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PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS

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Apresentação em tema: "PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS"— Transcrição da apresentação:

1 III SEMINÁRIO PIBID II ENCONTRO DAS LICENCIATURAS II SEMINÁRIO PRODOCÊNCIA

2 PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS

3 PROBLEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES
PROJETO PRODOCÊNCIA UFMS EQUIPE: Profª Ana Cristina Fagundes Schimrmer Profª Icléia Albuquerque de Vargas Prof. João Ricardo Viola dos Santos Profª Micheleni Márcia de Souza Moraes Prof. Onofre Salgado Siqueira

4 Contexto: Mais de 52 cursos de Licenciaturas;
14 áreas de licenciaturas voltadas para a educação básica; 11 campus; Como pensar a formação de professores formadores considerando a realidade da UFMS?

5 Problemáticas (Desafios) x Práticas Exitosas (Possibilidades em construção)
O panorama atual dos cursos de licenciatura da UFMS, sugere como problemática a ser enfrentada a necessidade de se propiciar espaços de diálogos, reflexão e proposição de ações no âmbito dos coletivos de coordenadores, professores, alunos, egressos e representantes das escolas da educação básica e gestores das políticas de estaduais e municipais de educação em Mato Grosso do Sul.

6 Metodologia: Encontros Setoriais: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas. I Seminário Prodocência: 28 e 29 de agosto de 2014

7 Grupos de Trabalho GT 1- Estágio Supervisionado E Parcerias Entre Universidade, Estado E Município GT 2 - Prática de Ensino GT 3 - Relações Entre “Disciplinas Específicas-Disciplinas Pedagógicas” e Interdisciplinaridade GT4 - Novos Conteúdos Curriculares GT 5 - Programas de Apoio (PIBID, PIBIC, PET, LIFE, etc.) GT 6 - Ingresso, Permanência e Evasão dos Licenciandos

8 Solicitado aos Grupos, após discussões:
Considerações: Ações Propositivas:

9 Pensar na construção de uma identidade para os cursos de licenciaturas na UFMS é pensar na aproximação – construção com a escola pública; É pensar em que tipo de profissionais estamos formando e em que tipo de profissionais somos e o que queremos ser. Este é o nosso caminho ...

10 obrigado

11

12 Resultados Preliminares:Considerações:
Discussões sobre as diferentes realidades dos campus e as dificuldades que muitos cursos enfrentam tanto da parte do espaço físico, estrutura e falta de laboratórios, salas de aulas ao número reduzido de pessoal técnico-administrativo e docentes; As políticas públicas decorrem do intenso movimento dialético de lutas históricas e o reconhecimento do Estado; O distanciamento da Universidade com relação à escola e sua diversidade sócio-cultural; Falta de formação dos professores universitários em uma perspectiva interdisciplinar que articule o conteúdo pedagógico com o específico;

13 Falta de valorização dos programas pela instituição, que não oferece contrapartida necessária. Ex: falta de espaço físico para o desenvolvimento das atividades, falta de materiais permanentes, falta de incentivo financeiro para participação/organização em eventos, dificuldade de acesso a internet, falta de laboratórios de ensino nos cursos de licenciatura, entre outros; Dificuldade de Diálogo entre os cursos de licenciatura com a faculdade de educação ;

14 Ações Propostas Formação continuada para os professores que atuam nos cursos de licenciatura; Equidade no nível de ofertas e de cobrança com os diferentes projetos da instituição; Relações entre estágio, PIBID, extensão e laboratórios; criar um comitê de estagio da UFMS, por área multicampi; Reelaborar um projeto de colaboração entre ufms/estados/municipios; Preg fazer cadastro de professores de estágio para que as informações sejam estabelecidas de forma mais dinâmica;

15 Reunir os núcleos e grupos de pesquisa dos diversos campi, criando instrumentos unificadores como um website e uma revista, agregando e divulgando as pesquisas relacionadas; Implementação da moradia estudantil, do RU, de infra estrutura, como bibliotecas, internet, laboratórios de ensino, salas de estudo para grupos de estudos, bolsistas,ampliação do serviço social e psicológico de modo a apoiar o aluno e sua permanência.

16 A relação da prática com a escola, percebendo a realidade de questões de conhecimentos/aplicações no ensino e aprendizagem; Que se mobilizem, de fato, todos os coordenadores, professores e estudantes das licenciaturas para discussões sobre SUAS AÇÕES, algo que deveria ter ocorrido no momento de reorganização das estruturas curriculares, conteúdos, ementas, disciplinas;

17 Estabelecer uma relação de proximidade e de diálogo contínuo entre a Graduação, Pós-Graduação e Sociedade em geral sob os pilares do ensino, pesquisa e extensão, constitui-se a problemática fundante que tangencia todas as outars questões nos cursos de licenciaturas pois,

18 PROBLEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES
confirma-se a premência de se constituir um projeto institucional para a formação de professores das licenciaturas da UFMS. Espera-se, dessa forma, que as propostas que estão sendo construídas pelo coletivo dos professores das licenciaturas da UFMS direcionem para a construção do Projeto Institucional de Formação Inicial de Professores da UFMS.


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