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Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Metodologias, técnicas e instrumentos de coleta e análise.

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1 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Metodologias, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados para estudos de usos e usuários Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Prof. Cláudio Paixão Anastácio de Paula

2 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Conduzindo um estudo Pré-requisitos: - conhecimento da realidade; -noções básicas de metodologia e técnicas de pesquisa; -usar a evidência empírica; -ter um raciocínio lógico; -seriedade; -questionamento constante das crenças e conclusões.

3 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Para que estudar usuários? Seu objetivo imediato é a aquisição de conhecimento. - resolver problemas específicos; - gerar teorias; - avaliar teorias existentes. “Não existe pesquisa sem teoria; seja explícita ou implícita”.

4 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação A importância da pergunta O tipo de pergunta determina todo o resto: Objetivos Métodos Técnicas Instrumentos Estratégias para análise

5 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Uma vez definidos pergunta e objetivos Você pode responder à questão: Qualitativo ou quantitativo?

6 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Qualitativo ou quantitativo ? Estudo quantitativoEstudo qualitativo abordagem das ciências naturais abordagem da etnologia e da comunicação preocupações dominantes são objetividade, generalizibilidade, reprodutibilidade essas preocupações são secundárias lógica da verificaçãológica da descoberta o contexto é colocadoo contexto é apreendido

7 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Qualitativo ou quantitativo? Estudo quantitativoEstudo qualitativo o que será significativo é conhecido precisamente a priori, tudo pode ser significativo o controle a priori das variáveis o controle a posteriori das variáveis procedimentos codificados e fixados procedimentos variáveis

8 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Complementaridade de ambos os métodos Aporte do método qualitativo ao quantitativo Aporte do método quantitativo ao qualitativo

9 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Seguindo a abordagem proposta por Cunha (1982, p.7), vamos diferenciar os métodos de pesquisa para estudo de usuário a partir da técnica de coleta de dados utilizada. Lembramos que uma pesquisa envolve várias etapas: 1.definição dos propósitos e limites do estudo; 2.preparação de um esboço da organização do relatório final; 3.determinação dos tipos de dados e dos métodos de coleta; 4.preparação das tabelas, formulários e impressos para coleta e tabulação dos dados; 5.coleta de dados; 6.tabulação e análise; 7.preparação do relatório; 8.revisão, crítica e preparação final do relatório. (WIGHT, citado por FIGUEIREDO, 1994, p ) Métodos dos EU

10 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação A escolha das técnicas de coleta de dados relaciona-se intimamente com os propósitos e o objeto do estudo e pode ser subdividida em três classes: técnicas envolvendo análise documentária, técnicas envolvendo observação e técnicas envolvendo perguntas (CUNHA, 1982, p.7). Métodos mais utilizados na coleta de dados dos EU

11 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Análise de conteúdo Análise de citações Documentos de biblioteca Diários Técnicas envolvendo análise documentária:

12 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Observação não participante Observação participante Análise de tarefas e resolução de problemas Técnicas envolvendo observação:

13 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Questionário Entrevista Técnica do Incidente Crítico Técnica de Delfos (Delphi) Grupos Focais Técnicas envolvendo perguntas:

14 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Os dados obtidos a partir de questionamento usualmente diferem daqueles obtidos por métodos de observação Espera-se que o usuário responda sobre suas necessidades de informação quando eles realmente não sabem quais serviços e produtos poderiam existir à sua disposição; o conteúdo, extensão e profundidade dos mesmos; não sabem sequer quais são suas reais necessidades, são capazes de expor apenas suas demandas. Limitações dos estudos de usuários

15 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação EU são difíceis porque precisam de respostas lógicas que possam ser interpretadas quantitativamente e resultar em aplicações práticas Amostragens ruins Mais importante que melhorar metodologia é melhorar os modelos teóricos Necessidade de justificar os gastos com os SIs – ter um uso efetivo de informação Limitações dos estudos de usuários

16 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Elaboração e Aplicação de Questionários 1º Passo: Conhecer o contexto associado ao projeto. 2º Passo: Colher informações preliminares a respeito de questões importantes para as partes interessadas e os indivíduos-chave: - informações descritivas - informações comportamentais - informações preferenciais 3º Passo: Delinear e especificar questões-chave 4º Passo: Elaborar primeira versão do questionário 5º Passo: Aplicar Pré-Teste para avaliar: - Clareza - Abrangência - Aceitabilidade 6º Passo: Revisar as perguntas (se necessário, efetuar novo pré-teste) 7º Passo: Aplicar o questionário

17 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Texto ou declaração introdutória deve: Identificar a organização ou entidade que conduz o estudo. Estabelecer os objetivos e metas do estudo. Apresentar a base da seleção da amostra. Demonstrar a importância dos resultados para os próprios entrevistados. Valorizar a participação do entrevistado. Demonstrar que todas as respostas são valiosas: não há respostas corretas ou incorretas. Estimar o tempo necessário à condução do questionário. Por correio ou incluir instruções para devolução. Por telefone ou pessoalmente: solicitar permissão para prosseguir com as perguntas.

18 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Formato das perguntas: aberto ou fechado Vantagens das perguntas fechadas: –Conjunto de alternativas de resposta é uniforme –Lista de possibilidades de resposta tende a tornar a pergunta mais clara –Evita-se respostas estranhas ou irrelevantes –Oferecem melhor abordagem de tratamento para assuntos delicados Exemplos: Qual a sua formação escolar? ___ ensino médio incompleto ou menos ___ ensino médio completo ___ superior incompleto ___ superior completo ___ pós-graduação Quantos abortos você já fez? ___ nenhum ___ um ___ dois ___ três ___ quatro ___ cinco ou mais

19 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Formato das perguntas: aberto ou fechado Desvantagens das perguntas fechadas: –Seleção de resposta ao acaso por incerteza ou incompreensão da pergunta –Não permitem distinções sutis entre os entrevistados –Tendem a restringir a amplitude do assunto A questão da categoria “outros, favor especificar” O uso de perguntas abertas: –Volume de informações irrelevantes e repetitivas –Aptidão de comunicação por parte de entrevistado –Demanda de tempo  índice de recusas –Categorização interpretativa, subjetiva e demorada

20 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Sequência das perguntas –Perguntas introdutórias –Perguntas delicadas –Perguntas afins –Série padronizada de respostas –Seqüência lógica –Perguntas de filtragem ou “peneira” –Verificações de confiabilidade –Perguntas abertas de acompanhamento –Perguntas abertas de aspectos gerais Extensão do questionário

21 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Diretrizes para a redação de perguntas: –Prestar atenção ao nível de linguagem –Ter cuidado com palavras e frases não-específicas –Evitar perguntas com múltiplas finalidades –Evitar informações manipulativas –Verificar se existe alguma ênfase inadequada –Avaliar a existência de palavras e frases emocionais

22 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Níveis de medição: –Escala nominal –Escala ordinal –Escala de intervalos

23 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Formatação das perguntas: –Distribuição das respostas no questionário –Número de respostas alternativas –Estrutura de categorias para variáveis de escala de intervalos –Ordem das alternativas de resposta –Respostas múltiplas –Respostas escalonadas –Instruções ao entrevistador

24 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação: 1. Você acha que os imigrantes clandestinos deveriam receber pagamentos da AFDC (Ajuda a Famílias com Crianças Dependentes)? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

25 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação: 2. Sua cidade tem um dos governos mais eficientes do país. Por favor, classifique-a em termos da sua eficiência global Muito Favorável Favorável Neutro Desfavorável

26 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação: 3. Você está satisfeito com o fluxo do trânsito e a disponibilidade de estacionamento em sua vizinhança? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

27 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação: 4. Você acredita que a eutanásia deve ser praticada se o paciente está irremediavelmente doente ou dá seu consentimento? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

28 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação: 5. Por favor, indique abaixo sua renda: ____ Abaixo de R$400,00 ____ R$400,00 e abaixo de R$600,00 ____ R$ 600,00 - R$1000,00 ____ R$1000,00 - R$1250,00 ____ Acima de R$ 1250,00 – R$2000,00

29 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação: 6. Que espécie de atividades você gostaria de ver mais em sua comunidade? ____ Peças de teatro ____ Música ____ Dança ____ Palestras ____ Futebol ____ Filmes

30 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Determinação da composição da amostragem 1.Definir a população ou universo 2.Definir a população útil – lista de membros identificáveis e contáveis 3.Extrair a amostra dos entrevistados – população identificada para as entrevistas

31 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação Aplicação do Questionário Pesquisas por correio Pesquisas por telefone Pesquisas pessoais Tabulação e análise das respostas ao questionário

32 Especialização em Gestão Estratégica da Informação Disciplina: Diagnósticos de usos da Informação BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p , maio/ago CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.10, n.2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), p. 5-20, jul./dez FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, p. ISBN – X REA, Louis M. e PARKER, Richard A. Metodologia de Pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, Referências


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