo do sujeito = criança Predicado = brincava distraída. Tipo de predicado = verbo-nominal (ação+estado) Núcleo do predicado = brincava/distraída

10 Os alunos estudaram cautelosos para o simulado. Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo significativo (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas:

11 Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos. Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.

12 Verbos de ligação Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.

13 * Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar- se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer. * Estado aparente – verbo parecer.


Carregar ppt "Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google