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Agosto/2003 Apresentação Corporativa. 1 Visão Geral.

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1 Agosto/2003 Apresentação Corporativa

2 1 Visão Geral

3 Apresentação Corporativa 2 Destaques Operadora integrada –14,9 milhões de linhas fixas em serviço – 2,6 milhões de linhas móveis (Agosto/03) Área de Concessão (Região I) – Voz Local e SMP –65% do território brasileiro/ 94 milhões de habitantes –40% do PIB –Mais de 20 milhões de domicílios Liderança no Serviço Local (Região I) Serviços de Longa Distância Nacional e Internacional Serviços de Telefonia Móvel – SMP (tecnologia GSM) Serviços de Dados, Corporativos e Contact Center Ação de maior liquidez no mercado brasileiro (TNLP4) Free Float: 80% do total das ações / ADR: 27%(NYSE:TNE) Valor de Mercado: R$ 14,7 bilhões (Agosto/03)

4 Apresentação Corporativa 3 * 55% das ações ordinárias Estrutura Corporativa Telemar Participações S.A.* Mercado Tele Norte Leste Participações S.A. (TNL) Tesouraria Mercado 19,2% 100,0% 80,8% 100,0% (TMAR) 100,0% Obs.: % das holdings excluem as ações em tesouraria

5 Apresentação Corporativa 4 Estrutura Acionária Capital R$ milhões Tele Norte Leste Participações S.A. (TNL) Telemar Participações S.A. Mercado 17,9%79,9% BNDESPar Fiago AG Telecom ASSECA Participações L.F. Tel BrasilCap Brasil Veículos Lexpart Part mm mm mm Ordinárias Preferenciais Total Ações 1/3 2/3 Tesouraria Total de ações emitidas (ex-tesouraria) mm * 13,1% - Anexo IV Bovespa NYSE (ADR/TNL) 2,2%

6 Apresentação Corporativa 5 Pessoal Contax Telefonia Fixa e Móvel Jun_ Jul_

7 Apresentação Corporativa 6 Linhas em Serviço Linhas Instaladas * TAC: taxa anual média de crescimento **Privatização. (milhões de linhas) Jul_1998** Jun_03 Expansão da Planta em Serviço – Telefonia Fixa Metas de Universalização 24% TAC*

8 Apresentação Corporativa 7 Evolução dos Acessos de Banda Larga (mil) Jun_03 Jun_02Set_02Dez_02Mar_03 59% 41% 19% 81% 23% 77% 53% 58% 47% 42% ADSL (Velox) ISDN (DVI) Foco em ADSL

9 Apresentação Corporativa 8 Natal Recife Maceió RR AM PA MA AC RO MT MS RS PR SP MG GO TO BA PI CE PB PE Porto Alegre Florianópolis Curitiba Goiânia Brasília SE São Luís Rio de Janeiro Vitória Salvador Aracajú Teresina Fortaleza Paracatu Patrocínio ES Belém RN AL Uberlândia SC Belo Horizonte São Paulo Campinas RJ AP Montes Claros Conexão Internacional Rio: localização do Centro de Gerenciamento da Rede (CGR) Rede: Backbone Telemar Principais Aspectos: Abrangência: 80% do PIB Brasileiro Rede de transporte intra e interestadual km de cabos ópticos 20 anéis metropolitanos 18 Estados 350 estações satélites remotas 8 estações hub´s ATM, TDM/SDH e rede IP

10 Apresentação Corporativa 9 Pré-pago Pós-Pago Planta Móvel – Base de Clientes da Oi (mil) 78% 22% 80% 20% % 22% % 20% Oi – 2,2 milhões de clientes em apenas 12 meses % 20%

11 Apresentação Corporativa 10 Adições Líquidas -Oi mil clientes 4T021T032T T T021T03 2T03 3T02 Adições Líquidas – Região I mil clientes Market share da Oi´s nas adições líquidas Evolução da Performance do Serviço Móvel Pré-pago Pós-Pago

12 Apresentação Corporativa 11 Brasil GSM na Região I Região I Participação de Mercado da Oi– Agosto/2003 Fonte: Anatel

13 Apresentação Corporativa 12 Penetração da Telefonia Móvel – Agosto/03 (% - Estados da Região I) Região I – 17% Região III– 27% Região II– 25% Brazil – 23% Fonte: Anatel

14 Apresentação Corporativa 13 Cobertura Canais de Distribuição Otimização dos Ativos Execução do Projeto ~460 cidades cobertas ; 48 milhões de pessoas Cobertura GPRS em 6 capitais ERB´s Otimização de CAPEX (971 sites próprios/531 compartilhados) Roaming internacional Principais Fornecedores: Nokia, Siemens, Alcatel, Ericsson Cobertura adequada com foco nas áreas de maior rentabilidade pontos de venda; Canais diversificados com alta capilaridade: ­Varejo, agentes especializados, quiosques, televendas Força corporativa em conjunto com Telemar. Foco no consumidor e no corporativo através da alta capilaridade e variedade de canais Estrutura enxuta: 933 empregados Compartilhamento de infra-estrutura Terceirização de serviços, inclusive “call centers” Marca amplamente reconhecida Foco em crescimento rentável minimizando OPEX e CAPEX

15 Apresentação Corporativa 14 Evolução da Receita (R$ milhões) Receita Bruta Receita Líquida *TAC – Taxa Anual Média de Crescimento * *Serviços de Telefonia móvel a partir do segundo semestre de ** ** ** ** S02 1S03 23,4% TAC* +19,8%

16 Apresentação Corporativa 15 Custos e Despesas Operacionais (R$ milhões) S02 1S03 * Taxa anual média de crescimento ** Custos/Despesas Recorrentes (excluindo receita extraordinária Sistel - R$ 153 milhões) 17,4% TAC * +21,3%

17 Apresentação Corporativa 16 Evolução do EBITDA (R$ milhões) S02 1S03 * * EBITDA recorrente (ex-Sistel) S02 1S EBITDA/ Receita Líquida (*)

18 Apresentação Corporativa 17 Produtividade por Empregado – TMAR *Anualizado Linhas em Serviço/Empregado +398% Receita Líquida/Empregado R$ mil +541% EBITDA/Empregado R$ mil +777% S03* S03* S03

19 Apresentação Corporativa 18 Produtividade por Terminal – TMAR (R$) Custos e Despesas/LMESEBITDA/LMESReceita Líquida/ LMES % -10% +63% S03* *Anualizado LMES: Linhas Médias em Serviço

20 Apresentação Corporativa 19 Investimentos (R$ milhões) * Telefonia Fixa Telefonia Móvel 01 1S S Investimentos/Receita Líquida * PAM e licença SMP

21 Apresentação Corporativa 20 (US$ milhões) Investimentos Total 1S03

22 Apresentação Corporativa 21 Resultados Trimestrais

23 Apresentação Corporativa 22 Receita Consolidada – Principais Itens (R$ milhões) Telefonia Fixa Local (inclui VC1) Longa Distância (inclui VC2/3) Uso de Rede Dados Telefones Públicos Outros Telefonia Móvel Serviços Assinatura Chamadas Originadas Roaming Nac./Internacional Uso de Rede Serviços Adicionais Revenda de Aparelhos Receita Bruta Total Telefonia Fixa Telefonia Móvel Contact center Receita Líquida Consolidada 2T031T032T02 Trim. Receita Bruta Ano %% % Variação – –- – – – 100 – – * *Serviços Móveis prestados a partir do 2S02.

24 Apresentação Corporativa 23 Serviços Locais Aumento de tarifa local (Jun/02) Reajuste de tarifa fixo-móvel (Fev/03) 2T03/2T02 Reajuste de tarifa fixo-móvel (Fev/03) Total Instalação Outros Fixo-Móvel Pulsos Assinatura 2T03/1T03 Comentários + R$ 239 milhões (+10,0%) + R$ 26 milhões (+1,0%)

25 Apresentação Corporativa 24 Serviços de Longa Distância Comentários Ganhos de participação de mercado (novos serviços: R$ 86 milhões), aumento de tarifas e crescimento de tráfego 2T03/2T02 Ganhos de participação de mercado e reajuste de tarifa fixo-móvel em Fev/03 2T03/1T Total Fixo-Móvel Internacional Nacional + R$ 217 milhões (+46,9%) + R$ 15 milhões (+2,2%)

26 Apresentação Corporativa 25 Serviços de Dados* *Inclui cessão de meios (EILD) ** Inclui ADSL (Velox) Crescimento do mercado, ganhos de “market-share” e oferta de novos serviços (IP, ADSL, cobertura nacional) Comentários 2T03/1T Total Outros** Frame Relay EILD SLDD/SLDA IP 2T03/2T02 + R$ 67 milhões (+30,2%) + R$ 18 milhões (+6,6%)

27 Apresentação Corporativa 26 Serviços de Telefonia Móvel 2T03/1T03* Comentários * Serviços prestados a partir do 3T02 Crescimento agressivo : 514 mil novos clientes no trimestre (Dia das Mães / Dia dos Namorados) Aparelhos +R$ 37mm Serviços +R$ 36 mm + R$ 73 milhões (+33,2%)

28 Apresentação Corporativa 27 Custos e Despesas Operacionais* (R$ milhões) *Ex-depreciação e amortização 2T021T03 2T03 Custo Serv. Prest. Interconexão Comerc. G&A/ outras Interconexão Comerc. G&A/ outras Custo Serv. Prest. Campanhas especiais de vendas Regularização de pendências no trimestre

29 Apresentação Corporativa 28 (R$ milhões) Custos e Despesas Operacionais – Principais Variações (2T03/1T03) Justificativa Custos e Despesas Operacionais 2T031T03 R$% Interconexão (33) -5,0 Regularização de pendências no 1T03 Pessoal ,4 Movimentações/Indenizações/Comissões de Vendas Serviços de Terceiros ,5 Comissões aos revendedores / Consultorias Aparelhos ,2 Venda de aparelhos (+85,7%) Aluguel/Arrend. Merc/Seguros (7) -6,1 Redução de despesas com aluguel meios Publicidade e Propaganda ,3 Campanhas Publicitárias (Dia das Mães e Namorados) PDD e Bx. de Ctas. a Receber ,8 Nível de PDD estável apesar de cenário macro (3,3% sobre a receita bruta x 3,2% no 1T03) Outras Desp. (Receitas), líq ,0 Redução nas receitas com aluguel de infraestrutura Total ,0 Variação TNL

30 Apresentação Corporativa 29 Provisão para Devedores Duvidosos (% Receita Bruta Consolidada) 2T03 2T023T024T021T03

31 Apresentação Corporativa 30 Evolução do EBITDA (R$ milhões) * * Inicio da oferta de serviços de telefonia móvel 2T02 4T02 1T03 2T03 3T02 * Evolução da Margem (EBITDA/RL)

32 Apresentação Corporativa 31 Resultado Financeiro (R$ milhões) Custo das operações de swap (+R$ 54 mm); atualização de provisões (+R$ 29 mm) Receita Financeira Despesa Financeira Juros s/ Empréstimos/Debêntures Var. Monet. e Cambial ( Líq. Res. Swap) Encargos Bancários/At. Contingências Amort. Prêmio Opções; PIS e COFINS Outros Resultado Financeiro Líquido 1T032T (586) (265) (164) (108) (31) (18) (452) 134 (651) (232) (220) (126) (29) (44) (518)

33 Apresentação Corporativa 32 Dívida (R$ milhões) 5% de redução no 2T03 Dívida Total Curto Prazo Longo Prazo (-) Caixa (-) Aplic. Financeira (LP) (=) Dívida Líquida Jun/02Dez/02Mar/03Jun/ (573) – (1.513) (141) (1.479) (132) (1.789) (86) 9.519

34 Apresentação Corporativa 33 Dívida Consolidada – Moedas e Taxas (Junho/03) MoedasTaxas-base de Juros * Líquido do resultado do swap ** Taxa dos empréstimos de longo prazo do BNDES (12% a.a. em Junho/03) Local* 2% US$ CDI 2% TJLP** Libor

35 Apresentação Corporativa 34 Cronograma de Amortização da Dívida (Junho/03) Total da Dívida: R$ (R$ milhões) % do total 9,720,521,227,39,14,57,7 ME:8.306 ML:3.088

36 Apresentação Corporativa 35 Investimentos (CAPEX) (R$ milhões) Telefonia Fixa Telefonia Móvel T02 4T02 1T03 2T03 3T02 CAPEX/Receita Líquida

37 Apresentação Corporativa 36 Fluxo de Caixa: EBITDA & Investimentos (CAPEX) 2T03 2T02 3T024T021T EBITDA CAPEX EBITDA (-) CAPEX (R$ milhões)

38 Apresentação Corporativa 37 Estratégia de Crescimento e Cenário 2003

39 Apresentação Corporativa 38 Estratégia de Crescimento Dados & Corporativo Longa Distância Oferta Integrada de Serviços Telefonia Móvel Serviço Local

40 Apresentação Corporativa 39 Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Manter Liderança no mercado local (Região I) Expandir Serviço de Voz Avançada (Corporativo/PME/SOHO) Aumentar ARPU (ampliar oferta de Serviços de Valor Adicionado) Redução de Custos de Interconexão (F-M) Oferta segmentada (Regulamentação) Crescimento da Planta e tráfego (PIB/Regulamentação)

41 Apresentação Corporativa 40 Serviços de Longa Distância Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Manter Liderança na Região I Proteção do mercado existente: –Varejo: programas de fidelidade / retenção + promoções especiais –Corporativo: provedor de melhor qualidade (completamento de chamadas /cobrança) com planos competitivos (descontos/volume) Conquistar novos mercados (doméstico/internacional/SMP) Alavancar relacionamento e marca Aumentar eficiência e qualidade (baixo custo+qualidade/serviços) Evitar guerra de preços Ganhos de participação em novos mercados (inter-regional/ internacional/ SMP)

42 Apresentação Corporativa 41 Dados e Corporativo Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Aumentar oferta para PME/Região I ADSL (Corporativo/SOHO/pequenas empresas) Estender oferta de serviço a nível nacional (Corporativo) Garantir a melhor qualidade de serviço de ponta a ponta (SLA) Crescimento acima do mercado (ganhos de “market share”)

43 Apresentação Corporativa 42 Telefonia Móvel Serviço Local Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Segmentação de Mercado (MTV & Celebridades) Simplificar portfolio de serviços Aproveitamento de vantagens competitivas: –Sinergias com a Telefonia Fixa (TMAR) –Cobertura Regional –Tecnologia GSM (velocidade & serviços diferenciados) Otimizar canais de vendas Ebitda positivo em 2004 Crescimento agressivo / Sinergias com telefonia fixa (Telemar)

44 Apresentação Corporativa 43 Projeções 2003 Planta Fixa em Serviço: ~14,9 milhões de linhas em serviço Oi: ~3,0 milhões de clientes Receita: Crescimento liderado pelos segmentos de longa distância, serviços móveis e serviços locais (reajuste de tarifas - 2S03) Dívida Liquida: ~R$ 8,5 bilhões ao final de 2003 Margem EBITDA: ~ 45% da RL em 2003 PDD: ~3,8% da Receita Bruta de 2003 Investimentos: ~R$ 1,7 bilhão em 2003

45 Apresentação Corporativa 44 Aviso Importante Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) /13/15 Fax: (55 21) Visite nosso website: As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como “projeta”, “estima”, “antecipa”, “prevê”, “planeja”, “espera”, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas.


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