A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência

2 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência ANALISE TEXTUAL Conteúdo Programático desta aula  Reconhecer os tipos de articulação semântica na construção de mensagens  Estabelecer relações entre segmentos do texto  Identificar elos de continuidade do texto no processo de leitura.

3 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência POR QUE DEVEMOS ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS SEGMENTOS DO TEXTO?

4 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência COERÊNCIA SEMÂNTICA - É ESTABELECIDA ENTRE OS SIGNIFICADOS DOS ELEMENTOS DO TEXTO ATRAVÉS DE UMA RELEÇÃO POSSÍVEL. - A CASA QUE DESEJO COMPRAR É BASTANTE JOVEM. PODEMOS DIZER QUE A FRASE É INCOERENTE ? A PARTIR DE QUE INFORMAÇÃO?

5 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência COERÊNCIA SINTÁTICA - ADEQUAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A FRASE, O QUE INCLUI TAMBÉM ATENÇÃO ÀS REGRAS DE CONCORDÂNCIA E DE REGÊNCIA. -NOSSO TIME GANHOU A COMPETIÇÃO PARA TINHA BONS JOGADORES. O QUE ACONTECE COM ESTE EXEMPLO EM TERMOS DE COERÊNCIA ?

6 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência COERÊNCIA ESTILÍSTICA - UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM ADEQUADA ÀS POSSÍVEIS VARIAÇÕES DO CONTEXTO. - O ILUSTRE ADVOGADO TEM CONSCIÊNCIA DE QUE SUA PETIÇÃO NÃO VAI PROSPERAR, POIS O CLIENTE ENFIOU O PÉ NA JACA ? NESTA SITUAÇÃO, O QUE HÁ COM ESTA FALA ?

7 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência

8 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência COERÊNCIA PRAGMÁTICA - PODEMOS DIZER QUE ESSE TIPO DE COERÊNCIA É VERIFICADO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE POSSUÍMOS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL, QUE INCLUI TAMBÉM UM COMPORTAMENTO ADEQUADO À CONVERSA. DUAS PESSOAS CONVERSANDO EM UMA FESTA: - VOCÊ VIU COM QUEM O PAULO CHEGOU ? - QUERO MAIS UM PEDAÇO DE TORTA DE AMORAS SILVESTRES. O QUE ACONTECE COM A SEQUÊNCIA DESTA CONVERSA?

9 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência TER TEXTUALIDADE, TER COERÊNCIA, PRODUZIR SENTIDO NA MENSAGEM: “Ter textualidade ou textura é o que faz de uma sequência lingüística um texto um texto e não uma sequência ou um amontoado aleatório de frases ou palavras. A sequência é percebida como texto quando aquele que a recebe é capaz de percebê-la como uma unidade significativa global. Portanto, tendo em vista o conceito que se tem de coerência, podemos dizer que é ela que dá origem à textualidade.” (KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência, 9ª Ed., São Paulo: Cortez, 2003, p )

10 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência FATORES REPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA: -CONHECIMENTO DE MUNDO AQUELE PROVENIENTE DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O MUNDO, CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL. ATRAVÉS DESSA INTERAÇÃO ARMAZENAMOS ESSE CONHECIMENTO, CONSTITUINDO MODELOS COGNITIVOS.

11 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência POR EXEMPLO, AO CHEGAR EM UM FUNERAL, SEI O COMPORTAMENTO QUE DEVO TER EM UM EVENTO COMO ESSE, COMO CUMPRIMENTAR AS PESSOAS, USAR O TRAJE ADEQUADO ETC, ASSIM COMO NUM EVENTO COMO UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.

12 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência CONHECIMENTO PARTILHADO CONHECIMENTO COMPARTILHADO ENTRE AS PESSOAS, ENTRE QUEM ESTABELECE UMA INTERAÇÃO. ESSA INTERAÇÃO SE TORNA POSSÍVEL GRAÇAS À EXPERIÊNCIA COMUM DOS ENVOLVIDOS.

13 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência INFERÊNCIAS SÃO AS REFLEXÕES QUE FAZEMOS A PARTIR DE ALGUMA IDEIA, A PARTIR DE DETERMINADO TEXTO. INCLUEM AS DEDUÇÕES, CONCLUSÕES QUE CONSTRUÍMOS JUNTAMENTE COM QUEM CONTA OU ESCREVE UMA HISTÓRIA, UM FATO ETC.

14 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência COMO ENTENDEMOS O TEXTO A SEGUIR ? O motorista entra num bar de beira de estrada e pergunta:bar - Quanto custa um cafezinho?- R$ 0,50 - responde o balconista.- E o açúcar?- Ah, o açúcar é de graça!- Então me vê 3 quilos.

15 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência FATORES DE CONTEXTUALIZAÇÃO SÃO ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA HISTÓRIA, UM TEXTO: DATA, LOCAL, ELEMENTOS GRÁFICOS ETC.

16 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência SITUACIONALIDADE CONHECIMENTO DE ONDE A HISTÓRIA SE SITUA, COM TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS. INFORMATIVIDADE Trata da própria sequência do texto, da história. As informações antigas que devem ser recuperadas pelo ouvinte/leitor. FOCALIZAÇÃO Constitui-se no próprio foco do texto, no assunto a ser tratado.

17 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência INTERTEXTUALIDADE INTERAÇÃO COM OUTROS TEXTOS, MECANISMO IMPORTANTE PARA ENTENDIMENTO DE DETERMINADAS MENSAGENS.O TEXTO FAZ ALUSÃO A OUTROS TEXTOS, EXIGINDO DO LEITOR UMA BUSCA DE INFORMAÇÕES FORA DO UNIVERSO DO TEXTO EM QUESTÃO.

18 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência

19 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência VAMOS UTILIZAR TODOS ESSES FATORES RESPONSÁVEIS PELA COERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DO TEXTO A SEGUIR ? O policial do 190 atendeu o telefone e foi anotando o pedido de socorro: - Por favor, mandem alguém urgente, entrou um gato em casa !! - Mas como assim? Um gato em casa? - Um gato!!! Ele invadiu minha casa e está caminhando em minha direção!!! - Mas como assim? Você quer dizer um ladrão? - NÃO ! Estou falando de um gato mesmo, desse que faz 'miau, miau', e ele está vindo em minha direção!!! - Vocês têm que vir agora !!!! - Mas o que tem de mais um gato ir na sua direção ? - Ele vai me matar, ora bolas !!! E vocês serão os culpados !!! - Quem está falando? - O papagaio.

20 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência Resumindo -Analisamos os tipos de articulação semântica nas mensagens -Analisamos as relações entre segmentos do texto -Exercitamos a construção do sentido através de relações semânticas.

21 ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Carregar ppt "ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google