A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estado e os Três Poderes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estado e os Três Poderes"— Transcrição da apresentação:

1 O Estado e os Três Poderes
Filosofia O Estado e os Três Poderes

2

3 A teoria dos três poderes
A Teoria dos Três Poderes foi consagrada pelo pensador francês Montesquieu. Baseando-se na obra Política, do filósofo Aristóteles, e na obra Segundo Tratado do Governo Civil, publicada por John Locke, Montesquieu escreveu a obra O Espírito das Leis, traçando parâmetros fundamentais da organização política liberal.

4 No Brasil: Poder Legislativo Poder Executivo Poder Judiciário
julgar, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses. administrar a coisa pública (república) legislar e fiscalizar PARA PENSAR: QUARTO PODER? Atualmente fala-se no Brasil a respeito da existência de um quarto poder, exercido pelo Ministério Público, o qual é o responsável pela defesa dos direitos fundamentais e a fiscalizar os Poderes Públicos, garantindo assim, a eficiência do sistema de freios e contrapesos. Cumpre ressaltar, contudo, que há divergência de opiniões a respeito da existência deste quarto poder.

5 + Quem compõe o... SENADO CONGRESSO NACIONAL Poder Legislativo
CÂMARA DOS DEPUTADOS CONGRESSO NACIONAL Poder Legislativo TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)

6 O que fazem: O SENADO A CÂMARA O CONGRESSO
O Senado representa as unidades federativas. Os Estados e o Distrito Federal elegem três senadores (independentemente do tamanho de seu território ou do número de habitantes) cada um, num total de 81, para mandatos de oito anos. Suas principais funções são: propor, debater e aprovar leis que são de interesse do País. A Câmara dos Deputados discute a aprovação de leis sobre diversos temas, além de fiscalizar o uso dos recursos arrecadados pelo povo. A divisão das cadeiras é proporcional ao número de habitantes dos Estados e do Distrito Federal, respeitados o mínimo de oito e o máximo de 70 parlamentares por unidade da federação. O número total não pode passar de 513. Compete ao Congresso Nacional verificar se a aplicação dos recursos públicos ocorre de acordo com a lei. Para isso, o órgão conta com o auxílio do TCU, que pode, por exemplo, exigir esclarecimentos de qualquer pessoa que gerencie receitas, bens e valores públicos.

7 Quem compõe o... Poder Executivo esfera federal esfera estadual
esfera municipal Poder Executivo PRESIDENTE DA REPÚBLICA GOVERNADOR DO ESTADO PREFEITO E VICE

8 Quem compõe o... Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL JUSTIÇA ELEITORAL
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JUSTIÇA ELEITORAL Poder Judiciário SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA JUSTIÇA MILITAR JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇAS ESTADUAIS


Carregar ppt "O Estado e os Três Poderes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google