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1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.

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1 1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed

2 2 Até ao final do dia vai: Estar familiarizado(a) com os principais debates e desafios relacionados com a responsabilidade das ONG; Conhecer os Marcos de Referência da PRH; Conhecer os principais documentos e ferramentas da CA ligados à responsabilidade.

3 3 Apresento-vos…

4 4 O quê?! Mas eu não pedi nada disto !

5 5 Perguntas 1.Como acha que Ahmed se sente neste momento? 2.Como acha que o mecânico se sente? 3.O que acha que significa «responsabilidade»?

6 6 Definição de Responsabilidade da PRH O uso responsável do poder Ter em consideração... Prestar contas a... Ser responsabilizado por...

7 7 Agora já: Compreende os conceitos de qualidade e de responsabilidade; Compreende a necessidade de existir uma maior responsabilidade nos sectores do desenvolvimento e da ajuda de emergência; Sabe quem é a PRH!

8 8 Devia ter explicado com clareza o que queria fazer!

9 9 Decide adoptar uma abordagem analítica.

10 10 Então…? a.Quadro de Responsabilidade da Christian Aid; b.Marco de Referência N.º 1 da PRH: A organização define os compromissos pelos quais se responsabilizará e a forma como serão cumpridos.

11 11 Agora já sabe... Por que razão é importante ter um quadro de responsabilização – define os nossos compromissos com clareza para que os intervenientes saibam o que esperar de nós; O que é um quadro de responsabilização; Como desenvolver um quadro de responsabilização;

12 12 O que acham?

13 13 Sem informação, como podem questionar o que fazemos?

14 14 Perguntas? 1.É capaz de identificar a(s) boa(s) prática(s) usada(s) para partilhar informação? 2.Quais são os problemas que podemos enfrentar ao utilizar estes métodos? 3.Como podem ser superados?

15 15 Então… Política de Informação Aberta da CA; Directrizes da CA para a partilha de informação; Marco de Referência N.º 3 da PRH: A organização faz questão de que as pessoas que pretende ajudar e os restantes intervenientes têm acesso a informação oportuna, relevante e clara sobre a organização e as suas actividades.

16 16 Que informação? Contexto organizacional; Quadro de responsabilização; Objectivos, planos e resultados do projecto; Papéis e responsabilidades dos funcionários; Dados de contacto; Critério de selecção de beneficiários e itens a distribuir; A participação molda as decisões; Tudo pedido por beneficiários;

17 17 Agora já sabe... Por que razão é importante partilhar informação – as pessoas precisam de saber informações básicas sobre a nossa organização para poderem questionar- nos. Que informação precisamos de partilhar. Como podemos desenvolver um plano para partilhá-la.

18 18 Ahmed cruza-se com o Sr. Comité...

19 19

20 20 Perguntas 1.Qual é a diferença entre «participação» e «consulta»? Qual das duas temos tendência a fazer? 2.Por que razão é tão difícil haver participação de qualidade?

21 21 Então… Directrizes de participação da CA; Marco de Referência N.º 4 da PRH: A organização ouve as pessoas que pretende ajudar, incorporando os seus pontos de vista e análises nas decisões relacionadas com os programas.

22 22 Agora já sabe... Por que razão a participação é importante – estamos a falar da qualidade das actividades participativas e não de fazê-las só por fazer! Que obstáculos existem à participação dos grupos vulneráveis nos nossos programas.

23 23 Alguma vez quis queixar-se?

24 24 Queixarmo-nos não faz parte da nossa cultura…

25 25 Já viu os preços que estão a praticar no mercado?!

26 26 Mas, na verdade, toda a gente se queixa.

27 27 O que é um mecanismo? Analise o ciclo de vida de uma reclamação: Como é que as pessoas lhe acedem? Onde e como solicitamos reclamações? Como as recebemos? Como as investigamos? Como respondemos? Como as rastreamos? Como aprendemos com elas?

28 28 Então… Política e procedimento de reclamações da CA; Directrizes para o tratamento de reclamações; Marco de Referência N.º 5 da PRH: A organização permite que as pessoas que pretende ajudar e os restantes intervenientes façam reclamações e recebam uma resposta através de um processo eficaz, acessível e seguro.

29 29 Agora já sabe... Por que razão o tratamento de reclamações é importante – é uma forma de melhorar os nossos programas e de ouvir os nossos beneficiários. Um mecanismo é mais do que a mera apresentação de uma reclamação – é o processo completo. Quais são os obstáculos que impedem as pessoas de se queixarem – têm de ser abordados durante a criação!

30 30 Mais uma iniciativa nova? O Ahmed enlouqueceu?

31 31 Perguntas 1.Quem está encarregue de garantir que nós cumprimos os nossos compromissos (de responsabilidade)? 2.Como podemos certificar-nos de que os funcionários dispõem de recursos adequados e do apoio necessário para cumprir estes compromissos?

32 32 Então… Código de conduta da CA, acordos de desempenho, estrutura de competências, formação dos funcionários, etc.; Marco de Referência N.º 2 da PRH: A organização assegura-se de que os funcionários têm competências que lhes permitem cumprir os compromissos da organização.

33 33 Agora já sabe… Por que razão os funcionários devem ter as competências certas para o trabalho que fazem; Que é importante que todos os funcionários compreendam o código de conduta; Que a organização deve comprometer-se a melhorar e a aumentar as capacidades dos funcionários para que possam fazer bem o seu trabalho !

34 34

35 35 Perguntas 1.Sentimos que os sistemas que temos no lugar para monitorizar e avaliar o nosso trabalho funcionam bem? 2.Como podemos certificar-nos de que absorvemos as lições que aprendemos e de que vamos partilhá-las e dar-lhes seguimento?

36 36 Melhorias contínuas Marco de Referência N.º 6 da PRH: A organização aprende com a experiência a melhorar continuamente o seu desempenho.

37 37 Conclusões da AID4U… O que acha?

38 38 Fim... Ou talvez apenas o começo!

39 39 Implementação da PRH a nível nacional 1.Informe os seus funcionários e fomente o seu interesse; 2.Analise e compreenda os seus próprios desafios ao nível da responsabilidade; 3.Dê o exemplo: fale com os parceiros sobre a sua responsabilidade para com eles e documente os seus compromissos; 4.Identifique parceiros ou projectos para dar seguimento à iniciativa ao nível dos projectos; 5.Planeie as suas melhorias com base nas suas conclusões;


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