A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE 2013 Apropriação dos Resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE 2013 Apropriação dos Resultados."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE 2013 Apropriação dos Resultados

2 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OBJETIVOS Produção de um diagnóstico sobre o desempenho dos alunos e os fatores que interferem nesse desempenho. O acompanhamento da qualidade da educação ao longo do tempo – monitoramento da qualidade da educação. A definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais/qualidade e equidade. A produção de informações capazes de fomentar relações significativas entre unidades escolares e órgãos centrais ou distritais das secretarias, bem como a iniciativa dentro das escolas.

3 Quais são os resultados que chegam até a escola?

4 Participação. Médias de proficiência comparadas. Distribuição por padrões de desempenho. Tipos de resultados disponíveis nas revistas e no portal da avaliação

5 Resultados de participação Estado UREEscola Estado MunicípioEscola

6 Médias comparadas

7 Médias e distribuição por padrão – Rede Estadual Proficiências médiasDistribuição por Padrões Estado URE Escola

8 Médias e distribuição por padrão – Rede Municipal Proficiências médiasDistribuição por Padrões Estado Município Escola

9 Resultados comparados Proficiência média Resultados de participação Distribuição dos alunos por Padrões de Desempenho

10 Resultados da escola por níveis Percentual de alunos em cada nível de desempenho

11 Alguns exercícios para reflexão sobre o uso dos dados

12 Exercícios Propostos - Participação Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? Caso 1) Acima de 80%.

13 Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? Caso 1) Acima de 80%. Nessa situação, podemos generalizar o resultado encontrado para o resultado da turma. Ação: Como possibilitar a participação de mais alunos nas próximas avaliações? Ação: Como permanecer com uma participação significativa (acima de 80%) nas próximas avaliações? Exercícios Propostos - Participação

14 Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? Caso 2) Abaixo de 80%. Após discutir estratégias de intervenção, para resultados acima de 80%, vamos ver, discutir, estratégias para resultados abaixo de 80%. Essas estratégias são diferentes? Exercícios Propostos - Participação

15 Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? Caso 2) Abaixo de 80%. Exercícios Propostos - Participação

16 Caso 2) Abaixo de 80%. A) O número de alunos previstos é o número de alunos que frequentam a escola. o Reflexão: Por que alunos frequentes na escola não fizeram a avaliação externa? o Ação: O que fazer para aumentar a frequência desses alunos na avaliação? Exercícios Propostos - Participação

17 Caso 2) Abaixo de 80%. B) O número de alunos frequentes na escola é menor do que o dado apresentado nesta avaliação. Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd? Exercícios Propostos - Participação

18 Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd? B.1) Os alunos mudaram de escola. Reflexão: Por que os alunos mudaram de escola? Exercícios Propostos - Participação

19 Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd? B.1) Os alunos mudaram de escola. Reflexão: Por que os alunos mudaram de escola? B.2) Os alunos são matriculados, mas não frequentam a escola. Reflexão: Por que os alunos não frequentam a escola? Ação: O que podemos fazer para aumentar a frequência desses alunos na escola? Esses questionamentos e planos de intervenção extrapolam os limites da avaliação externa e podem auxiliar o trabalho dos gestores. Exercícios Propostos - Participação

20 1) Observar os resultados de Língua Portuguesa da escola no 4º ano EF em 2013 – avaliado pelo Sispae. Exercícios Propostos – Proficiência

21 1) Observar os resultados da escola no 4º ano em 2013 – avaliado pelo Sispae. Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela escola. Esses resultados estão adequados para essa etapa? Como tem sido o trabalho realizado pela direção e coordenação em relação ao planejamento escolar? Quais intervenções podem ser realizadas, pelos gestores, com o intuito de melhorar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes? Exercícios Propostos – Proficiência

22

23 2) Comparar os resultados do 4º ano de duas escolas no Sispae, fazendo apontamentos ao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações. Exercícios Propostos – Proficiência

24 2) Comparação Escola 1 Escola 2 Exercícios Propostos – Proficiência

25 2) Comparação Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela segunda escola. O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações? Exercícios Propostos – Proficiência

26

27 2) Comparação O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações? Reflexão: A direção e a coordenação deveriam ser mais ativas em relação ao planejamento escolar? Os gestores devem continuar com as mesmas estratégias para os próximos ciclos de avaliação ou modificar as ações implementas na escola? Ação: Para alcançar melhores resultados, que reflitam no desenvolvimento dos estudantes, quais ações podemos promover nos próximos dois anos na escola? Exercícios Propostos – Proficiência

28  Como tem sido o trabalho em relação às metodologias e às práticas pedagógicas? Reflexão: Os resultados alcançados são influenciados pelas ações desenvolvidas em relação às metodologias e práticas pedagógicas aplicadas pelos professores na escola ou pela falta dessas ações? Ação: Como a coordenação e/ou a direção podem trabalhar com os professores metodologias e práticas pedagógicas possibilitando o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes? Como os professores podem refletir sobre sua prática pedagógica? Exercícios Propostos – Proficiência

29 Na reflexão feita anteriormente, observamos se a proficiência variou e, neste momento, observaremos quais as habilidades foram/são desenvolvidas pelos estudantes (em relação à média). De acordo com a escala de proficiência e os resultados alcançados pela escola, quais são as habilidades desenvolvidas pelos grupos de estudantes? Vamos fazer algumas reflexões! Exercícios Propostos – Escala de proficiência

30 Quando analisamos o resultado geral da turma, podemos pensar, também, nos padrões de desempenho, ou seja, na descrição das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em relação a quatro diferentes graus de desempenho alcançado na avaliação. Vamos observar novamente a escala, com os resultados das duas escolas já alocados. Para analisar os resultados, em relação aos padrões de desempenho, vamos identificá-los em nossa escala. Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho

31 Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado Abaixo do Básico Básico AdequadoAvançado

32 Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de cada escola? Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho

33 Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de cada escola? Na Escola 1: Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho que caracteriza o desenvolvimento deles? Quais as habilidades esses estudantes já desenvolveram? Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho

34 Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes da Escola 1? Escola 1 Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho

35 Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de sua escola? Na Escola 2: Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento deles? Quais as habilidades esses estudantes já desenvolveram? Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho

36 Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes da Escola 2? Escola 2 Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho

37 Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio

38 Canais de divulgação

39 Canais de divulgação

40

41

42 Exercícios Propostos

43 Canais de divulgação

44 Canais de divulgação Selecionar o projeto

45 Avaliação educacional em larga escala


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE 2013 Apropriação dos Resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google