A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 19 - 20/8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO b TEXTO ÁUREO “ Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 19 - 20/8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO b TEXTO ÁUREO “ Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade."— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO b TEXTO ÁUREO “ Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus”. Jd 1.16 b VERDADE APLICADA A igreja precisa combater com veemência aqueles que querem usar de práticas imorais no meio do povo de Deus, a pretexto de viverem uma liberdade cristã distorcida do Evangelho. b OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender sobre a falsa doutrina dos gnosticistas; Enfatizar sobre a necessidade de combater os hereges; Destacar a importância de permanecermos firmes na sã doutrina bíblica. TEXTOS DE REFERÊNCIA: Jd 1.8, 10, 12; 2Pe 2.10, 14

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO I N T R O D U Ç Ã O b JUDAS COMBATEU OS FALSOS MESTRES. b ADORMECIDOS, ESTRELAS ERRANTES, b SONHADORES ALUCINADOS. b CONTAMINADOS NA CARNE SE INFILTRARAM NA IGREJA. b TROUXERAM DOUTRINA GNÓSTICA COM OBJETIVO DE: TRANSTORNAR OS ENSINOS DE CRISTO,TRANSTORNAR OS ENSINOS DE CRISTO, COMPROMETER A FÉ DOS FIÉIS.COMPROMETER A FÉ DOS FIÉIS.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 1. INFILTRAÇÃO DO GNOSTICISMO NA IGREJA a. COMBATE DE JUDAS E EPAFRAS ( Jr 29.8 ) Nicolaísmo: lascívia, insubmissão, gula.Nicolaísmo: lascívia, insubmissão, gula. Gnosticismo: conhecimento espiritual especial com misticismo e ocultismo, suposta superioridade.Gnosticismo: conhecimento espiritual especial com misticismo e ocultismo, suposta superioridade. Alerta para a igreja de Colossos. (Cl 2.8)Alerta para a igreja de Colossos. (Cl 2.8) Ameaça pelas práticas e princípios anticristãos.Ameaça pelas práticas e princípios anticristãos. Epafras viajou para contar a Paulo a situação daEpafras viajou para contar a Paulo a situação da igreja de Colossos. (Cl 1.8)

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 1. INFILTRAÇÃO DO GNOSTICISMO NA IGREJA b. 3 GRANDES TEMAS DO GNOSTICISMO b Miséria do Homem (Mt 8.34) Prisioneiro de seu corpo, alma vinda do mundo.Prisioneiro de seu corpo, alma vinda do mundo. b Dualidade Cósmica (Gn 1.1) Mundo mau criado por um deus perverso.Mundo mau criado por um deus perverso. Mundo bom criado por um deus “bonzinho”.Mundo bom criado por um deus “bonzinho”. b Apocalipse Gnóstico (Ap 21.1) Mundo perverso substituído pelo reino divino.Mundo perverso substituído pelo reino divino.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 1. INFILTRAÇÃO DO GNOSTICISMO NA IGREJA c. GNOSTICISMO DOS NOSSOS DIAS (Cl 2.8, Jr 29.8) Renascimento do gnosticismo (1950).Renascimento do gnosticismo (1950). Samuel Weor, sul americano – 50 livros sobre:Samuel Weor, sul americano – 50 livros sobre: filosofia, alquimia, ciência, psicologia, antropologia, religiões. Escolas, associações, cursos, centros de prática.Escolas, associações, cursos, centros de prática. Gnose estudada na Europa e Oriente Médio.Gnose estudada na Europa e Oriente Médio. Gnose de Alexandria (Platão, Zendavesta, Orfismo).Gnose de Alexandria (Platão, Zendavesta, Orfismo). Alquimistas, Rosa-cruz. Todo cuidado é pouco!Alquimistas, Rosa-cruz. Todo cuidado é pouco!

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 2. GNOSTICISMO NÃO PREVALECE DIANTE DA BÍBLIA a. GNOSTICISMO DESMERECE A FÉ CRISTÃ ( 1Tm 1.4; 4.3 ) Heresia, filosofia, astrologia, anjos, tabus alimentares.Heresia, filosofia, astrologia, anjos, tabus alimentares. Judas agiu com firmeza no combate aos gnósticos.Judas agiu com firmeza no combate aos gnósticos. Libertação da alma: espírito e a matériaLibertação da alma: espírito e a matéria –Deixar a imperfeição, o mal com: jejum, celibato, abstenção dos alimentos e prazeres, auto flagelação...ou –Entrega à licenciosidade para libertar a alma do físico. Procuraram infiltrar a mitologia no cristianismo.Procuraram infiltrar a mitologia no cristianismo.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 2. GNOSTICISMO NÃO PREVALECE DIANTE DA BÍBLIA b. JUDAS COMBATEU OS “SONHADORES ALUCINADOS” ( Jd 5-7 ) Cuidado com a doutrina que melhor interessa.Cuidado com a doutrina que melhor interessa. A carnalidade não pode ter lugar na Igreja.A carnalidade não pode ter lugar na Igreja. Espírito Santo dá poder para repreender.Espírito Santo dá poder para repreender. Cuidado com o que nos afasta de Deus, pois:Cuidado com o que nos afasta de Deus, pois: –Destruiu, no deserto, os que não creram. (5) –Destinou à escuridão os anjos rebeldes. (6) –Pôs no fogo eterno os carnais de Sodoma. (7)

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 2. GNOSTICISMO NÃO PREVALECE DIANTE DA BÍBLIA c. COMBATER HEREGES, COM AUTORIDADE DE DEUS ( Jd 8,9 ) Autoridade de Deus – para manter a igreja santa.Autoridade de Deus – para manter a igreja santa. Maior dano: divisão por interesses pessoais:Maior dano: divisão por interesses pessoais: –Questões de fé, doutrina, fidelidade a Deus. –Para Paulo, fruto da carnalidade. (Jd 8) –Para Pedro, fruto da rebeldia. (2Pe 2.10) Absalão levado por satanás almejar o trono.Absalão levado por satanás almejar o trono. Igreja irrepreensível é a que se submete àIgreja irrepreensível é a que se submete à autoridade de Deus e dos pastores.

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 3. GNÓSTICOS-LIBERTINOS, SONHADORES ALUCINADOS a. LIBERTINOS - OPOSITORES DA SANTIFICAÇÃO (Hb 12.14,15) Libertinos falam da liberdade:Libertinos falam da liberdade: –Da consciência, da Lei; mas... –Querem ser livres de Deus e do próximo. Querem transformar a graça de Deus em libertinagem.Querem transformar a graça de Deus em libertinagem. Creem no perdão, rejeitam o imperativo da santidade.Creem no perdão, rejeitam o imperativo da santidade. Liberdade de Cristo é viver em obediência a Deus.Liberdade de Cristo é viver em obediência a Deus. Libertação da escravidão do pecado.Libertação da escravidão do pecado.

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 3. GNÓSTICOS-LIBERTINOS, SONHADORES ALUCINADOS b. LIBERTINOS – TENTAM INFILTRAR NA IGREJA Libertinos ensinavam que a graça de Deus permitia :Libertinos ensinavam que a graça de Deus permitia : –Participação nos sacrifícios pagãos. (1Co ) –Participação dos festivais oferecido pelos pagãos. –Seguir os nicolaítas e aos de Jezabel. (Ap 2.15, 20) –Participação das profundezas de satanás. (Ap 2.24) Fiquemos atentos ao que parece mas não é.Fiquemos atentos ao que parece mas não é. Deus sempre honrará a nossa fidelidade a Ele.Deus sempre honrará a nossa fidelidade a Ele.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 3. GNÓSTICOS-LIBERTINOS, SONHADORES ALUCINADOS c. LIBERTINOS – TENTAM MENOSPREZAR A LIDERANÇA (2Pe 2.1; 10-14) Têm espírito presunçoso e autossuficiente.Têm espírito presunçoso e autossuficiente. Não respeitam os pastores, abrem trabalhos.Não respeitam os pastores, abrem trabalhos. Trazem escândalos à obra de Deus e à Igreja.Trazem escândalos à obra de Deus e à Igreja. Citados na Bíblia como :Citados na Bíblia como : –Arrogantes, dominadores, falsos mestres; –Libertinos, avarentos de torpe ganância; –Mentes pervertidas, impostores, réprobos; –Rochas submersas, perigo para a “navegação”.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 4. GNÓSTICOS BANALIZAM A GRAÇA DE DEUS a. LIBERTINOS – NEGAM OBRA EXPIATÓRIA DE JESUS (Jd 8,12) Ensinam que a graça de Cristo torna tudo lícito, até a imoralidade (eufemismo, amor livre).Ensinam que a graça de Cristo torna tudo lícito, até a imoralidade (eufemismo, amor livre). Nega que Cristo morreu na cruz para nos salvar. Nega que Cristo morreu na cruz para nos salvar. Vivem sem recato. Qual a fonte dessa “doutrina”?Vivem sem recato. Qual a fonte dessa “doutrina”? Não é a Bíblia, que condena:Não é a Bíblia, que condena: A imoralidade, a concupiscência, a prostituição,o adultério. –“Adormecidos que contaminam a carne”.

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 4. GNÓSTICOS BANALIZAM A GRAÇA DE DEUS b. LIBERTINOS – NEGAM OS VALORES MORAIS (Rm ) Defendem ainda:Defendem ainda: –A multiplicidade de parceiros, homossexualismo. –Pornografia, relacionamentos extraconjugais. –Consumo exagerado de bebidas alcoólicas. –Participação nas diversões mundanas. –Absorção dos valores do mundo no vestir, andar, viver. Nega qualquer ética definida de valores morais. Nega qualquer ética definida de valores morais. A Igreja: atalaia dos perigos dessa libertinagem.A Igreja: atalaia dos perigos dessa libertinagem.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO 4. GNÓSTICOS BANALIZAM A GRAÇA DE DEUS c. LIBERTINOS – NEGAM SOBERANIA DE JESUS CRISTO ( Cl ) Apresentam um Jesus Cristo que:Apresentam um Jesus Cristo que: –Amou a todos indistintamente. –Nunca condenou ninguém. –Nunca se pronunciou contra o pecado de ninguém. Jesus é a cabeça da Igreja, o princípio, o primogênito entre os mortos, tem primazia e superioridade.Jesus é a cabeça da Igreja, o princípio, o primogênito entre os mortos, tem primazia e superioridade. Em Cristo reside toda plenitude de Deus.Em Cristo reside toda plenitude de Deus. Reconciliou consigo mesmo os céus e a terra.Reconciliou consigo mesmo os céus e a terra.

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO CONCLUSÃO b Libertinos são iníquos, sem piedade pessoal. b Sem temor de Deus, sem a verdadeira religião. b Apresentam-se disfarçados de cristãos. b Usam linguagem e práticas cristãs...mas... b São arrogantes, aduladores, interesseiros. b Sensuais e promovem divisões na Igreja. b Trazem ideias heréticas parecendo corretas.

16 16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO CONCLUSÃO II b O Espírito Santo e o “cristômetro” nos permitem: b 1. Identificar os gnósticos/libertinos. b 2. Conhecendo-os, combatê-los. b 3. Saber que a doutrina gnóstica é falha. b 4. Mantermo-nos longe de cair em tentação. b 5. Resistirmos e ajudar outros a resistirem.

17 17 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO MUITO GRATO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS CONTINUEMOS ANIMADOS COM A ESCOLA BÍBLICA ! POR QUE? NA ESCOLA BÍBLICA APRENDEMOS A SERVIR MELHOR A NOSSO DEUS.


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 19 - 20/8/2012 GNOSTICISMO, O MAL DO SÉCULO b TEXTO ÁUREO “ Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google