Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonatas Perreira Alterado mais de 9 anos atrás
1
Da Inovação à Inovação em serviços Conceitos fundamentais
2
Inovação para Schumpeter (1912) Inovação consiste em “novas combinações de recursos que permitem gerar: Novos produtos Novos processos Novos mercados Novas formas de organização Novas fontes de matéria-prima”. 2 O primeiro conceito de inovação...
3
Inovações sempre trazem melhorias. Então, se é inovação, necessariamente é melhor que o que havia antes. Se é simplesmente diferente, é mudança, mas não inovação. A melhoria de uma inovação pode ser percebida como geração de valor. Assim, uma inovação sempre gera valor, que pode ser: Econômico Público Social O que sabemos sobre inovações? 3
4
Nem sempre a inovação torna algo mais barato. Lucro pode ser um parâmetro, mas não necessariamente é o melhor. Indicadores são uma boa fonte, mas nem sempre são óbvios. Que indicadores você usaria para medir inovações no ensino? E inovações em um serviço hospitalar? Resultados, quando mensuráveis, são uma boa opção. Quanto aumentamos a venda deste produto? Quando reduzimos nossos custos de produção? 4 Como perceber o valor de uma inovação?
5
Qual o papel da inovação?
6
Entre o conhecimento e o progresso: a inovação 6 Conhecimentos empíricos ou científicos Inovações técnicas ou tecnológicas Progresso técnico ou tecnológico Desenvolvimento
7
“Uma inovação é uma nova forma de conhecimentos para gerar um novo conhecimento que possua valor de troca e não só valor de uso.” “A invenção é a solução tecnicamente viável de um problema, enquanto a inovação é a solução técnica e economicamente viável para um problema”. Como se manifestam as inovações? Incrementais / radicais Produtos / Processos Como são as inovações? 7
8
Incrementais Referem-se a melhorias ou aprimoramentos de uma solução já existente. Ocorrem em processos contínuos, não representando rupturas com a tecnologia / técnica já existente. Fazem com que a tecnologia ou técnica evolua de forma brusca, rompendo com a tecnologia anterior. Muitas vezes, inovações radicais são resultado de aglomerados de inovações incrementais. Incrementais X Radicais Radicais 8
9
Produtos São mais comuns. Dependem do nível de análise. São as menos comuns e mais valiosas. Novos processos resultam em novos métodos produtivos, e geram maior capacidade de produção. Produtos X Processos Processos 9
10
Modelos de inovação
11
ETAPAS DO PROCESSO DE INOVAÇÃO Modelo Linear O processo de inovação deriva unicamente das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Seguiria, portanto, algumas etapas pré-definidas, tais como: Pesquisa fundamental Pesquisa aplicada P&D industrial Inovação Produção Science-push
12
Fonte: Grizendi, 2005
13
ETAPAS DO PROCESSO DE INOVAÇÃO Chain-Linked Model (Kline; Rosemberg, 1986) O processo de inovação não é linear, havando ao longo da cadeia de inovação inumeras oportunidades de feed-back que intereferem diretamente no processo. Importância das relações de marketing e do conjunto da empresa na gestão da inovação. Conciliação entre science-push e demand-pull
14
14 Figura 5 – Chain-Liked Model e os fluxos da informação e cooperação Fonte: adaptado de Kline e Rosenberg (1986, p. 290).
15
Modelo Sistêmico de Inovação
17
Medidas para a inovação: a PINTEC 2011
18
Estrutura Lógica da Pintec
19
Setores e Tipos de Inovação
20
Taxa de Inovaçã o por Produto e Processo
21
Entendendo inovações em serviços
22
22 Representação do Produto do Serviço em termos de características (adaptado de Gallouj, 2002) Características de serviço ou finais Y 1 Y 2. Y k. Y p T 1 T 2. T k. T p Características técnicas materiais e imateriais Competências dos clientes C’ 1 C’ 2.. C’ k.. C’ q Competências diretas dos prestadores C 1 C 2. C k. C p
23
23 Modelos de Inovação em Serviços Inovação radical Criação de novas características Inovação de melhoramento Aumento no peso (qualidade) de características Inovação incremental Adição (ou eliminação de características) Inovação ad hoc Produção de novas competências, parcialmente replicáveis, na relação usuário produtor Inovação recombinativa Combinação ou reagrupamento de grupos de característica Inovação de formalização Formatação ou padronização das características
24
Um passo a mais: inovações em serviços públicos
25
De um a outro
26
Os “mundos”de onde vem as características que se mobilizam na inovação em serviços públicos - Mundo técnico ou industrial : seus outputs são descritos e estimados majoritariamente em termos de volumes, fluxos e operações técnicas; - Mundo financeiro ou de mercado : valor e transações monetárias ou financeiras; - Mundo relacional ou doméstico : relações interpessoais, empatia e relações de confiança construídas ao longo do tempo, qualidade das relações; - Mundo cívico : relações sociais baseadas em busca por tratamento igualitário, paritário e justo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.