A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas. Carga Nuclear Efetiva Força de atração entre o núcleo e os elétrons externos Zef = Z - S Z = número de prótons.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas. Carga Nuclear Efetiva Força de atração entre o núcleo e os elétrons externos Zef = Z - S Z = número de prótons."— Transcrição da apresentação:

1 Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas

2 Carga Nuclear Efetiva Força de atração entre o núcleo e os elétrons externos Zef = Z - S Z = número de prótons no núcleo (número de elétrons) S = número de elétrons internos  elétrons entre o núcleo e o elétron externo

3 Tamanho de átomos e íons O raio atômico dos gases nobres é a distância do centro do núcleo até a camada de valência (último nível de energia)

4 Para outros átomos calcula-se o raio atômico médio, que é o resultado da divisão da medida entre dois núcleos por dois.

5 Raio Atômico No mesmo período, à medida que o número atômico aumenta, o raio atômico diminui, pois quanto maior for o número atômico, maior será a força de atração do núcleo com os elétrons, o que faz com que eles fiquem mais “juntos”, tendo, portanto, menor raio.

6 Mesma coluna: o período indica a quantidade de níveis que os átomos de um elemento possuem. Portanto, quanto maior for a quantidade de níveis, maior será o seu raio.

7

8 Cátions : perde elétrons, seu núcleo atrai mais fortemente a eletrosfera, diminuindo o raio Ânions: ganha elétron, as repulsões eletrostáticas aumenta, aumentando o raio < < Raio do cátionRaio do átomo neutroRaio do ânion

9 Espécies Isoeletrônicas: íons e átomos isoeletrônicos possuem o mesmo número de níveis preenchidos e de elétrons. Maior número atômico, menor raio. Exemplo: Na+ (Z = 11) e F- (Z = 9)

10 Energia de Ionização É a energia mínima necessária para se retirar o último elétron de um átomo isolado e no estado gasoso. E(g) + Energia  E + (g) + e - Energia de Ionização

11

12 Afinidade Eletrônica Quando um átomo neutro e no estado gasoso recebe um elétron, ele se torna um ânion e emite energia. Essa energia emitida é denominada afinidade eletrônica.

13 Eletronegatividade É uma propriedade que mede a tendência que o elemento possui de atrair elétrons para si. Lembre-se: não se define eletronegatividade para gases nobres

14 Eletropositividade É a medida da tendência de um átomo em perder elétrons numa ligação química.

15 Volume atômico É o volume ocupado por um mol de átomos do elemento no estado sólido. É calculado dividindo-se a massa molar de um elemento pela sua densidade.

16 Densidade ou Massa Específica É a razão entre a massa de um elemento e seu volume.

17 Temperatura de Fusão e Ebulição Os pontos de fusão e ebulição variam de acordo com a densidade, exceto nas famílias dos metais alcalinos e dos alcalinos terrosos.


Carregar ppt "Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas. Carga Nuclear Efetiva Força de atração entre o núcleo e os elétrons externos Zef = Z - S Z = número de prótons."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google