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Agosto/2003 Apresentação Corporativa. 1 Visão Geral.

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1 Agosto/2003 Apresentação Corporativa

2 1 Visão Geral

3 Apresentação Corporativa 2 Destaques Operadora integrada –14,9 milhões de linhas fixas em serviço – 2,6 milhões de linhas móveis (Agosto/03) Área de Concessão (Região I) – Voz Local e SMP –65% do território brasileiro/ 94 milhões de habitantes –40% do PIB –Mais de 20 milhões de domicílios Liderança no Serviço Local (Região I) Serviços de Longa Distância Nacional e Internacional Serviços de Telefonia Móvel – SMP (tecnologia GSM) Serviços de Dados, Corporativos e Contact Center Ação de maior liquidez no mercado brasileiro (TNLP4) Free Float: 80% do total das ações / ADR: 27%(NYSE:TNE) Valor de Mercado: R$ 14,7 bilhões (Agosto/03)

4 Apresentação Corporativa 3 * 55% das ações ordinárias Estrutura Corporativa Telemar Participações S.A.* Mercado Tele Norte Leste Participações S.A. (TNL) Tesouraria Mercado 19,2% 100,0% 80,8% 100,0% (TMAR) 100,0% Obs.: % das holdings excluem as ações em tesouraria

5 Apresentação Corporativa 4 Estrutura Acionária Capital R$ 4.644 milhões Tele Norte Leste Participações S.A. (TNL) Telemar Participações S.A. Mercado 17,9%79,9% BNDESPar Fiago AG Telecom ASSECA Participações L.F. Tel BrasilCap Brasil Veículos Lexpart Part. 130.186 mm 390.557 mm 260.371 mm Ordinárias Preferenciais Total Ações 1/3 2/3 Tesouraria Total de ações emitidas (ex-tesouraria) 381.777 mm * 13,1% - Anexo IV Bovespa NYSE (ADR/TNL) 2,2%

6 Apresentação Corporativa 5 Pessoal Contax Telefonia Fixa e Móvel 19981999200020012002Jun_03 27.471 28.736 31.393 Jul_98 21.090

7 Apresentação Corporativa 6 Linhas em Serviço Linhas Instaladas * TAC: taxa anual média de crescimento **Privatização. (milhões de linhas) Jul_1998**1998199920002001 2002 Jun_03 Expansão da Planta em Serviço – Telefonia Fixa Metas de Universalização 24% TAC*

8 Apresentação Corporativa 7 Evolução dos Acessos de Banda Larga (mil) Jun_03 Jun_02Set_02Dez_02Mar_03 59% 41% 19% 81% 23% 77% 53% 58% 47% 42% 140 9293 120 125 ADSL (Velox) ISDN (DVI) Foco em ADSL

9 Apresentação Corporativa 8 Natal Recife Maceió RR AM PA MA AC RO MT MS RS PR SP MG GO TO BA PI CE PB PE Porto Alegre Florianópolis Curitiba Goiânia Brasília SE São Luís Rio de Janeiro Vitória Salvador Aracajú Teresina Fortaleza Paracatu Patrocínio ES Belém RN AL Uberlândia SC Belo Horizonte São Paulo Campinas RJ AP Montes Claros Conexão Internacional Rio: localização do Centro de Gerenciamento da Rede (CGR) Rede: Backbone Telemar Principais Aspectos: Abrangência: 80% do PIB Brasileiro Rede de transporte intra e interestadual 18.000 km de cabos ópticos 20 anéis metropolitanos 18 Estados 350 estações satélites remotas 8 estações hub´s ATM, TDM/SDH e rede IP

10 Apresentação Corporativa 9 Pré-pago Pós-Pago Planta Móvel – Base de Clientes da Oi (mil) 78% 22% 80% 20% 502 1.401 78% 22% 1.722 35 2.236 80% 20% Oi – 2,2 milhões de clientes em apenas 12 meses 2.648 80% 20%

11 Apresentação Corporativa 10 Adições Líquidas -Oi mil clientes 4T021T032T03 900321 514 3T02 500 4T021T03 2T03 3T02 Adições Líquidas – Região I mil clientes 902 470 1.517 1.115 Market share da Oi´s nas adições líquidas Evolução da Performance do Serviço Móvel Pré-pago Pós-Pago

12 Apresentação Corporativa 11 Brasil GSM na Região I Região I Participação de Mercado da Oi– Agosto/2003 Fonte: Anatel

13 Apresentação Corporativa 12 Penetração da Telefonia Móvel – Agosto/03 (% - Estados da Região I) Região I – 17% Região III– 27% Região II– 25% Brazil – 23% Fonte: Anatel

14 Apresentação Corporativa 13 Cobertura Canais de Distribuição Otimização dos Ativos Execução do Projeto ~460 cidades cobertas ; 48 milhões de pessoas Cobertura GPRS em 6 capitais 2.680 ERB´s Otimização de CAPEX (971 sites próprios/531 compartilhados) Roaming internacional Principais Fornecedores: Nokia, Siemens, Alcatel, Ericsson Cobertura adequada com foco nas áreas de maior rentabilidade 1.824 pontos de venda; Canais diversificados com alta capilaridade: ­Varejo, agentes especializados, quiosques, televendas Força corporativa em conjunto com Telemar. Foco no consumidor e no corporativo através da alta capilaridade e variedade de canais Estrutura enxuta: 933 empregados Compartilhamento de infra-estrutura Terceirização de serviços, inclusive “call centers” Marca amplamente reconhecida Foco em crescimento rentável minimizando OPEX e CAPEX

15 Apresentação Corporativa 14 Evolução da Receita (R$ milhões) Receita Bruta Receita Líquida *TAC – Taxa Anual Média de Crescimento * *Serviços de Telefonia móvel a partir do segundo semestre de 2002. 8.433 10.851 7.533 9.023** 6.946 16.091** 13.660 6.561** 5.565 5.158 6.222 8.122 10.103 11.874** 1998199920002002 2001 1S02 1S03 23,4% TAC* +19,8%

16 Apresentação Corporativa 15 Custos e Despesas Operacionais (R$ milhões) 1998199920002002 2001 1S02 1S03 * Taxa anual média de crescimento ** Custos/Despesas Recorrentes (excluindo receita extraordinária Sistel - R$ 153 milhões) 17,4% TAC * +21,3%

17 Apresentação Corporativa 16 Evolução do EBITDA (R$ milhões) 1998199920002002 2001 1S02 1S03 * * EBITDA recorrente (ex-Sistel) 98 01 02 1S02 1S03 99 00 EBITDA/ Receita Líquida (*)

18 Apresentação Corporativa 17 Produtividade por Empregado – TMAR *Anualizado Linhas em Serviço/Empregado +398% Receita Líquida/Empregado R$ mil +541% EBITDA/Empregado R$ mil +777% 19981999200020012002 1.604 1.605 19981999200020012002 1S03* 19981999200020012002 1S03* 939 1.281 1S03

19 Apresentação Corporativa 18 Produtividade por Terminal – TMAR (R$) Custos e Despesas/LMESEBITDA/LMESReceita Líquida/ LMES 19981999200020012002 +14% -10% +63% 1998199920002001200219981999200020012002 1S03* *Anualizado LMES: Linhas Médias em Serviço

20 Apresentação Corporativa 19 Investimentos (R$ milhões) 10.060* 825 2.031 480 Telefonia Fixa Telefonia Móvel 01 1S02 99 1S03 98 00 02 Investimentos/Receita Líquida * PAM e licença SMP

21 Apresentação Corporativa 20 (US$ milhões) Investimentos 19981999200020012002Total 1S03

22 Apresentação Corporativa 21 Resultados Trimestrais

23 Apresentação Corporativa 22 Receita Consolidada – Principais Itens (R$ milhões) Telefonia Fixa Local (inclui VC1) Longa Distância (inclui VC2/3) Uso de Rede Dados Telefones Públicos Outros Telefonia Móvel Serviços Assinatura Chamadas Originadas Roaming Nac./Internacional Uso de Rede Serviços Adicionais Revenda de Aparelhos Receita Bruta Total Telefonia Fixa Telefonia Móvel Contact center Receita Líquida Consolidada 2T031T032T02 Trim. Receita Bruta Ano %% % Variação 4.256 2.617 681 317 289 195 158 292 173 43 58 13 52 7 118 4.570 4.256 292 22 3.343 100 61 16 7 5 4 100 59 15 20 4 18 2 41 100 93 6 1 4.214 2.592 666 330 271 196 160 219 137 32 52 12 35 6 82 4.453 4.214 219 20 3.218 100 61 16 8 6 5 4 100 63 15 24 6 16 3 37 100 95 5 0 3.764 2.378 464 395 223 159 146 – –- – 3.774 3.764 – 10 2.780 100 63 113 10 6 4 – 100 – 1 2 -4 7 33 26 34 13 3 47 22 45 3 1 33 6 4 13 10 47 -20 30 22 8 – 21 13 - 115 16 * *Serviços Móveis prestados a partir do 2S02.

24 Apresentação Corporativa 23 Serviços Locais Aumento de tarifa local (Jun/02) Reajuste de tarifa fixo-móvel (Fev/03) 2T03/2T02 Reajuste de tarifa fixo-móvel (Fev/03) 26 0 -3 -9 3 35 Total Instalação Outros Fixo-Móvel Pulsos Assinatura 2T03/1T03 Comentários + R$ 239 milhões (+10,0%) + R$ 26 milhões (+1,0%)

25 Apresentação Corporativa 24 Serviços de Longa Distância Comentários Ganhos de participação de mercado (novos serviços: R$ 86 milhões), aumento de tarifas e crescimento de tráfego 2T03/2T02 Ganhos de participação de mercado e reajuste de tarifa fixo-móvel em Fev/03 2T03/1T03 9 15 - 8 14 Total Fixo-Móvel Internacional Nacional + R$ 217 milhões (+46,9%) + R$ 15 milhões (+2,2%)

26 Apresentação Corporativa 25 Serviços de Dados* *Inclui cessão de meios (EILD) ** Inclui ADSL (Velox) Crescimento do mercado, ganhos de “market-share” e oferta de novos serviços (IP, ADSL, cobertura nacional) Comentários 2T03/1T03 18 11 23 -8 -12 4 Total Outros** Frame Relay EILD SLDD/SLDA IP 2T03/2T02 + R$ 67 milhões (+30,2%) + R$ 18 milhões (+6,6%)

27 Apresentação Corporativa 26 Serviços de Telefonia Móvel 2T03/1T03* Comentários * Serviços prestados a partir do 3T02 Crescimento agressivo : 514 mil novos clientes no trimestre (Dia das Mães / Dia dos Namorados) Aparelhos +R$ 37mm Serviços +R$ 36 mm + R$ 73 milhões (+33,2%)

28 Apresentação Corporativa 27 Custos e Despesas Operacionais* (R$ milhões) *Ex-depreciação e amortização 2T021T03 2T03 Custo Serv. Prest. Interconexão Comerc. G&A/ outras Interconexão Comerc. G&A/ outras Custo Serv. Prest. Campanhas especiais de vendas Regularização de pendências no trimestre

29 Apresentação Corporativa 28 (R$ milhões) Custos e Despesas Operacionais – Principais Variações (2T03/1T03) Justificativa Custos e Despesas Operacionais 2T031T03 R$% Interconexão621 654 (33) -5,0 Regularização de pendências no 1T03 Pessoal219 204 15 7,4 Movimentações/Indenizações/Comissões de Vendas Serviços de Terceiros 501 475 265,5 Comissões aos revendedores / Consultorias Aparelhos156 82 7490,2 Venda de aparelhos (+85,7%) Aluguel/Arrend. Merc/Seguros108 115 (7) -6,1 Redução de despesas com aluguel meios Publicidade e Propaganda 37 16 21131,3 Campanhas Publicitárias (Dia das Mães e Namorados) PDD e Bx. de Ctas. a Receber 152 141 117,8 Nível de PDD estável apesar de cenário macro (3,3% sobre a receita bruta x 3,2% no 1T03) Outras Desp. (Receitas), líq.70 56 14 25,0 Redução nas receitas com aluguel de infraestrutura Total1.864 1.743 121 7,0 Variação TNL

30 Apresentação Corporativa 29 Provisão para Devedores Duvidosos (% Receita Bruta Consolidada) 2T03 2T023T024T021T03

31 Apresentação Corporativa 30 Evolução do EBITDA (R$ milhões) * * Inicio da oferta de serviços de telefonia móvel 2T02 4T02 1T03 2T03 3T02 * Evolução da Margem (EBITDA/RL)

32 Apresentação Corporativa 31 Resultado Financeiro (R$ milhões) Custo das operações de swap (+R$ 54 mm); atualização de provisões (+R$ 29 mm) Receita Financeira Despesa Financeira Juros s/ Empréstimos/Debêntures Var. Monet. e Cambial ( Líq. Res. Swap) Encargos Bancários/At. Contingências Amort. Prêmio Opções; PIS e COFINS Outros Resultado Financeiro Líquido 1T032T03 133 (586) (265) (164) (108) (31) (18) (452) 134 (651) (232) (220) (126) (29) (44) (518)

33 Apresentação Corporativa 32 Dívida (R$ milhões) 5% de redução no 2T03 Dívida Total Curto Prazo Longo Prazo (-) Caixa (-) Aplic. Financeira (LP) (=) Dívida Líquida Jun/02Dez/02Mar/03Jun/03 9.700 1.220 8.481 (573) – 9.128 10.774 1.769 9.006 (1.513) (141) 9.121 11.616 2.053 9.563 (1.479) (132) 10.005 11.394 2.264 9.130 (1.789) (86) 9.519

34 Apresentação Corporativa 33 Dívida Consolidada – Moedas e Taxas (Junho/03) MoedasTaxas-base de Juros * Líquido do resultado do swap ** Taxa dos empréstimos de longo prazo do BNDES (12% a.a. em Junho/03) Local* 2% US$ CDI 2% TJLP** Libor

35 Apresentação Corporativa 34 Cronograma de Amortização da Dívida (Junho/03) Total da Dívida: R$ 11.394 (R$ milhões) % do total 9,720,521,227,39,14,57,7 ME:8.306 ML:3.088

36 Apresentação Corporativa 35 Investimentos (CAPEX) (R$ milhões) 509 386 185 Telefonia Fixa Telefonia Móvel 295 697 2T02 4T02 1T03 2T03 3T02 CAPEX/Receita Líquida

37 Apresentação Corporativa 36 Fluxo de Caixa: EBITDA & Investimentos (CAPEX) 2T03 2T02 3T024T021T03 1.311 1.260 1.476 1.479 1.285 EBITDA CAPEX EBITDA (-) CAPEX (R$ milhões)

38 Apresentação Corporativa 37 Estratégia de Crescimento e Cenário 2003

39 Apresentação Corporativa 38 Estratégia de Crescimento Dados & Corporativo Longa Distância Oferta Integrada de Serviços Telefonia Móvel Serviço Local

40 Apresentação Corporativa 39 Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Manter Liderança no mercado local (Região I) Expandir Serviço de Voz Avançada (Corporativo/PME/SOHO) Aumentar ARPU (ampliar oferta de Serviços de Valor Adicionado) Redução de Custos de Interconexão (F-M) Oferta segmentada (Regulamentação) Crescimento da Planta e tráfego (PIB/Regulamentação)

41 Apresentação Corporativa 40 Serviços de Longa Distância Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Manter Liderança na Região I Proteção do mercado existente: –Varejo: programas de fidelidade / retenção + promoções especiais –Corporativo: provedor de melhor qualidade (completamento de chamadas /cobrança) com planos competitivos (descontos/volume) Conquistar novos mercados (doméstico/internacional/SMP) Alavancar relacionamento e marca Aumentar eficiência e qualidade (baixo custo+qualidade/serviços) Evitar guerra de preços Ganhos de participação em novos mercados (inter-regional/ internacional/ SMP)

42 Apresentação Corporativa 41 Dados e Corporativo Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Aumentar oferta para PME/Região I ADSL (Corporativo/SOHO/pequenas empresas) Estender oferta de serviço a nível nacional (Corporativo) Garantir a melhor qualidade de serviço de ponta a ponta (SLA) Crescimento acima do mercado (ganhos de “market share”)

43 Apresentação Corporativa 42 Telefonia Móvel Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Segmentação de Mercado (MTV & Celebridades) Simplificar portfolio de serviços Aproveitamento de vantagens competitivas: –Sinergias com a Telefonia Fixa (TMAR) –Cobertura Regional –Tecnologia GSM (velocidade & serviços diferenciados) Otimizar canais de vendas Ebitda positivo em 2004 Crescimento agressivo / Sinergias com telefonia fixa (Telemar)

44 Apresentação Corporativa 43 Projeções 2003 Planta Fixa em Serviço: ~14,9 milhões de linhas em serviço Oi: ~3,0 milhões de clientes Receita: Crescimento liderado pelos segmentos de longa distância, serviços móveis e serviços locais (reajuste de tarifas - 2S03) Dívida Liquida: ~R$ 8,5 bilhões ao final de 2003 Margem EBITDA: ~ 45% da RL em 2003 PDD: ~3,8% da Receita Bruta de 2003 Investimentos: ~R$ 1,7 bilhão em 2003

45 Apresentação Corporativa 44 Aviso Importante Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) 3131-1314/13/15 Fax: (55 21) 3131-1155 E-mail: invest@telemar.com.br Visite nosso website: http://www.telemar.com.br/ri As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas.


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