A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bravos cientistas ! Estão a chegar ao final da vossa aventura no mundo das ondas. Vamos estudar agora mais profundamente as ondas luminosas. Caro diabólico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bravos cientistas ! Estão a chegar ao final da vossa aventura no mundo das ondas. Vamos estudar agora mais profundamente as ondas luminosas. Caro diabólico,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Bravos cientistas ! Estão a chegar ao final da vossa aventura no mundo das ondas. Vamos estudar agora mais profundamente as ondas luminosas. Caro diabólico, luz para mim é a luz do sol ou aquilo que uso para ligar o secador ou televisão para ver as minhas novelas. Excelentíssima Vovó vejo que confunde eletricidade e luz! São duas manifestações energéticas diferentes! Pois, lembro-me de aprender nas aulas de Física que são diferentes mas que através de uma lâmpada, por exemplo, podemos transformar a energia elétrica em energia luminosa!

3 As ondas luminosas são ondas eletromagnéticas pois podem propagar-se tanto num meio material como no vazio. As ondas luminosas são ondas transversais: a direção de propagação é perpendicular à direção de vibração. Vamos recordar o que j á aprendemos sobre as ondas luminosas !

4 A luz propaga-se muito mais depressa do que as ondas sonoras. No ar ou no vazio a luz propaga-se à velocidade de 300 000 km/s As ondas luminosas são mais conhecidas como radiação eletromagnética ou apenas radiação !

5 Falando de velocidade das ondas já agora podemos falar de aviões supersónicos e velocidades Mach? E nos filmes de ficção científica o que significa velocidade Warp? Excelentes desafios Joca ! Mach est á relacionado com a velocidade do som e Warp foi o nome que a ficção cientifica inventou para velocidade superiores à da luz. A velocidade da luz d á muito que falar na comunidade científica e na sétima arte ! É tudo tão fascinante ! Eu já estou é perdida!!! Não estou a perceber nada! Mach só vejo nas giletes quando vou ao supermercado! Vamos Explorar! Vamos Explorar!

6 Já agora podem ajudar-me a resolver esse exercício que o meu professor de Física enviou para TPC? A velocidade Mach de um avião é a razão entre a sua velocidade e a velocidade do som a uma determinada altitude e temperatura. Na tabela encontram-se as designações das velocidades Mach e os valores correspondentes. Nas questões seguintes, considera a velocidade do som 340 m/s e apresenta sempre os cálculos que efetuares. EX.1 O avião comercial Boeing 747 atinge 0,85 de velocidade Mach. Qual é o tempo mínimo necessário para percorrer os 5 433 Km que separam Lisboa de Nova Iorque? Apresenta a resposta na forma hh:mm (horas e minutos). EX.2 O Concorde (Figura 1) voava a uma velocidade máxima de 2 497 km/h. Qual é a designação da velocidade Mach correspondente? Justifica a tua resposta. A velocidade Mach de um avião é a razão entre a sua velocidade e a velocidade do som a uma determinada altitude e temperatura. Na tabela encontram-se as designações das velocidades Mach e os valores correspondentes. Nas questões seguintes, considera a velocidade do som 340 m/s e apresenta sempre os cálculos que efetuares. EX.1 O avião comercial Boeing 747 atinge 0,85 de velocidade Mach. Qual é o tempo mínimo necessário para percorrer os 5 433 Km que separam Lisboa de Nova Iorque? Apresenta a resposta na forma hh:mm (horas e minutos). EX.2 O Concorde (Figura 1) voava a uma velocidade máxima de 2 497 km/h. Qual é a designação da velocidade Mach correspondente? Justifica a tua resposta.

7 As ondas luminosas são caracterizadas pelas características já estudadas: Frequência Comprimento de onda PeríodoAmplitudeVelocidade A radiação eletromagnética também é representada graficamente por um gr á fico sinusoidal e podemos calcular as mesmas características j á estudadas com o som !

8 As ondas luminosas ao encontrarem um meio diferente também sofrem: AbsorçãoReflexãoRefração Também falamos de fenómenos ondulatórios ! Vamos Explorar! Vamos Explorar!

9 Vamos explorar agora um pouco mais as ondas luminosas. Será que o ser humano vê todas as ondas luminosas que existem? Como será o espetro eletromagnético? Os nossos olhos não são capazes de detetar todas as ondas luminosas! Existem radiações não visíveis! Cada radiação eletromagnética apresenta aplicações diferentes no nosso dia a dia. Vamos Explorar! Vamos Explorar!

10 O espectro electromagnético é o conjunto de toda a luz visível e não visível. Vamos Explorar! Vamos Explorar! As ondas de r á dio são as menos energéticas e os raios gama os mais energéticos ! Reparem que o vermelho é a radiação visível menos energética ! Assim quando mandarem cartões de S. Valentim com corações vermelhos estão mesmo a dizer que o vosso amor é pouco energético !!!! Ah Ah Ah !

11 Isso do espetro eletromagnético é um assunto muito fixe Diabólico ! J á agora explica as cores dos objetos e como o olho humano funciona ! Os nossos olhos vêem os objectos porque estes emitem ou reflectem luz visível ! Mas antes de avançarmos tenho que falar das cores prim á rias e secund á rias ! Agora é que estou mesmo toda confundida! Essas cores primárias são o contrário do que o meu professor de pintura ensinou! Afinal quem é que está certo?! E as cores quentes também não são iguais!!!

12 Estamos ambos certos cara Vovó pois estamos ambos a falar de coisas diferentes ! Pigmentos Cores Primárias e Secundárias Luz Cores Primárias e Secundárias Pigmentos Cores quentes Luz Cores Quentes

13 Vamos então explorar a nossa visão e as cores dos objetos ! Quando um objeto opaco é iluminado parte da luz incidente é refletida e parte é absorvida. A luz visível refletida determina a cor do objeto.

14 E atenção ! Todos os corpos emitem luz apesar de muitas vezes essa luz ser não visível. Por exemplo, o ser humano emite radiação infravermelho. Estamos todos a dar à luz ! Ah Ah Ah

15 Ser á que um objeto amarelo é sempre amarelo ? Vamos explorar !

16 E como j á falamos a luz pode ser refletida, refratada e absorvida e assim os materiais podem ser transparentes ou opacos, conforme se deixam ou não atravessar pela luz.

17 A formação de sombra e de penumbra resulta da propagação retilínea da luz.


Carregar ppt "Bravos cientistas ! Estão a chegar ao final da vossa aventura no mundo das ondas. Vamos estudar agora mais profundamente as ondas luminosas. Caro diabólico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google