A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICHELANGELO David, 1501-1504. Galeria da academia de Florença (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintor, arquiteto, escultor) (1475-1564) Como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICHELANGELO David, 1501-1504. Galeria da academia de Florença (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintor, arquiteto, escultor) (1475-1564) Como."— Transcrição da apresentação:

1 MICHELANGELO David, Galeria da academia de Florença (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintor, arquiteto, escultor) ( ) Como Leonardo da Vinci, Michelangelo foi um dos poucos artistas do renascimento que se destacaram em todas as disciplinas artísticas. Suas realizações no campo da pintura, escultura e arquitetura são tão geniais quanto suas poesias, já que ele também era escritor. Foi o pai que mandou Michelangelo para estudar com Ghirlandaio, que nessa época estava trabalhando nos afrescos da igreja de Santa Maria Novella em Florença, o que permitiu ao jovem artista conhecer os segredos dessa técnica desde o início. Também foi ajudante do escultor Bertholdo, com quem aprendeu tudo o que se refere às técnicas da escultura. Em pouco tempo, Lorenzo de Medici lhe ofereceu serviço em seu mecenato, no qual se incluía, além de trabalho, o pagamento de seus estudos. Foi assim que Michelangelo se iniciou no conhecimento da antiguidade clássica e da filosofia neoplatônica que tanto influenciaram sua obra. Entre os primeiros projetos realizados para seu mecenas está o maravilhoso Davi, que passaria para a história como uma das esculturas mais representativas da estatuária renascentista. Já em 1494 recebeu uma encomenda importante: realizar os afrescos da igreja de Santo Domenico, em Bolonha. Ao regressar a Florença, foi chamado a Roma pelo papa Júlio II para dar início ao seu monumento funerário e realizar duas de suas obras-primas, os afrescos O Pecado Original e A Expulsão do Paraíso, na abóbada da Capela Sistina, e a estátua Pietà. Não foi senão vinte anos depois que o papa lhe pediu para prosseguir com a pintura da parede (O Juízo Final), além de o nomear escultor e arquiteto oficial do Vaticano. Michelangelo teve total liberdade para a realização do programa de afrescos, mas depois do Concílio de Trento, o pintor Daniele da Volterra foi encarregado de cobrir os nus da abóbada, recebendo por isso um apelido jocoso de Il Braghettone [de braghetta, braguilha]. Devolvidos ao seu estado natural, hoje os nus colossais, de colorido brilhante contrastando com a doçura dos rostos e a dramaticidade das cenas bíblicas, são a representação mais autêntica da genialidade de um dos maiores mestres da arte de todos os tempos.

2 Baco, 1497/98 Museu Nacional (Bargello), Florença.

3 Pietà, 1547/55 Catedral, Museu da Ópera, Florença.

4 Estudos de braços e mãos, 1508 Museu Britânico, Londres.

5 Sagrada Família (Tondo Doni), c Florença, Galleria degli Uffizi

6 Criação de Adão, 1510 Vaticano, Capela Sistina

7 Juízo Final, c. 1536/41 Vaticano, Capela Sistina


Carregar ppt "MICHELANGELO David, 1501-1504. Galeria da academia de Florença (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintor, arquiteto, escultor) (1475-1564) Como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google