A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Algumas questões importantes da educação e as suas relações com a ética. Conceitos e alguns desafios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Algumas questões importantes da educação e as suas relações com a ética. Conceitos e alguns desafios."— Transcrição da apresentação:

1 Ética Algumas questões importantes da educação e as suas relações com a ética. Conceitos e alguns desafios.

2 O QUE É ÉTICA “Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto“ (Dicionário Aurélio Buarque) "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7) A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas sim o adquiri ou conquista por hábito no seu dia-a-dia.

3 EDUCAÇÃO ATUAL Hoje existem alguns sistemas alternativos de seleção para instituições de ensino e métodos de ensino diferentes, mas selecionamos 4 assuntos principais para discutir. ProUni SEED Cola na faculdade Vestibular (Cotas)

4 PROUNI Sistema de seleção em universidades que favorece pessoas de baixa renda à terem acesso ao ensino superior. Criado em 2004 pelo Governo Federal, tem como o objetivo democratizar o acesso à educação superior e estímulo ao processo de inclusão social e geração de trabalho e renda aos jovens brasileiros. O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa. Apenas estudantes que estudaram em escolas publicas ou que foram bolsistas no ensino médio podem participar do ProUni. Este é um programa ético e totalmente benéfico a população pois alem de oferecer suporte e ajuda para muitos que precisam, esse programa não interfere de maneira negativa para a população.

5 SEED- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED é como um agente de inovação tecnológica no processo de ensino que utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). É voltado para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras. Este sistema é ético em parte, pois não existe uma interação humana nesse tipo de ensino. Não existe garantia de que o aluno está realmente adquirindo conhecimento através desse método. Acima de tudo, não é um sistema totalmente viável a toda a população sendo de difícil acesso à população de baixa renda, pois exige um meio de comunicação, avançado para populações pobres, como computadores.

6 COLA NA FACULDADE

7 De acordo com uma pesquisa realizada com os alunos de exatas da Unicamp, sobre a utilização de cola, a maioria diz que utiliza-se dessa maneira caso algo saia errado, ou seja, o aluno estuda para o exame e se algo não está como ele estudou recorre ao colega ao lado. Na pesquisa também foi constatado que a maioria dos alunos descartou a possibilidade de entregar a prova em branco, e depois tirar dúvidas. Isto não seria mais ético?

8 PesquisaImportante: você NÃO precisa se identificar !!! Esta é uma pesquisa promovida pela equipe do Cálculo com Aplicações, visando compreender melhor o comportamento ético de nossos alunos. O primeiro tema escolhido para trabalhar foi a cola, por ser um assunto polêmico e gerador de grande ansiedade, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Exercite sua ética ao responder este questionário.[1][1] Você já colou na realização de provas, e/ou trabalhos para casa, na universidade? () Sim() Não Caso tenha respondido sim, assinale com um X o(s) motivo(s), dentre os listados abaixo, que mais se adequem(m) ao seu caso e comente sua(s) escolha(s) no verso. () Usualmente eu não colo, mas se a situação apertar posso recorrer a isso. () Colo quando a avaliação não é coerente com as outras tarefas atribuídas durante o curso. () Tenho deficiência na minha formação pré-universitária. () Não estudo o suficiente. () Não tenho segurança na minha resolução. () Preciso mesmo é passar nesta matéria, custe o que custar. () Não tem graça ser totalmente certinha(o)… () Tenho medo de ser jubilada(o). () Não queria fazer este curso, então não faço muita questão de levá-lo a sério. () Tenho prazer em ser "esperta(o)" e enganar professores e tutores. () É muito fácil colar. () Acredito que eu não seja descoberta(o). () O trabalho sob pressão de tempo me deixa muito nervoso(a). () Tenho preguiça de correr atrás de livros, cadernos e de explicações de tutores/professores quando tenho que resolver listas. () Quero ter uma nota que me dê destaque na minha turma. () Não me encaixo em nenhuma das hipóteses acima. Comentarei no verso.

9 Pesquisa 1 - Resultado Estamos divulgando o resultado da pesquisa sobre Cola promovida pela equipe do Cálculo com Aplicações no primeiro semestre de 1999. As turmas participantes foram as das Engenharias Elétrica, Mecânica, de Computação, Agrícola e Química, num total de 265 alunos. Você já colou na Universidade? (29,1%) Não colou (70,9%) Já colou Motivos pelos quais já colou: (50,9%) Usualmente eu não colo, mas se a situação apertar posso recorrer a isso. (19,6%) Não tenho segurança na minha resolução. (13,2%) Não estudo o suficiente. (12,8%) Colo quando a avaliação não é coerente com as outras tarefas atribuídas durante o curso. (9,8%) O trabalho sob pressão de tempo me deixa muito nervoso(a). (8,3%) Não me encaixo em nenhuma das hipóteses acima. Comentarei no verso. (7,5%) Preciso mesmo é passar nesta matéria, custe o que custar. (4,9%) Tenho deficiência na minha formação pré-universitária. (4,5%) Tenho preguiça de correr atrás de livros, cadernos e de explicações de tutores/professores quando tenho que resolver listas. (3,0%) É muito fácil colar. As outras respostas tiveram um índice inferior a 3%.

10

11 Pesquisa 2Importante: você NÃO precisa se identificar !!! Exercício ético - Cálculo com Aplicações (MA211) Caso nunca tenha colado na Universidade, você acha que pode continuar com esta postura? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei Por quê? (Tente expressar seu pensamento em palavras). Caso já tenha colado na Universidade, você acha que pode e/ou quer deixar de fazê-lo? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei Por quê? (Tente expressar seu pensamento em palavras)

12 Pesquisa 2 Exercício ético - Cálculo com Aplicações (MA211) Resultado Questão 1 - Caso nunca tenha colado na Universidade, você acha que pode continuar com esta postura? (14,96%) Sim (0,79%) Não (4,72%) Não sei Questão 2 - Caso já tenha colado na Universidade, você acha que pode e/ou quer deixar de fazê-lo? (31,50%) Sim (11,81%) Não (36,22%) Não sei Análise dos Dados da Pesquisa Os resultados desta pesquisa tabela nos estimulam a continuar trabalhando com a questão da cola. Os valores apresentados na tabela estão resumidos a seguir: 14.96 % dos alunos nunca colaram. 31,50 % dos alunos podem deixar de colar 36,22 % = 4,7 %2 + 36,22 % dos alunos não sabem se podem ou não deixar de colar Apenas 12,60 % = 0,79% + 11,81 dos alunos afirmam que não podem deixar de colar

13 VESTIBULAR (COTAS) Vestibular, o processo de seleção mais temido pelos adolescentes para abrir o caminho para a faculdade, agora possui um sistema de cotas que reserva uma porcentagem de vagas para negros e índios.

14 Isso é ético? Por um lado os índios que não possuem grande base e nem oportunidade de estudar, por causa de sua cultura, recebem essa chance. Já os negros não tem essa limitação cultural, e alguns tem acesso a educação de alto nível, apesar da maioria não ter, sendo assim não podemos generalizar ao avaliar se este sistema é ético ou não.

15 ÉTICA RELACIONADA A ENGENHARIA Vamos dividir a ética na engenharia em duas partes. O dever ético de um professor para com seus alunos, e o dever ético de um aluno como um profissional em formação.

16 DEVER DO DOCENTE visar ter uma ação que possa ser considerada modelar pelos alunos; tratar os alunos com igualdade; tendo um contrato de tempo completo, dedicar à sua escola o seu principal esforço profissional, ainda que se aceite poder existir vantagem pessoal e para a escola no exercício de algumas atividades afins da sua especialidade em regime livre; apresentar resultados de investigação e de ensaios com honestidade; denunciar fraudes científicas que cheguem ao seu conhecimento por menos popular que essa atitude seja.

17 DEVER DO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL O engenheiro, na sua atividade profissional, deve prezar pelo prestígio da profissão e impor-se pelo valor da sua colaboração e por uma conduta irrepreensível; O engenheiro deve usar da maior sobriedade nos anúncios profissionais que fizer ou autorizar; O engenheiro não deve aceitar trabalhos ou exercer funções que ultrapassem a sua competência ou exijam mais tempo do que aquele de que disponha; O engenheiro só deve assinar pareceres, projetos ou outros trabalhos profissionais de que seja autor ou colaborador. O engenheiro deve emitir os seus pareceres profissionais com objetividade e isenção; O engenheiro deve, no exercício de funções públicas, na empresa e nos trabalhos ou serviços em que desempenhar a sua atividade, atuar com a maior correção e de forma a obstar a discriminações ou desconsiderações; O engenheiro deve recusar a sua colaboração em trabalhos sobre os quais tenha de se pronunciar no exercício de diferentes funções ou que impliquem situações ambíguas;

18 E você vai seguir seu dever ético?

19 BIBLIOGRAFIA Oliveira, Manfredo Araújo de. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1996. Oliveira, Manfredo Araújo de. Ética e Economia. São Paulo: Ática, 1995 http://www.ime.unicamp.br/ http://www.fe.up.pt/~ptcastro/ethics.html http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/ http://www.ipol.org.br


Carregar ppt "Ética Algumas questões importantes da educação e as suas relações com a ética. Conceitos e alguns desafios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google