A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO."— Transcrição da apresentação:

1 XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL Prof. Fábio de Lima Beck – Unidade de Apoio Pedagógico/Agro/UFRGS Prof. Fábio de Lima Beck – Unidade de Apoio Pedagógico/Agro/UFRGS

2 Interesses envolvidos com currículos de nível superior 1- Estado 2- Corporações profissionais 3- Acadêmicos

3 Fundamentos para trabalhar com currículos de nível superior 1- Existência de um corpo teórico e metodológico consistente 1- Existência de um corpo teórico e metodológico consistente 2- Boa conexão com a realidade extra- muros 2- Boa conexão com a realidade extra- muros 3- Eficiente e permanente sistema de avaliação 3- Eficiente e permanente sistema de avaliação 4- Adequada qualificação profissional 4- Adequada qualificação profissional

4 Aspectos centrais da reformulação curricular do curso de graduação em agronomia. Aspectos centrais da reformulação curricular do curso de graduação em agronomia. Faculdade de Agronomia da UFRGS - 2006-2008 Faculdade de Agronomia da UFRGS - 2006-2008

5 Qualificação para trabalhar com projetos curriculares 1- Representar seu departamento, mas privilegiar a compreensão da agronomia como um todo, 1- Representar seu departamento, mas privilegiar a compreensão da agronomia como um todo, 2- ter interesse pela discussão sobre a natureza e o futuro da atividade agronômica no Brasil, 2- ter interesse pela discussão sobre a natureza e o futuro da atividade agronômica no Brasil, 3- ter interesse pelo ensino no nível de graduação e pela formação de profissionais das Ciências Agrárias 3- ter interesse pelo ensino no nível de graduação e pela formação de profissionais das Ciências Agrárias 4- ter capacidade de dialogar com pontos de vista contrários, de compreender argumentações opostas e de buscar entendimentos privilegiando o todo sobre a parte. 4- ter capacidade de dialogar com pontos de vista contrários, de compreender argumentações opostas e de buscar entendimentos privilegiando o todo sobre a parte.

6 Resumo do Diagnóstico Geral Concepção da formação: Inflexibilidade da formação generalista e compreensão insuficiente de temas exteriores à profissão. Concepção da formação: Inflexibilidade da formação generalista e compreensão insuficiente de temas exteriores à profissão. Integração: Falta de integração entre departamentos, disciplinas e professores, causando excessiva sub- divisão de assuntos, sobreposição de conteúdos e dificuldade de compreender a profissão. Integração: Falta de integração entre departamentos, disciplinas e professores, causando excessiva sub- divisão de assuntos, sobreposição de conteúdos e dificuldade de compreender a profissão. Cargas horárias: Cargas horárias excessivas impedindo atuação como bolsista, a presença na biblioteca, e o desenvolvimento do raciocínio e do espírito crítico. Cargas horárias: Cargas horárias excessivas impedindo atuação como bolsista, a presença na biblioteca, e o desenvolvimento do raciocínio e do espírito crítico. Áreas de conhecimento ou disciplinas insuficientes como: ambiente/agroecologia; agricultura familiar; agronegócios e mercado; gestão, planejamento e extensão rural. Áreas de conhecimento ou disciplinas insuficientes como: ambiente/agroecologia; agricultura familiar; agronegócios e mercado; gestão, planejamento e extensão rural.

7 Currículo como cultura profissional “Do ponto de vista do aluno, o currículo representa o programa geral de aprendizagem da cultura de uma profissão: sua ética, seus valores, conteúdos e procedimentos profissionais. Quanto maior conexão houver entre os diversos níveis em que se desenvolve o currículo e mais claras estiverem para o aluno as relações entre o que ele aprende e como aplicará profissionalmente este aprendizado, mais significado cultural terão estas experiências” Fischer (1984). “Do ponto de vista do aluno, o currículo representa o programa geral de aprendizagem da cultura de uma profissão: sua ética, seus valores, conteúdos e procedimentos profissionais. Quanto maior conexão houver entre os diversos níveis em que se desenvolve o currículo e mais claras estiverem para o aluno as relações entre o que ele aprende e como aplicará profissionalmente este aprendizado, mais significado cultural terão estas experiências” Fischer (1984).

8 Proposta preliminar 1- Atendimento aos quatro grandes grupos de críticas contidos no Diagnóstico Geral do Currículo em vigor; 1- Atendimento aos quatro grandes grupos de críticas contidos no Diagnóstico Geral do Currículo em vigor; 2- Adequação ao conjunto de exigências das novas Diretrizes Curriculares para a Agronomia 2- Adequação ao conjunto de exigências das novas Diretrizes Curriculares para a Agronomia 3- Preservação dos atuais cinco anos de duração do curso; 3- Preservação dos atuais cinco anos de duração do curso; 4- Carga horária semanal máxima obrigatória de 24 horas; 4- Carga horária semanal máxima obrigatória de 24 horas; 5- Flexibilização do currículo, enfrentando o dilema generalista x especilaista. 5- Flexibilização do currículo, enfrentando o dilema generalista x especilaista.

9 Formação Essencial Obrigatória Origina-se do atual currículo, mas resulta de seleção rigorosa dos conhecimentos e habilidades essenciais para compreender a agronomia como ciência, para dominar os fundamentos da profissão do agrônomo e para sustentar a aprendizagem nas diversas áreas mais aplicadas da formação agronômica. Origina-se do atual currículo, mas resulta de seleção rigorosa dos conhecimentos e habilidades essenciais para compreender a agronomia como ciência, para dominar os fundamentos da profissão do agrônomo e para sustentar a aprendizagem nas diversas áreas mais aplicadas da formação agronômica.

10 Formação Essencial Obrigatória Pressupõe o forte encadeamento de aprendizagens entre disciplinas pré- requisitos, a não repetição de conteúdos e sim sua aplicação em processos de diagnóstico, de planejamento e de ação. É a parte mais estável do currículo e é cursada obrigatoriamente por todos os alunos em uma seqüência pré-definida.(ComCur/Agro/Ufrgs – 2006). Pressupõe o forte encadeamento de aprendizagens entre disciplinas pré- requisitos, a não repetição de conteúdos e sim sua aplicação em processos de diagnóstico, de planejamento e de ação. É a parte mais estável do currículo e é cursada obrigatoriamente por todos os alunos em uma seqüência pré-definida.(ComCur/Agro/Ufrgs – 2006).

11 Formação Diversificada Complementar Conjunto de conhecimentos e habilidades que, sustentados pela Formação Essencial Obrigatória, permite ao estudante concluir sua capacitação profissional através de complementações em diferentes áreas de desenvolvimento da ciência agronômica e da atuação profissional. Conjunto de conhecimentos e habilidades que, sustentados pela Formação Essencial Obrigatória, permite ao estudante concluir sua capacitação profissional através de complementações em diferentes áreas de desenvolvimento da ciência agronômica e da atuação profissional. Tem como função precípua permitir que o estudante faça escolhas por determinadas áreas ou campos de atuação e conclua sua graduação complementando conhecimentos e habilidades de acordo com suas preferências pessoais. Tem como função precípua permitir que o estudante faça escolhas por determinadas áreas ou campos de atuação e conclua sua graduação complementando conhecimentos e habilidades de acordo com suas preferências pessoais.

12 Formação Diversificada Complementar Tem possibilidades de servir como espaço de educação continuada para egressos e assim como canal direto de comunicação entre a realidade profissional e o mundo acadêmico. (ComCur/Agro/Ufrgs – 2007). Tem possibilidades de servir como espaço de educação continuada para egressos e assim como canal direto de comunicação entre a realidade profissional e o mundo acadêmico. (ComCur/Agro/Ufrgs – 2007).

13 Conquistas - conteúdos obrigatórios redimensionados para abordar somente o que é efetivamente essencial para a formação do agrônomo; - conteúdos obrigatórios redimensionados para abordar somente o que é efetivamente essencial para a formação do agrônomo; - reconstrução de um Núcleo de Conteúdos Básicos efetivamente útil para a Agronomia; - reconstrução de um Núcleo de Conteúdos Básicos efetivamente útil para a Agronomia; - flexibilização da oferta curricular com possibilidades de ajuste dos créditos eletivos ao interesse do aluno através das FDCs; - flexibilização da oferta curricular com possibilidades de ajuste dos créditos eletivos ao interesse do aluno através das FDCs; - novos padrões de exigência de estudo e maiores possibilidades de dedicação à biblioteca, à pesquisa, extensão, monitoria e à reflexão, como resultado da redução da carga horária em sala de aula; - novos padrões de exigência de estudo e maiores possibilidades de dedicação à biblioteca, à pesquisa, extensão, monitoria e à reflexão, como resultado da redução da carga horária em sala de aula;

14 Conquistas - possibilidades de educação continuada para egressos e interessados nas Formações Diversificadas Complementares; - possibilidades de educação continuada para egressos e interessados nas Formações Diversificadas Complementares; - possibilidade de o aluno “circular” pelas FDCs, desde que satisfaça os requisitos mínimos para se qualificar em cada uma delas; - possibilidade de o aluno “circular” pelas FDCs, desde que satisfaça os requisitos mínimos para se qualificar em cada uma delas; - possibilidade de criação de novas formações diversificadas, - possibilidade de criação de novas formações diversificadas, - permanente contato com a realidade extra-muros através de matrículas oferecidas à profissionais em atuação na realidade,... - permanente contato com a realidade extra-muros através de matrículas oferecidas à profissionais em atuação na realidade,...


Carregar ppt "XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google