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Da Inovação à Inovação em serviços Conceitos fundamentais.

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Apresentação em tema: "Da Inovação à Inovação em serviços Conceitos fundamentais."— Transcrição da apresentação:

1 Da Inovação à Inovação em serviços Conceitos fundamentais

2  Inovação para Schumpeter (1912)  Inovação consiste em “novas combinações de recursos que permitem gerar:  Novos produtos  Novos processos  Novos mercados  Novas formas de organização  Novas fontes de matéria-prima”. 2 O primeiro conceito de inovação...

3  Inovações sempre trazem melhorias. Então, se é inovação, necessariamente é melhor que o que havia antes.  Se é simplesmente diferente, é mudança, mas não inovação.  A melhoria de uma inovação pode ser percebida como geração de valor. Assim, uma inovação sempre gera valor, que pode ser:  Econômico  Público  Social O que sabemos sobre inovações? 3

4  Nem sempre a inovação torna algo mais barato.  Lucro pode ser um parâmetro, mas não necessariamente é o melhor.  Indicadores são uma boa fonte, mas nem sempre são óbvios.  Que indicadores você usaria para medir inovações no ensino?  E inovações em um serviço hospitalar?  Resultados, quando mensuráveis, são uma boa opção.  Quanto aumentamos a venda deste produto?  Quando reduzimos nossos custos de produção? 4 Como perceber o valor de uma inovação?

5 Qual o papel da inovação?

6 Entre o conhecimento e o progresso: a inovação 6 Conhecimentos empíricos ou científicos Inovações técnicas ou tecnológicas Progresso técnico ou tecnológico Desenvolvimento

7  “Uma inovação é uma nova forma de conhecimentos para gerar um novo conhecimento que possua valor de troca e não só valor de uso.”  “A invenção é a solução tecnicamente viável de um problema, enquanto a inovação é a solução técnica e economicamente viável para um problema”.  Como se manifestam as inovações?  Incrementais / radicais  Produtos / Processos Como são as inovações? 7

8 Incrementais  Referem-se a melhorias ou aprimoramentos de uma solução já existente.  Ocorrem em processos contínuos, não representando rupturas com a tecnologia / técnica já existente.  Fazem com que a tecnologia ou técnica evolua de forma brusca, rompendo com a tecnologia anterior.  Muitas vezes, inovações radicais são resultado de aglomerados de inovações incrementais. Incrementais X Radicais Radicais 8

9 Produtos  São mais comuns.  Dependem do nível de análise.  São as menos comuns e mais valiosas.  Novos processos resultam em novos métodos produtivos, e geram maior capacidade de produção. Produtos X Processos Processos 9

10 Modelos de inovação

11 ETAPAS DO PROCESSO DE INOVAÇÃO  Modelo Linear  O processo de inovação deriva unicamente das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).  Seguiria, portanto, algumas etapas pré-definidas, tais como:  Pesquisa fundamental  Pesquisa aplicada  P&D industrial  Inovação  Produção Science-push

12 Fonte: Grizendi, 2005

13 ETAPAS DO PROCESSO DE INOVAÇÃO  Chain-Linked Model (Kline; Rosemberg, 1986)  O processo de inovação não é linear, havando ao longo da cadeia de inovação inumeras oportunidades de feed-back que intereferem diretamente no processo.  Importância das relações de marketing e do conjunto da empresa na gestão da inovação. Conciliação entre science-push e demand-pull

14 14 Figura 5 – Chain-Liked Model e os fluxos da informação e cooperação Fonte: adaptado de Kline e Rosenberg (1986, p. 290).

15 Modelo Sistêmico de Inovação

16

17 Medidas para a inovação: a PINTEC 2011

18 Estrutura Lógica da Pintec

19 Setores e Tipos de Inovação

20 Taxa de Inovaçã o por Produto e Processo

21 Entendendo inovações em serviços

22 22 Representação do Produto do Serviço em termos de características (adaptado de Gallouj, 2002) Características de serviço ou finais Y 1 Y 2. Y k. Y p T 1 T 2. T k. T p Características técnicas materiais e imateriais Competências dos clientes C’ 1 C’ 2.. C’ k.. C’ q Competências diretas dos prestadores C 1 C 2. C k. C p

23 23 Modelos de Inovação em Serviços  Inovação radical  Criação de novas características  Inovação de melhoramento  Aumento no peso (qualidade) de características  Inovação incremental  Adição (ou eliminação de características)  Inovação ad hoc  Produção de novas competências, parcialmente replicáveis, na relação usuário produtor  Inovação recombinativa  Combinação ou reagrupamento de grupos de característica  Inovação de formalização  Formatação ou padronização das características

24 Um passo a mais: inovações em serviços públicos

25 De um a outro

26 Os “mundos”de onde vem as características que se mobilizam na inovação em serviços públicos - Mundo técnico ou industrial : seus outputs são descritos e estimados majoritariamente em termos de volumes, fluxos e operações técnicas; - Mundo financeiro ou de mercado : valor e transações monetárias ou financeiras; - Mundo relacional ou doméstico : relações interpessoais, empatia e relações de confiança construídas ao longo do tempo, qualidade das relações; - Mundo cívico : relações sociais baseadas em busca por tratamento igualitário, paritário e justo.


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