A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam a preparar o Caminho. Na 1ª Leitura, ISAÍAS "consola" os exilados na Babilônia: anuncia o perdão de Deus e um NOVO CAMINHO de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria. (Is 40, )

4 Na 1ª Leitura, ISAÍAS "consola" os exilados na Babilônia: anuncia o perdão de Deus e um NOVO CAMINHO de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria. (Is 40, ) Será um novo Êxodo, uma nova caminhada espiritual, durante a qual eles poderão fazer uma nova experiência do amor e da bondade de Deus e redescobrir os caminhos da Comunhão e da Aliança. Um MENSAGEIRO será enviado à frente para levar a boa notícia para Jerusalém e todas as cidades de Judá...

5 Na 2ª Leitura aponta para a Parusia, a segunda vinda de Jesus, e como esperar e preparar esse momento: "vigilantes": Vivendo no dia a dia de acordo com os ensinamento de Jesus, empenhando-se na transformação do mundo e na construção do Reino. (2 Pd 3,8-14) Esta Vinda dá uma perspectiva diferente à nossa vida: Temos um futuro a conquistar já nessa terra.

6 No Evangelho, JOÃO BATISTA aponta o CAMINHO para acolher o Messias Libertador (Nc 1,1-8) Introduz o Evangelho de Marcos, que leremos nesse ano (B): A "Boa Notícia" começa com um grande chamado à conversão. Deus já voltou seu coração para nós; resta-nos "voltar" o nosso para ele.

7 Tudo "começou" quando João se apresentou no "deserto" para pregar. 1. Sua Missão: ser o "MENSAGEIRO" que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se... É o último dos profetas do Antigo Testamento. Não só anunciou o Messias… mas o apontou já presente no meio do povo: "No meio de vós está… Eis o Cordeiro de Deus..." Dele falou Jesus: "É mais que um profeta… o maior dos nascidos de mulher..."

8 2. Sua Mensagem: "Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas." Proclama um Batismo de CONVERSÃO para o perdão dos pecados. João aponta um Caminho de purificação e de conversão... * O Sacramento da Penitência é um gesto que manifesta a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos. É um encontro privilegiado com o Deus que salva e perdoa. - Quais são os vales a serem preenchidos? - Os montes a serem abaixados? - Os caminhos a serem endireitados?

9 3. A Reação dos ouvintes: "Todos saíam ao seu encontro e eram batizados no rio Jordão, confessando seu pecados". 4. Seu estilo de vida: Era uma pessoa sóbria, austera e simples... - Aparece no DESERTO: Lugar dos grandes encontros com Deus… Foi no Deserto que o Povo de Deus realizou uma longa caminhada de purificação e de conversão...

10 - Deus é amigo do silêncio e se revela no silêncio... O barulho das festas não é ambiente propício para anunciar, nem para ouvir um convite de Penitência. * Nesse advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Novena do Natal em família... Gestos de solidariedade...

11 - Vive na SOBRIEDADE, manifestada no comer e no vestir… "Vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre." * É com esse espírito que nos preparamos para o Natal? O "estilo de vida" de João fala tão forte como as suas palavras. É o testemunho vivo de um homem, que está consciente das prioridades e não dá importância aos aspectos secundários da vida, como sejam a roupa "de marca" ou o comer e beber... Em nossa vida, quais são os valores, que escolhemos?

12 * João Batista nos convida a preparar o Caminho do Senhor, assumindo atitudes novas e um estilo de vida simples e profética. Estamos dispostos a nos preparar ao Natal, no espírito de João? 5. Seu testemunho sobre Jesus: "Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o Espírito Santo". Ele fala de dois tipos de Batismo:

13 - Batizar com água consistia em purificas as pessoas convertidas de seu pecados. - Batizar com o Espírito, a ser realizado depois por Jesus, consistia em comunicar às pessoas uma vida nova, transformando-as em novas criaturas. JOÃO BATISTA foi um MENSAGEIRO DE DEUS que preparou os homens do seu tempo para a vinda do Senhor... com a palavra e com o testemunho de vida...

14 Deus não poderia se servir também de nós, de você, para preparar os homens de HOJE, para a vinda do Cristo, no NATAL DESSE ANO e ser uma voz de esperança, que aponta um Caminho Novo para os homens sofridos de hoje, que vivem nesse deserto da vida, escravos de tantas opressões? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Enviado por Deus Autor desconhecido https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos


Carregar ppt "Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google