A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO."— Transcrição da apresentação:

1 XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL Prof. Fábio de Lima Beck – Unidade de Apoio Pedagógico/Agro/UFRGS Prof. Fábio de Lima Beck – Unidade de Apoio Pedagógico/Agro/UFRGS

2 Interesses envolvidos com currículos de nível superior 1- Estado 2- Corporações profissionais 3- Acadêmicos

3 Fundamentos para trabalhar com currículos de nível superior 1- Existência de um corpo teórico e metodológico consistente 1- Existência de um corpo teórico e metodológico consistente 2- Boa conexão com a realidade extra- muros 2- Boa conexão com a realidade extra- muros 3- Eficiente e permanente sistema de avaliação 3- Eficiente e permanente sistema de avaliação 4- Adequada qualificação profissional 4- Adequada qualificação profissional

4 Aspectos centrais da reformulação curricular do curso de graduação em agronomia. Aspectos centrais da reformulação curricular do curso de graduação em agronomia. Faculdade de Agronomia da UFRGS Faculdade de Agronomia da UFRGS

5 Qualificação para trabalhar com projetos curriculares 1- Representar seu departamento, mas privilegiar a compreensão da agronomia como um todo, 1- Representar seu departamento, mas privilegiar a compreensão da agronomia como um todo, 2- ter interesse pela discussão sobre a natureza e o futuro da atividade agronômica no Brasil, 2- ter interesse pela discussão sobre a natureza e o futuro da atividade agronômica no Brasil, 3- ter interesse pelo ensino no nível de graduação e pela formação de profissionais das Ciências Agrárias 3- ter interesse pelo ensino no nível de graduação e pela formação de profissionais das Ciências Agrárias 4- ter capacidade de dialogar com pontos de vista contrários, de compreender argumentações opostas e de buscar entendimentos privilegiando o todo sobre a parte. 4- ter capacidade de dialogar com pontos de vista contrários, de compreender argumentações opostas e de buscar entendimentos privilegiando o todo sobre a parte.

6 Resumo do Diagnóstico Geral Concepção da formação: Inflexibilidade da formação generalista e compreensão insuficiente de temas exteriores à profissão. Concepção da formação: Inflexibilidade da formação generalista e compreensão insuficiente de temas exteriores à profissão. Integração: Falta de integração entre departamentos, disciplinas e professores, causando excessiva sub- divisão de assuntos, sobreposição de conteúdos e dificuldade de compreender a profissão. Integração: Falta de integração entre departamentos, disciplinas e professores, causando excessiva sub- divisão de assuntos, sobreposição de conteúdos e dificuldade de compreender a profissão. Cargas horárias: Cargas horárias excessivas impedindo atuação como bolsista, a presença na biblioteca, e o desenvolvimento do raciocínio e do espírito crítico. Cargas horárias: Cargas horárias excessivas impedindo atuação como bolsista, a presença na biblioteca, e o desenvolvimento do raciocínio e do espírito crítico. Áreas de conhecimento ou disciplinas insuficientes como: ambiente/agroecologia; agricultura familiar; agronegócios e mercado; gestão, planejamento e extensão rural. Áreas de conhecimento ou disciplinas insuficientes como: ambiente/agroecologia; agricultura familiar; agronegócios e mercado; gestão, planejamento e extensão rural.

7 Currículo como cultura profissional “Do ponto de vista do aluno, o currículo representa o programa geral de aprendizagem da cultura de uma profissão: sua ética, seus valores, conteúdos e procedimentos profissionais. Quanto maior conexão houver entre os diversos níveis em que se desenvolve o currículo e mais claras estiverem para o aluno as relações entre o que ele aprende e como aplicará profissionalmente este aprendizado, mais significado cultural terão estas experiências” Fischer (1984). “Do ponto de vista do aluno, o currículo representa o programa geral de aprendizagem da cultura de uma profissão: sua ética, seus valores, conteúdos e procedimentos profissionais. Quanto maior conexão houver entre os diversos níveis em que se desenvolve o currículo e mais claras estiverem para o aluno as relações entre o que ele aprende e como aplicará profissionalmente este aprendizado, mais significado cultural terão estas experiências” Fischer (1984).

8 Proposta preliminar 1- Atendimento aos quatro grandes grupos de críticas contidos no Diagnóstico Geral do Currículo em vigor; 1- Atendimento aos quatro grandes grupos de críticas contidos no Diagnóstico Geral do Currículo em vigor; 2- Adequação ao conjunto de exigências das novas Diretrizes Curriculares para a Agronomia 2- Adequação ao conjunto de exigências das novas Diretrizes Curriculares para a Agronomia 3- Preservação dos atuais cinco anos de duração do curso; 3- Preservação dos atuais cinco anos de duração do curso; 4- Carga horária semanal máxima obrigatória de 24 horas; 4- Carga horária semanal máxima obrigatória de 24 horas; 5- Flexibilização do currículo, enfrentando o dilema generalista x especilaista. 5- Flexibilização do currículo, enfrentando o dilema generalista x especilaista.

9 Formação Essencial Obrigatória Origina-se do atual currículo, mas resulta de seleção rigorosa dos conhecimentos e habilidades essenciais para compreender a agronomia como ciência, para dominar os fundamentos da profissão do agrônomo e para sustentar a aprendizagem nas diversas áreas mais aplicadas da formação agronômica. Origina-se do atual currículo, mas resulta de seleção rigorosa dos conhecimentos e habilidades essenciais para compreender a agronomia como ciência, para dominar os fundamentos da profissão do agrônomo e para sustentar a aprendizagem nas diversas áreas mais aplicadas da formação agronômica.

10 Formação Essencial Obrigatória Pressupõe o forte encadeamento de aprendizagens entre disciplinas pré- requisitos, a não repetição de conteúdos e sim sua aplicação em processos de diagnóstico, de planejamento e de ação. É a parte mais estável do currículo e é cursada obrigatoriamente por todos os alunos em uma seqüência pré-definida.(ComCur/Agro/Ufrgs – 2006). Pressupõe o forte encadeamento de aprendizagens entre disciplinas pré- requisitos, a não repetição de conteúdos e sim sua aplicação em processos de diagnóstico, de planejamento e de ação. É a parte mais estável do currículo e é cursada obrigatoriamente por todos os alunos em uma seqüência pré-definida.(ComCur/Agro/Ufrgs – 2006).

11 Formação Diversificada Complementar Conjunto de conhecimentos e habilidades que, sustentados pela Formação Essencial Obrigatória, permite ao estudante concluir sua capacitação profissional através de complementações em diferentes áreas de desenvolvimento da ciência agronômica e da atuação profissional. Conjunto de conhecimentos e habilidades que, sustentados pela Formação Essencial Obrigatória, permite ao estudante concluir sua capacitação profissional através de complementações em diferentes áreas de desenvolvimento da ciência agronômica e da atuação profissional. Tem como função precípua permitir que o estudante faça escolhas por determinadas áreas ou campos de atuação e conclua sua graduação complementando conhecimentos e habilidades de acordo com suas preferências pessoais. Tem como função precípua permitir que o estudante faça escolhas por determinadas áreas ou campos de atuação e conclua sua graduação complementando conhecimentos e habilidades de acordo com suas preferências pessoais.

12 Formação Diversificada Complementar Tem possibilidades de servir como espaço de educação continuada para egressos e assim como canal direto de comunicação entre a realidade profissional e o mundo acadêmico. (ComCur/Agro/Ufrgs – 2007). Tem possibilidades de servir como espaço de educação continuada para egressos e assim como canal direto de comunicação entre a realidade profissional e o mundo acadêmico. (ComCur/Agro/Ufrgs – 2007).

13 Conquistas - conteúdos obrigatórios redimensionados para abordar somente o que é efetivamente essencial para a formação do agrônomo; - conteúdos obrigatórios redimensionados para abordar somente o que é efetivamente essencial para a formação do agrônomo; - reconstrução de um Núcleo de Conteúdos Básicos efetivamente útil para a Agronomia; - reconstrução de um Núcleo de Conteúdos Básicos efetivamente útil para a Agronomia; - flexibilização da oferta curricular com possibilidades de ajuste dos créditos eletivos ao interesse do aluno através das FDCs; - flexibilização da oferta curricular com possibilidades de ajuste dos créditos eletivos ao interesse do aluno através das FDCs; - novos padrões de exigência de estudo e maiores possibilidades de dedicação à biblioteca, à pesquisa, extensão, monitoria e à reflexão, como resultado da redução da carga horária em sala de aula; - novos padrões de exigência de estudo e maiores possibilidades de dedicação à biblioteca, à pesquisa, extensão, monitoria e à reflexão, como resultado da redução da carga horária em sala de aula;

14 Conquistas - possibilidades de educação continuada para egressos e interessados nas Formações Diversificadas Complementares; - possibilidades de educação continuada para egressos e interessados nas Formações Diversificadas Complementares; - possibilidade de o aluno “circular” pelas FDCs, desde que satisfaça os requisitos mínimos para se qualificar em cada uma delas; - possibilidade de o aluno “circular” pelas FDCs, desde que satisfaça os requisitos mínimos para se qualificar em cada uma delas; - possibilidade de criação de novas formações diversificadas, - possibilidade de criação de novas formações diversificadas, - permanente contato com a realidade extra-muros através de matrículas oferecidas à profissionais em atuação na realidade,... - permanente contato com a realidade extra-muros através de matrículas oferecidas à profissionais em atuação na realidade,...


Carregar ppt "XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google