A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento Comunitário na Construção no Construção dos Consórcios Públicos Professionais jovens do Canadá estão trabalhando com cinco municípios brasilieiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento Comunitário na Construção no Construção dos Consórcios Públicos Professionais jovens do Canadá estão trabalhando com cinco municípios brasilieiros."— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento Comunitário na Construção no Construção dos Consórcios Públicos Professionais jovens do Canadá estão trabalhando com cinco municípios brasilieiros para gerar conhecimento para o consorciamento Municípios Participantes: Recife, Santarám, Fortaleza, e Belo Horizonte Apoio: Environmental Youth Alliance, Foreign Affairs Canada, CIDA,& UBC

2 Sobre o EYA EYA é um ONG canadense que trabalha com pessoas jovens na á rea de desenvolvimento socio-ambiental atrav é s de pesquisa, desenvolvimento das pol í ticas p ú blicas, e iniciativas de a ç ão comunit á rio. EYA tem a ç ão local e internacional para capacitar jovens e munic í pios para desenvolver comunidades saud á ves, em qual os jovens são parceiros. EYA é um ONG canadense que trabalha com pessoas jovens na á rea de desenvolvimento socio-ambiental atrav é s de pesquisa, desenvolvimento das pol í ticas p ú blicas, e iniciativas de a ç ão comunit á rio. EYA tem a ç ão local e internacional para capacitar jovens e munic í pios para desenvolver comunidades saud á ves, em qual os jovens são parceiros. Meta dos professionais jovens participando no Projeto dos Consórcios: Apoiar a criação de conhecimento que possa informar o processo de consorciamento em áreas metropolitanas brasilieiras.

3 1.Pesquisa Ação Colaborativa A juventude é área de interesse especial aos municípios brasileiros: Faixa grande do população, freqëntamente, em cima de 50% Socialmente excluidos - taxas altas de pobreza e pessoas mortas por causa de atividade criminal. EYA defende um modêlo de desenvolvimento em qual os jovens são parceiros e protaganistos Como apoiamos a produção de conhecimento? 2.Participação dos jovens em mapeamento comunitário As pessoas jovens: “problemas socias,” ou parceiros de trabalho?

4 Mapeamento Comunitário na Construção de Consorciamento Que é Mapeamento Comunitário? Um processo que facilita a criação do “sentido do lugar”.  Moradores locais identificam recursos existentes, e sonhos para o futuro da comunidade, fazendo parte do desenvolvimento da comunidade.  Mapeamento Comunitário tem como base a idéia que as comunidades estão construidas baixa para o cima.

5 Participação da juventude: Ferramentas Identificação dos recursos comunit á rios como parte da transforma ç ão da comunidade Jovens e Mapeamento dos Recusros EYA trabalha com os jovens para identificar os seus habilidades, recursos, e desejos, e avação um visão do futuro do mundo deles. Valorização do conhecimento,habilidades, e recusos locais é essencial. EYA colocar um emfoque em o que j á existe, em vez do o que est á faltando. Sistemas comunut á rios estão analizados e um plano estrat é gico para participa ç ão dos jovens no aprimoramento do mundo est á desenvolvida, atrav é s de um processo colaborativo. Os jovens decidem com usar os seus recursos para melhorar o mundo Os mapas são base de atua ç ão que respeita e articula-se com a comunidade Jovens e Mapeamento dos Recusros EYA trabalha com os jovens para identificar os seus habilidades, recursos, e desejos, e avação um visão do futuro do mundo deles. Valorização do conhecimento,habilidades, e recusos locais é essencial. EYA colocar um emfoque em o que j á existe, em vez do o que est á faltando. Sistemas comunut á rios estão analizados e um plano estrat é gico para participa ç ão dos jovens no aprimoramento do mundo est á desenvolvida, atrav é s de um processo colaborativo. Os jovens decidem com usar os seus recursos para melhorar o mundo Os mapas são base de atua ç ão que respeita e articula-se com a comunidade

6 Produção do conhecimento dos grupos socialmente excluidos para subsidar o processo de consorciamento Mapeamento Comunitário na região metropolitana de Fortaleza:  Trabalhos de Mapeamento serão realizados com jovens de Maracanã �, Caucaia, Maranguape.  O trabalho j á come ç ou com participa ç ão alto e resultados bem positivas.  Os parceiros são: Habitafor, FUNCI, Assessoria de Juventude, e Região V.  Os resultados das oficinas serão utilzados no planejamento dos projetos pilotos na Bacia Maranguapinho, e no planejamento da loca ç ão e servi ç os de centros comunit á rios que estarão implantados Mapeamento Comunitário na região metropolitana de Fortaleza:  Trabalhos de Mapeamento serão realizados com jovens de Maracanã �, Caucaia, Maranguape.  O trabalho j á come ç ou com participa ç ão alto e resultados bem positivas.  Os parceiros são: Habitafor, FUNCI, Assessoria de Juventude, e Região V.  Os resultados das oficinas serão utilzados no planejamento dos projetos pilotos na Bacia Maranguapinho, e no planejamento da loca ç ão e servi ç os de centros comunit á rios que estarão implantados

7 Community Youth Mapping in Santarém

8 Strategy  Desenvolver um trabalho comunit á rio que fornece um exemplo do como os jovens poderiam ser envolvidos no projeto dos cons ó rcios, mesmo se não for diretamento vinculado a um interven ç ão da prefeitura.  Enfatizar o desenvolvimento comunit á rio e a educa ç ão ambiental.  Tentar integrar o projeto com iniciativas governamentais e comunit á rias que j á existem (Ex Programa “ Agenda 21 nas Escolas ” ; Camapanha Fraternidade e Amazônia ” ).  Desenvolver um trabalho comunit á rio que fornece um exemplo do como os jovens poderiam ser envolvidos no projeto dos cons ó rcios, mesmo se não for diretamento vinculado a um interven ç ão da prefeitura.  Enfatizar o desenvolvimento comunit á rio e a educa ç ão ambiental.  Tentar integrar o projeto com iniciativas governamentais e comunit á rias que j á existem (Ex Programa “ Agenda 21 nas Escolas ” ; Camapanha Fraternidade e Amazônia ” ).

9 Resultados já Realizados  Sete (7) oficinas j á realizadas no bairro Nova Rep ú blica na pereiferia sul de Santar é m:  Cinco (5) oficinas de mapeamento dos recursos comunit á rios com grupos de jovens da igreja cat ó lica (aproximamente 60 jovens);  Dos (2) oficnas com alunos de uma escola municipal - uma oficina da mapemento dos recursos; uma oficina do “ visão do futuro do bairro ” ;  Os grupos participando no projeto já têm mostrado interesse em continuar com o projeto, até questões de “o que é que a gente quer mudar no bairo”  Sete (7) oficinas j á realizadas no bairro Nova Rep ú blica na pereiferia sul de Santar é m:  Cinco (5) oficinas de mapeamento dos recursos comunit á rios com grupos de jovens da igreja cat ó lica (aproximamente 60 jovens);  Dos (2) oficnas com alunos de uma escola municipal - uma oficina da mapemento dos recursos; uma oficina do “ visão do futuro do bairro ” ;  Os grupos participando no projeto já têm mostrado interesse em continuar com o projeto, até questões de “o que é que a gente quer mudar no bairo”

10 Mapeamento Comunitário em Recife Resultados:  uma equipe de faciltadores de mapeamento com jovens vão aumentar o n ú mero e sucessos das oficinas;  Po í ticos, t é cnicos, e jovens de três comunidades diferentes estão conversando ativamente em um di á logo sobre as suas realidades - etapa importante na desenvolvimento da cultura de consorciamento que vai ajudar o desenvolvimento do projeto e at é a implementa ç ão do lei dos cons ó rcios;  Três (3) munic í pios possuam informa ç ão da perspetiva juvenil que possa contribuir ao diagn ó stico regional qu ser á utilizado no desenvovimento de uma metodolgia comun de preven ç nao da violência (objetivo geral do projeto piloto na região do recife). キ Resultados:  uma equipe de faciltadores de mapeamento com jovens vão aumentar o n ú mero e sucessos das oficinas;  Po í ticos, t é cnicos, e jovens de três comunidades diferentes estão conversando ativamente em um di á logo sobre as suas realidades - etapa importante na desenvolvimento da cultura de consorciamento que vai ajudar o desenvolvimento do projeto e at é a implementa ç ão do lei dos cons ó rcios;  Três (3) munic í pios possuam informa ç ão da perspetiva juvenil que possa contribuir ao diagn ó stico regional qu ser á utilizado no desenvovimento de uma metodolgia comun de preven ç nao da violência (objetivo geral do projeto piloto na região do recife). キ

11 A juventude e Consórcios Públicos EngagementIndicators Fatores de SustentabilidadeInitiatingFactors Indicatores de Resultados Nivel individual e Social Professores Colegas, Fam í lia Nivel dos Sistemas: Criação dos Cons ó rcios P ú blicos que apoiarão o Desenvolvimento da Comunidade Juvenil no Longo Prazo Programas Comunit á rias Comunicação com a Comunidade Governmental Professores, Parentes, e Colegas respons á veis Estruturas do Governo Confi á vel Participação Consistente, Compreensão do Colabora ç ão Colaboração Ativa por Parceiros em Tomar decisões Qualidade da Vida Melhor; Confiança Cons ó rcios Dur á veis Reduzir a Pobreza Juvenil

12 Resumo: Resumo: Estamos vendo colaboração efetivo na geração de conhecimento em apoio de consoriciamento, através de parcerias com jovens. Ferramentas como mapeamento comunitário estão se mostrando a ser viável na integração de comunicação horizontal e vertical sobre assuntos sociais, e estrategias de resolver problemas dentro do projeto e fora. O trabalho de mapeamento comunitário vai continuar e possivelmente de apliar durante o processo de consorciamento. O trabalho de mapeamento comunitário vai continuar e possivelmente de apliar durante o processo de consorciamento.


Carregar ppt "Mapeamento Comunitário na Construção no Construção dos Consórcios Públicos Professionais jovens do Canadá estão trabalhando com cinco municípios brasilieiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google