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Textos Jornalísticos A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo.

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1 Textos Jornalísticos A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por sua vez abrigam vários tipos de texto.. mundo

2 Há algumas características que são comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para individualizá- los. A nomenclatura dos textos normalmente é dada de acordo com as suas características e seus objetivos específicos de comunicação. Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de “matéria”.

3 Normalmente esses textos têm caráter informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância ou relevância, seguindo assim a uma técnica chamada pirâmide invertida. Ou seja, a base do texto (conteúdo mais importante) fica em cima e o ápice (conteúdo mais superficial) embaixo.

4 O primeiro parágrafo do texto é chamado de “lide” ou “lead” (inglês) e carrega o conteúdo mais denso da matéria, as principais informações. Esse recurso é usado para que as pessoas possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a leitura. leitura

5 Geralmente o título da matéria é baseado no lide (ou lead). Vejamos alguns dos mais comuns tipos de textos jornalísticos e suas principais características:

6 Notícia: Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, freqüentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o lide e se segue com o corpo da notícia. Enquanto na primeira parte estão registradas as principais informações do fato, no corpo do texto estão presentes os detalhes...

7 ... (relevantes ou não), as causas e as conseqüências dos fatos, como, onde e com quem aconteceu, e a sua possível repercussão na vida das pessoas que estão lendo. Pode ter ou não um público alvo (jovens, políticos, idosos, famílias), caso tenha, a linguagem poderá ser adaptada para o melhor entendimento.

8 Editorial: Não é exatamente um tipo de texto, mas uma sessão do jornal que possui textos selecionados e agrupados através de seu conteúdo, do público ou do objetivo. Os jornais são divididos em vários editoriais que podem ou não estar encadernados separadamente.

9 Entre os editoriais mais comuns estão: Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, País, Cidade, Classificados, Coluna Social, etc. Entre os editoriais mais comuns estão: Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, País, Cidade, Classificados, Coluna Social, etc.

10 Reportagem: Tem por essência a descrição e caracterização de eventos. Para isso a reportagem conta com algumas perguntas que, ao serem respondidas, formarão a estrutura da reportagem.

11 Em Inglês chamamos as perguntas de WH Questions, e elas servem para melhor estruturar a reportagem: O quê?(What), Como? (How), Quando?(When), Onde?(Where), Porquê?(Why), Quem?(Who).

12 Nota: Texto curto composto apenas pelo lide, normalmente trata de algum assunto de fácil compreensão e assimilação e que seja do interesse do leitor. Algo que já tenha sido noticiado ou que não possui detalhes relevantes para serem descritos.

13 Além desses, há outros cuja estrutura é mais complexa e a ocorrência vai além-jornal, como a crônica, o artigo, etc.

14 Normalmente, o processo de produção de um texto jornalístico se divide em quatro fases: a pauta (escolha do assunto), a apuração (verificação dos fatos e de provas), a redação (organização das idéias transformando-as em texto) e a edição (locação desses textos no jornal, correção e revisão dos mesmos).

15 A notícia como um gênero do relatar Podemos chamar de jornalísticos aqueles textos que têm como veículos jornais, periódicos, revistas. No entanto, esses veículos reúnem uma gama de gêneros que contam, por sua vez, com estruturas textuais muito diferentes.

16 Num jornal, por exemplo, encontramos charges, notícias, reportagens, entrevistas, artigos, editoriais, resenhas de espetáculos, anúncios publicitários, cartas do leitor, crônicas, etc.

17 Além do veículo, a efemeridade faz deles algo comum. Nascem para durar pouco. As crônicas de fundo literário, por sua vez, se não abordarem temas muito colados ao momento presente, ou seja, se versarem sobre temas considerados universais, podem vir a ser publicadas em outros portadores (o livro, de preferência) e se tornarem textos mais duradouros.

18 Os textos jornalísticos têm como propósito tematizar e difundir as novidades, o que de novo acontece com os homens e o mundo, e estão organizados em seções. A ordem dessas seções, assim como a extensão e o tratamento dado ao texto, dependem da prioridade dada ao assunto e da ideologia adotada pela publicação.

19 A notícia: Texto que tem como objetivo transmitir ao leitor uma nova informação a respeito de acontecimentos, objetos ou pessoas. Geralmente, inicia-se com o fato mais importante para finalizar com os detalhes.

20 Na notícia, podemos observar a presença de um título (que sintetiza o tema central e atrai a atenção do leitor), de uma introdução ou lead (em que se procura dar informações sobre o que aconteceu, quando aconteceu, onde, como e por que) e o desenvolvimento (ampliação do tema por meio de detalhes).

21 É um texto escrito em terceira pessoa para manter o redator à margem do que conta e prima pela objetividade e economia de linguagem. Para tanto, faz- se uso da voz passiva e do recurso de inserir o discurso direto no texto. Essa inserção visa comprovar os dados apresentados pelo jornalista, bem como dar-lhes maior credibilidade.

22 Ao mesmo tempo que procura tematizar e difundir as novidades, as notícias servem como meio de documentação e de memorização das ações humanas e, nesse sentido, podem ser consideradas como textos próprios dos gêneros do relatar ao lado dos relatos de experiência vivida, dos relatos de viagem, dos testemunhos, das (auto)biografias, etc.

23 Protesto escocês O texto para análise, a seguir, versa sobre uma reclamação feita por escoceses que moram na Suécia à Comissão Européia de Direitos Humanos, em função do tratamento dado a seu povo num anúncio de uma empresa de transporte ferroviário e seus desdobramentos. Com a análise, temos como objetivo ajudá-lo a verificar se você compreendeu o texto em linhas gerais.

24 O texto é composto por sete parágrafos. Nesse primeiro momento, destacamos sete alternativas dos temas abordados em cada parágrafo. Relacione cada um dos parágrafos com um tema dado.

25 Texto jornalístico (1) Scots in Sweden upset by cheap jokes By Dennis Barker Last September, Scots working in Sweden have complained to the European Commission for Human Rights that jokes about mean Scotsmen in advertising are an insult to the image of their race.

26 A case was put to Strasbourg by the Scottish Group for Civil Rights in Sweden, an organization formed recently of Scots people working there, to protest against Swedish Railways using such a traditional joke in an advertising campaign.

27 It showed two Scotsmen accepting the offer of travel for two for the price of one first-class ticket, while a third hides in the luggage rack.

28 ‘We are not against Scots jokes in everyday life’, said Mr. David Webster, a 38-year-old marketing manager working near Stockholm, who helped me to form the group. ‘There are nationalistic jokes like this in every country. What we don’t like is the frequency of such jokes in commercial advertising.’

29 But the commission did not feel that the group had fully explained its case, and has asked, this week, for more information on some points before it decides whether the case can continue.

30 There is even one group of cut- prices shops in Stockholm area that has changed its name to The Scot’, said Mr. Webster. ‘Their motto is, “you can’t get it cheaper anywhere else”.’ These things are offensive only because they happen so often, we believe.’

31 Apart from the further information demanded by the European Commission for Human Rights, the Scots in Sweden are up against another difficulty. They have so far spent several hundred pounds on their campaign, but voluntary contributions from group members have totaled only £50.

32 Summarizing Match the summary with the correct paragraph. ( ) A description of the advertising they are complaining about. ( ) The commission’s reaction. ( ) The exact reason why they are complaining.

33 ( ) A financial problem for the Scots in Sweden. ( ) Some Scottish people have complained to the European Courts about an advertisement. ( ) Another example of their reason for complaining. ( ) They formed an organization and explained why they were complaining to the court.

34 As respostas e os comentários, você encontrará em Texto jornalístico (2). Texto jornalístico (2) Texto jornalístico (2)


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