A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”

2 PIBID/UESPI - DADOS INSTITUCIONAIS UESPI – Transformada em Universidade em 1992, tem em sua estrutura 18 campi, distribuídos por todo estado do Piauí Tem aproximadamente alunos matriculados em 113 cursos de graduação, incluindo a Plataforma Paulo Freire e EAD.

3 Matrículas de graduação da UESPI

4 Quadro de Docentes da UESPI FormaçãoEfetivoSubstitutoTotal Pós-doutor04 Doutor Mestre Especialista Graduado111 Total

5 Distribuição percentual de docentes efetivos de acordo titulação

6 Distribuição dos Docentes da UESPI de acordo com a Titulação

7 PIBID/UESPI Estruturação do Programa PIBID: Edital 2011 – 08 subprojetos Edital 2012 – 07 subprojetos

8 Distribuição dos Subprojetos PIBID/UESPI por Campi Campus Poeta Torquato Neto (Teresina): Biologia Geografia História Física Química Letras Português Letras Inglês Letras Espanhol Campus Clóvis Moura Pedagogia Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba) Biologia Pedagogia Campus Heróis do Jenipapo (Campo Maior) Biologia História Campus Prof. Barros Araújo(Picos) Pedagogia Campus Dra. Josefina Demes (Floriano) Biologia

9 Distribuição de Bolsas PIBID/UESPI por Campus/Subprojeto Municípi o SubprojetoAno do Edital BOLSAS Coord. de área Supervisão Inic. à Docência TERESINA PEDAGOGIA/ CLÓVIS MOURA BIOLOGIA/ TORQUATO NETO FÍSICA/ TORQUATO NETO QUÍMICA/ TORQUATO NETO HISTÓRIA/ TORQUATO NETO GEOGRAFIA/ TORQUATO NETO LETRAS PORTUGUÊS/ TORQUATO NETO LETRAS INGLÊS/ TORQUATO NETO LETRAS ESPANHOL/ TORQUATO NETO PARNAÍBA PEDAGOGIA BIOLOGIA CAMPO MAIOR BIOLOGIA HISTÓRIA FLORIANO BIOLOGIA PICOS PEDAGOGIA TOTAL

10 PIBID/UESPI Os mecanismos de acompanhamento do programa: Reuniões semanais, quinzenais, mensais. Reuniões individuais com Coordenadores de Área para resolução de problemas. Reunião com a Secretaria de Educação para estabelecer convenio com as escolas. Visitas as escolas parceiras Reunião com Coordenadores de Área, Supervisores e Bolsistas de Iniciação a Docência

11 PIBID/UESPI Administração das bolsas e do sistema SAC: Realizado pelo coordenador de Gestão com auxílio de dois funcionários cedidos pela UESPI para o PIBID; Mudanças em bolsistas devem ser encaminhadas por meio de memorando contendo justificativa do motivo até o dia 10 de cada mês; É feita nova seleção por meio de edital ou convocados candidatos classificados.

12 PIBID/UESPI Estratégias de fixação dos bolsistas no programa

13 Fluxo de substituição de bolsistas Função Nº de Bolsistas Motivo AtivoCancelado Coord. Institucional01 Coord. De Gestão01 Coord. de área afastados para cursar doutorado 01 afastada por motivos pessoais Supervisor mudança de escola/ enceramento de contrato 04 solicitação do coordenador de área 02 solicitação do bolsista 01 cadastramento equivocado Inic. à Docência24441Vários motivos (gráfico a seguir)

14 Motivos para substituição de bolsistas de Iniciação à Docência

15 PIBID/UESPI Os processos de seleção dos membros do PIBID: Por meio de Editais com divulgação no sítio da UESPI e enviados via memorando e para as coordenações de curso e escolas participantes; Edital lançamento do Programa: um mês; Edital para substituição do bolsistas: duas semanas.

16 PIBID/UESPI A interação dos coordenadores com os colegiados das licenciaturas: Os coordenadores de Área sao indicados pelos colegiados dos cursos; Os relatórios parciais e finais, assim como todos os memorais produzidos pelos bolsistas são avaliados pelos colegiados.

17 PIBID/UESPI Os caminhos de formalização do programa na IES: Nosso Programa vai completar o segundo ano de funcionamento em Julho/2013; Normas para Institucionalização do Programa PIBID estão sendo formuladas, no sentido de garantir seu desenvolvimento e ampliação; Uma proposta será apresentada no II Seminário do PIBID UESPI (26 a 28 de junho/2013) para ser discutida pelos partipantes do Programa. Após sua consolidação será enviada para apreciação dos Órgão colegiados da Universidade.

18 PIBID/UESPI Os regulamentos, normas e princípios propostos Supervisor Utilizar-se-á, como critério de classificação, o seguinte:  Ter supervisionado e/ou acompanhado alunos de Instituições de Ensino Superior, em atividade de Estágio Curricular Supervisionado;  Ter diploma de pós-graduação, ou ser aluno regularmente matriculado em programa de pós-graduação na área de Educação, ou no Ensino de Ciências, ou na área específica do subprojeto;  Análise do currículo;  Tempo de magistério na Educação Básica.

19 PIBID/UESPI Os regulamentos, normas e princípios propostos Supervisor O professor supervisor será desligado do PIBID/UESPI se: a) perder o vínculo profissional com a escola conveniada; b) solicitar seu desligamento ao coordenador de área, com justificativa; c) for solicitado pelo coordenador de área, mediante justificativa, especialmente quando não estiver atendendo aos objetivos e obrigações do PIBID/UESPI; d) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital;

20 PIBID/UESPI Iniciação à docência O aluno candidato à bolsista do Projeto deve atender aos seguintes requisitos: a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; b) estar regularmente matriculado no Campus e Curso de Licenciatura conforme o item 2 deste edital e cursando, no mínimo, o 2º período do seu curso; c) estar a, pelo menos, 2 (dois) semestres de conclusão do curso; d) possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a sete; e) estar em dia com as obrigações eleitorais; f) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto, tão logo ele seja selecionado; g) ter disponibilidade de, no mínimo, 12 (doze) horas semanais, no período de vigência da bolsa, e em horário compatível com o desenvolvimento das atividades do PIBID, sem prejuízo de suas tarefas acadêmicas regulares h) não possuir vínculo empregatício (preferencialmente) e não receber outro tipo de auxílio financeiro na modalidade de bolsa; i) apresentar carta de motivação contendo, no máximo uma lauda, justificando seu interesse em atuar futuramente na educação básica pública.

21 PIBID/UESPI A substituição dos alunos bolsistas poderá ocorrer nas seguintes situações: a) desistência do bolsista; b) cancelamento de matrícula ou transferência para outro curso; c) não cumprimento das 12 horas de atividades semanais previstas no Projeto; d) apresentação de desempenho insatisfatório, tanto nas atividades referentes ao programa, quanto no desempenho acadêmico nas disciplinas dos cursos, comprometendo o bom andamento das atividades, situação que será identificada e justificada a partir do processo de avaliação sistemática do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UESPI); e) realização (nas escolas em que funciona o Projeto e nos horários a ele destinado) de atividades não previstas no mesmo, ou que não tiverem a participação dos Supervisores na Escola e do Coordenador de sua respectiva área de conhecimento. Os substitutos serão chamados na ordem de classificação, desde que cumpram os critérios do edital.

22 PIBID/UESPI O reconhecimento institucional: Apoio nas atividades dos bolsistas, com transporte de alunos para eventos; Compra de equipamentos e mobiliário para a sala do PIBID; Destinação de espaço para funcionamento do Programa PIBID.

23 PIBID/UESPI A relação do programa institucional com o projeto de formação de professores das instituições.

24 PIBID/UESPI - PESPECTIVAS A ampliação do programa para atingir os cursos de Licenciatura que ainda não tem subprojeto; Aumento no número de bolsistas por subprojeto; Levar o PIBID a todos os Campi da UESPI


Carregar ppt "III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google