A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desigualdades sociais no Brasil Classes sociais. No Brasil, as classes sociais são divididas de acordo com a renda familiar em salários mínimos. classe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desigualdades sociais no Brasil Classes sociais. No Brasil, as classes sociais são divididas de acordo com a renda familiar em salários mínimos. classe."— Transcrição da apresentação:

1 Desigualdades sociais no Brasil Classes sociais

2 No Brasil, as classes sociais são divididas de acordo com a renda familiar em salários mínimos. classe A – mais de 15 salários mínimos classe B – de 5 a 15 salários mínimos classe C – de 3 a 5 salários mínimos classe D – de 1 a 3 salários mínimos classe E – até 1 salário mínimo

3 Classes sociais De acordo com a classificação, constatamos que a classe A é a elite do país, a classe B é representada pela classe média alta, a classe C a classe média, classe D a classe média baixa/pobres e a classe E os pobres/miseráveis.

4 Classes sociais No Brasil atual, a classe C é a mais populosa. Isso se deu graças a entrada de muitas pessoas que antes eram pobres à classe média, graças às melhorias no número de empregos, renda e consumo nos últimos anos. Essa classe média recente é chamada de “nova classe média”, já que antes ela não possuía renda suficiente para ser considerada como tal.

5 Classes sociais Preconceitos: hoje é muito comum a situação da classe média tradicional achar que “seu espaço está sendo tomado”, já que agora pessoas que antes eram pobres estão frequentando aeroportos e shopping centers, locais que antes eram frequentados somente por quem tinha maior poder aquisitivo. O antropólogo Roberto DaMatta define essa situação como “resistência à igualdade”, já que as pessoas não conseguem viver num pé de igualdade com gente mais pobre, não querer perder seu status de exclusividade.

6 Desigualdades sociais Tipos de desigualdade

7 Desigualdade de renda

8 Renda x Riqueza?

9 Desigualdade de riqueza

10 Indica quem tem muito e quem tem pouco. Ex: propriedade de terra, imóvel, patrimônio, herança, etc. Mostra quem tem mais facilidades e garantias de uma vida confortável e quem não tem.

11 Desigualdade de poder

12 Poder de influenciar (politicamente, economicamente, socialmente, culturalmente). Como vivemos no capitalismo ($$$), o poder econômico acaba determinando quem influencia na política, economia, sociedade e cultura).

13 Desigualdade de poder quem é mais importante, governo ou povo?!

14 Desigualdade de prestígio

15 Status Reconhecimento Capital cultural

16 Desigualdade racial

17 Por que desigualdade racial tem relação com a pobreza?

18 Desigualdade racial ainda tem gente que acha que o Brasil é casa grande x senzala...

19 Desigualdade étnica

20 Desigualdade racial

21 Desigualdade de gênero

22

23


Carregar ppt "Desigualdades sociais no Brasil Classes sociais. No Brasil, as classes sociais são divididas de acordo com a renda familiar em salários mínimos. classe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google