A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLIFONIA Prof°. Geórgia Tamara. O QUE É POLIFONIA? Poli Vários / Muitos Fonia Vozes / Sons Ou seja: SÃO AS VÁRIAS VOZES DENTRO DO TEXTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLIFONIA Prof°. Geórgia Tamara. O QUE É POLIFONIA? Poli Vários / Muitos Fonia Vozes / Sons Ou seja: SÃO AS VÁRIAS VOZES DENTRO DO TEXTO."— Transcrição da apresentação:

1 POLIFONIA Prof°. Geórgia Tamara

2 O QUE É POLIFONIA? Poli Vários / Muitos Fonia Vozes / Sons Ou seja: SÃO AS VÁRIAS VOZES DENTRO DO TEXTO

3 1° EXEMPLO : No ringue do vale-tudo Para quem acredita na lengalenga de que Roberto Jefferson se considera cassado: “ Você não vai sapatear em cima do meu couro”, gritou Jefferson com um membro da Comissão de Ética, que preferiu deixar o cargo. “ Não me venha com hipocrisia. Eu que paguei a conta da sua eleição”, acusou a um deputado, que ficou quietinho, quietinho. Para quem acredita na lengalenga de que Roberto Jefferson se considera cassado: “ Você não vai sapatear em cima do meu couro”, gritou Jefferson com um membro da Comissão de Ética, que preferiu deixar o cargo. “ Não me venha com hipocrisia. Eu que paguei a conta da sua eleição”, acusou a um deputado, que ficou quietinho, quietinho. Revista Época, 22 agosto 2005.

4 QUANTAS VOZES TEMOS? 2 VOZES: 1° VOZ: NARRADOR – REPÓRTER 2° VOZ: ROBERTO JEFFERSON

5 2° EXEMPLO : “Avisa que eu não gostei” Como nos divórcios tumultuados, só há mágoas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu. Lula acha que Dirceu está sendo egoísta e que deveria renunciar ao mandato para diminuir o cerco ao governo. Dirceu sabe que hoje seria cassado, mas não aceita que o Planalto entregue sua cabeça como prêmio à oposição. Por outro lado, Lula não citou o ex-companheiro no discurso em que se disse “traído” e que havia afastado acusados no discurso, Dirceu ligou para a Granja do Torto, onde ocorria a reunião ministerial. “Avisa que eu não gostei”, disse. Lula gostaria que Dirceu deixasse o PT. Dirceu acha o partido mais importante que o governo Lula e considera uma afronta a idéia de virar bode expiatório da crise. Como nos divórcios tumultuados, só há mágoas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu. Lula acha que Dirceu está sendo egoísta e que deveria renunciar ao mandato para diminuir o cerco ao governo. Dirceu sabe que hoje seria cassado, mas não aceita que o Planalto entregue sua cabeça como prêmio à oposição. Por outro lado, Lula não citou o ex-companheiro no discurso em que se disse “traído” e que havia afastado acusados no discurso, Dirceu ligou para a Granja do Torto, onde ocorria a reunião ministerial. “Avisa que eu não gostei”, disse. Lula gostaria que Dirceu deixasse o PT. Dirceu acha o partido mais importante que o governo Lula e considera uma afronta a idéia de virar bode expiatório da crise. Revista Época, 22 agosto 2005

6 QUANTAS VOZES TEMOS? 3 VOZES: 1° VOZ: NARRADOR – REPÓRTER 2° VOZ: PRESIDENTE LULA 3° VOZ: JOSÉ DIRCEU

7 3° EXEMPLO : VOU DE NAVIO A violência é a madrinha da navegação brasileira. A quantidade de cargas levadas em navios ao longo da costa brasileira disparou nos últimos anos, porque o roubo de cargas nas rodovias tornou os caminhões um meio de transporte inseguro. “O índice de roubo de navios é quase zero”, diz o presidente do sindicato dos armadores, Cláudio Decourt. As principais cargas aquelas de alto valor agregado, como máquinas, eletroeletrônicos e alimentos industrializados. A violência é a madrinha da navegação brasileira. A quantidade de cargas levadas em navios ao longo da costa brasileira disparou nos últimos anos, porque o roubo de cargas nas rodovias tornou os caminhões um meio de transporte inseguro. “O índice de roubo de navios é quase zero”, diz o presidente do sindicato dos armadores, Cláudio Decourt. As principais cargas aquelas de alto valor agregado, como máquinas, eletroeletrônicos e alimentos industrializados. Revista Época

8 QUANTAS VOZES TEMOS? 2 VOZES: 1° VOZ: NARRADOR – REPÓRTER 2° VOZ: PRESIDENTE DO SINDICATO

9 VAMOS PRATICAR! COMUNIDADE Uma das comunidades que a UNAMA vai receber no próximo dia 29 em suas instalações, em comemoração ao Dia da Livre Iniciativa, é a creche Irmã Dulce, do bairro de Fátima. Nesse dia, cerca de 120 crianças e suas famílias, serão atendidas nos diversos serviços que a Universidade vai oferecer. Rosemary Carvalho, vice-presidente da Creche, afirma que “a nossa comunidade vai usufruir dos serviços prestados e as crianças participarão de atividades e brincadeiras”. Segundo a presidente, Ivanilda Barata, a Creche Irmã Dulce é cadastrada há pelo menos cinco anos na UNAMA, podendo participar das atividades sociais que a Universidade presta. Uma das comunidades que a UNAMA vai receber no próximo dia 29 em suas instalações, em comemoração ao Dia da Livre Iniciativa, é a creche Irmã Dulce, do bairro de Fátima. Nesse dia, cerca de 120 crianças e suas famílias, serão atendidas nos diversos serviços que a Universidade vai oferecer. Rosemary Carvalho, vice-presidente da Creche, afirma que “a nossa comunidade vai usufruir dos serviços prestados e as crianças participarão de atividades e brincadeiras”. Segundo a presidente, Ivanilda Barata, a Creche Irmã Dulce é cadastrada há pelo menos cinco anos na UNAMA, podendo participar das atividades sociais que a Universidade presta. Comunicando – 24/10/05

10 RESOLVENDO !!! COMUNIDADE Uma das comunidades que a UNAMA vai receber no próximo dia 29 em suas instalações, em comemoração ao Dia da Livre Iniciativa, é a creche Irmã Dulce, do bairro de Fátima. Nesse dia, cerca de 120 crianças e suas famílias, serão atendidas nos diversos serviços que a Universidade vai oferecer. Rosemary Carvalho, vice-presidente da Creche, afirma que “a nossa comunidade vai usufruir dos serviços prestados e as crianças participarão de atividades e brincadeiras”. Segundo a presidente, Ivanilda Barata, a Creche Irmã Dulce é cadastrada há pelo menos cinco anos na UNAMA, podendo participar das atividades sociais que a Universidade presta. Uma das comunidades que a UNAMA vai receber no próximo dia 29 em suas instalações, em comemoração ao Dia da Livre Iniciativa, é a creche Irmã Dulce, do bairro de Fátima. Nesse dia, cerca de 120 crianças e suas famílias, serão atendidas nos diversos serviços que a Universidade vai oferecer. Rosemary Carvalho, vice-presidente da Creche, afirma que “a nossa comunidade vai usufruir dos serviços prestados e as crianças participarão de atividades e brincadeiras”. Segundo a presidente, Ivanilda Barata, a Creche Irmã Dulce é cadastrada há pelo menos cinco anos na UNAMA, podendo participar das atividades sociais que a Universidade presta. Comunicando – 24/10/05

11 QUANTAS VOZES TEMOS? 3 VOZES: 1° VOZ: NARRADOR – AUTOR 2° VOZ: ROSEMARY CARVALHO 3° VOZ: IVANILDA BARATA

12 PARA PENSAR! TODO TEXTO É PRODUTO DE UMA CRIAÇÃO COLETIVA: A VOZ DO SEU PRODUTOR SE MANIFESTA AO LADO DE UM CORO DE OUTRAS VOZES QUE JÁ TRATARAM DO MESMO TEMA E COM AS QUAIS SE PÕE EM ACORDO OU DESACORDO.

13 ATENÇÃO !!! HÁ DIFERENTES FORMAS DE MOSTRAR A PRESENÇA DAS MÚLTIPLAS VOZES NUM TEXTO: DEIXÁ-LAS IMPLÍCITAS, POR CONTA DA MEMÓRIA DO LEITOR, OU TRAZÊ-LAS PARA A CENA, DEMARCANDO EXPLICITAMENTE SEU LUGAR E SEU LIMITE.

14 Obrigada !!!


Carregar ppt "POLIFONIA Prof°. Geórgia Tamara. O QUE É POLIFONIA? Poli Vários / Muitos Fonia Vozes / Sons Ou seja: SÃO AS VÁRIAS VOZES DENTRO DO TEXTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google