A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)"— Transcrição da apresentação:

1 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)

2 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20142 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) EPFL Rolex Learning Center As universidades do futuro serão instituições mais abertas, mais transparentes e mais flexíveis, melhor adaptadas a um cenário em constante mudança

3 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20143 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

4 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20144 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

5 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20145 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

6 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20146 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

7 De que falamos quando falamos de MOOCs Proposta de definição atual: Trata-se de um curso online desenhado para um número muito elevado de participantes (e não estudantes), aberto a todos sem pré-requisitos de entrada e que oferece uma experiência parcial ou total de frequência de um curso sem custos para o utilizador. Tipicamente, um MOOC contém conteúdo educativo cientificamente validado, deve facilitar a interação entre pares (incluindo alguma, embora limitada, interação dos participantes com docentes/tutores), permite atividades autênticas e testes, incluindo feedback (com rúbricas bem desenhadas para a avaliação por pares e motores de inteligência artificial para a integração de avaliação de aprendizagens massiva), oferece possibilidades de reconhecimento (não-formal) das aprendizagens realizadas e contém um guia de estudo ou um syllabus. Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20147 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

8 Para que servem os MOOCs? Internacionalização/globalização da oferta educativa superior (virtual) (marketing institucional + oferta educativa não formal de baixo custo) Suporte à mobilidade académica (virtual) (desconcentração/unblunding da oferta educativa formal) Disseminação de Inovação (virtual) (transferência de conhecimento de elevado impacto de investigação avançada + experimentação e implantação de práticas pedagógicas inovadoras) Apoio à formação universitária em campus (blended) (extensão tecnológica do espaço de aprendizagem tradicional / experiência MIT) Políticas públicas de formação acelerada de populações carenciadas (virtual ou blended) (investimento público estratégico) Reconversão profissional (virtual ou blended) (formação acelerada de natureza corporativa ) Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20148 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

9 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/20149 António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

10 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

11 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) Será que os MOOCs podem garantir a Qualidade e Sustentabilidade da Experiência de Aprendizagem Online?

12 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) S ERÁ POSSÍVEL UM MODELO EUROPEU DE MOOC ?

13 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) Características Comuns dos MOOC Europeus 1.Os cursos dirigem-se a um grande grupo de estudantes (Massivo). 2.Uma percentagem significativa dos cursos combina a abertura clássica da EaD com a abertura digital (licenças abertas, disponibilidade livre online, acessibilidade aberta, programação aberta, flexibilidade de ritmo, lugar e tempo). 3.Os cursos são medidos em Créditos Europeus. 4.Os cursos são centrados no estudante e não no professor. 5.Os materiais de aprendizagem são inclusivos e de grande qualidade. 6.Muitos dos materiais de aprendizagem são de natureza multimédia. 7.A maioria dos cursos oferece uma comunidade/rede de aprendizagem. 8.Os cursos oferecem badges ou formas de certificação formal (pagas).

14 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) U M N OVO T IPO DE MOOC

15 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) Modelo Pedagógico iMOOC O modelo desenvolvido pela UAb segue uma linha de disrupção coerente, uma vez que segue os quatro princípios do seu Modelo Pedagógico Virtual® institucional: aprendizagem centrada no estudante, flexibilidade, interação e inclusão digital. O modelo pedagógico iMOOC combina a aprendizagem autónoma e a aprendizagem autodirigida com uma forte dimensão social, articulando a flexibilidade desejada pelos estudantes online com o ritmo necessário para que obtenham sucesso. O modelo destina-se à aprendizagem não formal. Os iMOOC focam-se responsabilidade individual, na interação, nas relações interpessoais, na inovação e na inclusão. (Teixeira, A. & Mota J., 2013)

16 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT)

17 Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) Que Futuro depois dos MOOC? A disseminação das Práticas Educacionais Abertas e em particular de formas de Educação Aberta Massiva implica uma mudança profunda na cultura educativa e na organização da profissão docente: Desregulação da prática docente Novas formas e ferramentas de avaliação e certificação das aprendizagens (ex: badges), baseadas na reputação Crescente mistura entre os percursos de aprendizagem formal, não formal e informal Crescente personalização e diferenciação dos processos de formação Novos modelos educativos focados na sustentabilidade do sistema de conhecimento Globalização da oferta de serviços educativos, baseada na escalabilidade da procura e consequente diminuição do custo Reorganização do setor do eLearning com a chegada de novos atores

18 20/10/ António Teixeira (EDEN, UK; BSTPI, USA; UAb, PT) Muito Obrigado! ¡Muchas Gracias! Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico


Carregar ppt "Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google