A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marrocos. Localização Marrocos, também conhecido como Reino de Marrocos, é um país africano situado no extremo noroeste do continente, limita-se ao norte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marrocos. Localização Marrocos, também conhecido como Reino de Marrocos, é um país africano situado no extremo noroeste do continente, limita-se ao norte."— Transcrição da apresentação:

1 Marrocos

2 Localização Marrocos, também conhecido como Reino de Marrocos, é um país africano situado no extremo noroeste do continente, limita-se ao norte com a Espanha, através do estreito de Gibraltar, além do Mar Mediterrâneo e Melilha, a leste com Argélia, ao sul com o Saara Ocidental e a oeste com o Oceano Atlantico.

3 Curiosidades... O país desenvolve basicamente atividade agrícola, além do setor de serviços e indústrias de beneficiamento e mineração. Azeitonas, frutas secas, temperos exóticos... Caminhar pelas medinas é descobrir o Marrocos verdadeiro

4 Curiosidades... As indústrias processam principalmente produtos alimentícios, têxtil, artigo de couro, adubos entre outros. Bairro da Peles

5 Curiosidades... Quem viaja pelo Marrocos também se impressiona com a arquitetura típica das mesquitas e dos suntuosos palácios. Como, segundo o islamismo, nenhum ser vivo pode ser representado, a decoração é abstrata, repletas de relevos, mosaicos geométricos e delicados arabescos. Mesquita em Marrakech

6 Mesquita Hassan, em Casablanca

7 Curiosidades...  O turismo é uma fonte de renda importante ao país.  O Marrocos de hoje é o resultado de múltiplas influências:foi colonizado primeiro pelos fenícios, depois por romanos, bizantinos e árabes, que o transformaram num país islâmico.  Tornou-se colônia francesa e espanhola no século XIX, até conquistar sua independência em  O reino do Marrocos é considerado um dos mais ocidentalizados entre os países árabes e, algumas de suas cidades, como Casablanca e Rabat, a capital, têm um lado bem moderno.  Paralelamente, a parte da cidade ocupada pela medina (bairro árabe antigo), a parte mais interessante para um estrangeiro, conserva a arquitetura, os costumes tradicionais, o souk (mercado típico) e pequenos ateliers de artesãos.

8

9 Bandeira A Bandeira do Marrocos é vermelha com uma estrela verde ao centro. A estrela é símbolo de saúde, sabedoria e paz. Se usa a cor verde na estrela porque é a cor do Islamismo Pentagrama Verde O pentagrama verde representa o Selo de Salomão. Representa ainda a deusa Ishtar, associada pelos muçulmanos a Fátima, filha do profeta Maomé. Na bandeira do Marrocos, o pentagrama representa o elo entre Deus e a nação. Cores Verde e Vermelho As cores verde e vermelho são tradicionais nas bandeiras de países árabes. O verde representa o Islã.

10 Brasão de Armas O Brasão de armas de Marrocos é muito peculiar. Foi criado pelos artistas gráficos Hainaut e Gauthier consistindo de um pentagrama representando o Selo de Salomão num fundo vermelho com a Cordilheira das Montanhas do Atlas encimado com um Sol nascente com quinze raios dourados num campo azul com a coroa real. Suportando o escudo estão dois leões representando então o mítico Leão do Atlas, um animal muito forte no imaginário marroquino.Leão do Atlas Na tira em baixo há uma frase em Árabe que diz: “Se acudires a Deus, Ele acudir-te-á” retirada do Alcorão, Verso 7, Sura 47. Em árabe: إن تنصروا الله ينصركم, transcrição: In Tansourou Allaha Yansouroukoum.

11 O Leão de Atlas O leão-do-atlas é a maior e mais feroz de todas as subespécies de leão, em que os machos chegar a pesar mais de 300 kg e as fêmeas mais de 200 kg. É o segundo maior felino que existe, sendo superado só pelo tigre-siberiano. Os machos têm como característica principal uma juba preta, que cobre grande parte de seu corpo. O último leão-do-atlas em liberdade foi morto em 1922 em Marrocos, nas montanhas do Atlas. Há espalhados por vários jardins zoológicos pelo mundo fora, vários leões descendentes dos leões do Atlas. Há um projecto chamado de “Projecto Leão-do-atlas” que prevê reproduzir o leão através de escolha selectiva de ADN para que depois de recriar o leão-do-atlas, este seja reintroduzido na natureza num parque natural protegido em Marrocos.

12 Hino Nacional O hino nacional de Marrocos é designado como o Hymne Chérifien – Hino Xarifiano – e foi adotado como o hino do Reino de Marrocos mesmo antes de o país conquistar a independência em A música do hino nacional marroquino foi composta por Léo Morgan e a letra no idioma árabe foi escrita por Ali Squalli Houssaini em 1970.

13 Hino Cherifiano - Letra مشرق الأنوار منتدى السؤدد وحماه دمت منتداه وحماه عشت < في الأوطان للعلى عنوان ملء كل جنان ذكرى كل لسان بالروح بالجسد هب فتاك لبي نداك في فمي وفي دمي هواك ثار نور ونار اخوتي هيا للعلى سعيا نشهد الدنيا أنا هنا نحيا بشعار الله الوطن Pátria de homens livres, Fonte de luzes. Terra de soberania e paz, Paz e soberania, Estejam sempre unidas! Tens vivido entre as nações Com um título sublime, Enchendo a cada coração, Cantado por todas as línguas. Erguem-se os teus campeões, E respondem à tua chamada. Por tua alma e teu corpo, A vitória têm alcançado. Em minha boca e meu sangue, Tuas brisas têm agitado A luz e o fogo. Levantem, meus irmãos! Subamos aos altos cumes; Proclamemos ao Mundo Que estamos prontos, aqui. Saudemos com nosso Lema: Alá, a Pátria e o Rei.

14 Breve história Os habitantes originais foram os berberes, mas não há registros históricos antigos deles. Os fení­cios se estabeleceram em pequenos povoados costeiros, mais estes foram destruí­dos pelo Império Romano quando o Marrocos se tornou proví­ncia da Mauritânia Tingitana. O governo romano sucumbiu diante dos invasores vândalos, os quais a sua vez foram submetidos pelo exército bizantino.

15 Breve história A invasão árabe de 648 d.C. finalizou com o controle europeu no Magreb, ainda que o primeiro governo muçulmano importante não foi estabelecido até o século VIII. Depois de muitos séculos de governo por parte de pequenas dinastias locais, com considerável influência turca, os franceses intervieram em O país ficou dividido em um protetorado francês e outro espanhol em 1912, mais doze anos mais tarde o controle francês abarcou todo o território. Um forte sentimento nacionalista levou o povo a independência sob o sultão Mohamed Bem yusef em No ano seguinte, foi proclamado Rei Mohamed V. Cinco anos mais tarde, ao falecer, foi sucedido pelo Rei Hassan (que faleceu em 1999) e foi sucedido por seu filho Mahamed VI. Governo O Marrocos é uma monarquia bastante estável.

16 Religião História cristã Este paí­s experimentou muito pouco do vigor da igreja norte africana, e a limitada influência que ela teve desapareceu com a conquista árabe islâmica do século VII. Atualidade religiosa 99,4% da população é muçulmana. Existem aproximadamente católicos estrangeiros e cerca de judeus sefarditas. Há uns crentes nacionais (um para cada habitantes). Aproximadamente 60 missionários evangélicos (um para cada habitantes), trabalham no paí­s, na maioria com empregos seculares. Deste total de missionários subterrâneos, duas dezenas são latino-americanos. e a população é muçulmana.

17 Breve história Assista a série especial de reportagens da Rede Globo – Jornal Hoje

18 Educação Educação e Alfabetização Apesar dos esforços para a educação universitária, o ní­vel de alfabetização chega a apenas 25%. Isto se deve, em grande parte, ao elevado í­ndice de natalidade. Idiomas O árabe é o idioma oficial, ainda que o berbere e o francês seguem sendo muito usados. No norte falam também o castelhano. Estrangeiros Se estima que há cerca de estrangeiros no pais, em sua maioria franceses. Vida cotidiana As cidades em geral estão divididas em duas partes: a cidade nova e a cidade velha (medina) que geralmente se encontra rodeada por muralhas fortificadas. A cidade nova tem parques, grandes avenidas, jardins e modernos edifí­cios, enquanto que a medina está composta por pequenas ruelas, casas bloqueadas, mesquitas, fontes sagradas e mercados (Zocos) que a adorna de coloridas e bulicosa vida. Escola Marroquina – Educação não mista

19 Escola em Marrakesh

20 Marrocos País de belas paisagens

21 Vila d’Ichbakane. Haut Atlas ( Alto Atlas)

22

23

24 Mercado de Tapetes em Marrakesh

25 No Sul de Marrocos é normal ver-se tâmaras à venda. Podem-se comprar já prontas a comer e empacotadas, ou, comprar cachos de tâmaras verdes, que dentro de uma semana ficarão boas a comer

26 Fontes de Pesquisa Marrocos.htm Marrocos.htm e&id=101:regmarrocos&catid=25:religiaoislamica e&id=101:regmarrocos&catid=25:religiaoislamica estrada-marrocos/ estrada-marrocos/


Carregar ppt "Marrocos. Localização Marrocos, também conhecido como Reino de Marrocos, é um país africano situado no extremo noroeste do continente, limita-se ao norte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google