A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico."— Transcrição da apresentação:

1 GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico

2 TEMÁTICA Esta proposta de trabalho tematiza a relação entre o homem e a natureza, buscando polemizar a questão do “ecologicamente correto”.

3 DURAÇÃO O trabalho poderá estender-se por um período aproximado de dois meses. Como seu rumo será, porém, determinado pela prática, poderá abreviar-se, caso a motivação se esgote antes do tempo idealizado, ou estender-se e desdobrar-se em novos trabalhos, caso o interesse prossiga.

4 OBJETIVOS Busca-se problematizar o conceito, tão em voga, do “ecologicamente correto”, para, a partir daí, explorar vários aspectos desse tema, publicizá-los de alguma forma e, assim, converter o trabalho numa intervenção social autêntica, evitando que caia na condição de mero ensaio escolar.

5 ALVO Esta proposta foi concebida tendo-se em mente alunos dos anos finais do EF, mas, observadas as devidas adequações, poderá ser destinada a qualquer público.

6 AQUECENDO... 1º – No grande grupo: Atividade de livre exploração da palavra "ecologia" - método de brainstorm: a) Professor diz a palavra e os alunos deverão, numa verdadeira tempestade cerebral, falar ou escrever toda a “enxurrada” de imagens mentais decorrentes da audição dessa palavra. b) Os alunos relatam aos colegas suas associações, e o professor as sistematiza no quadro e provoca uma reflexão/debate sobre essas associações. c) Elaboram, conjuntamente e a partir desse exercício, uma ou mais definições para ecologia.

7 EXPLORANDO SENTIDOS. 2º – Visita aos sites http://www. cambito. com
EXPLORANDO SENTIDOS... 2º – Visita aos sites , comparando as definições apresentadas no com as sugeridas no ícone ecologia. (propor algum tipo de registro de traços dessa(s) definição(ões) que não tenham sido contemplados naquelas elaboradas pelos alunos.

8 CONTEXTUALIZANDO 3º – Em pequenos grupos: Pesquisa para recuperação do contexto sócio-histórico em que viveu o idealizador do termo “ecologia” e exploração dos sentidos atribuídos ao termo em contextos históricos e sociais diversos. Valem todos os recursos, como conversas (registradas com o auxílio de gravador ou bloco de notas) com professor(es) de história e/ou pessoas da comunidade conhecedoras do assunto; consultas (também registradas) em materiais impressos ou internet.

9 UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA
4º – No grande grupo: Discussão sobre as visões de mundo de cada contexto histórico e social, a partir da apreciação do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, idealizado por Al Gore e “A marcha dos pingüins”, e sua relação com as posições ecológicas - Compreensão contextualizada do assunto ou “o sentido é relativo”.

10 (conforme passos da 1ª atividade)
UM NOVO CONCEITO 5º – Exploração do termo “ecossistema” no grande grupo através dos recursos de brainstorm + uso de enciclopédia/dicionário. (conforme passos da 1ª atividade)

11 Localização geográfica do ecossistema –
SITUANDO O CONCEITO 6º – Em pequenos grupos: Exploração do conteúdo apresentado no ícone ecossistema (site já sugerido), buscando as seguintes informações a serem apresentadas (oral e por escrito, com direito a todos os testemunhos pesquisados junto aos conhecedores do assunto) ao grande grupo: Localização geográfica do ecossistema – com indicação no mapa Recuperação dos diversos momentos históricos desses ambientes ontem x hoje Caracterização do ecossistema (relacionando-a a sua história): fauna & flora ( , fenômenos climáticos, solo, intervenção humana & turismo, etc (e outros de interesse dos alunos).

12 9º - Jogo ecológico: http://www.honoloko.org/Honoloko.html
APROFUNDANDO 7º – Em pequenos grupos: Visita aos endereços sugeridos no ícone links: para ampliação de pontos de vista a respeito do assunto. (Relato pelo aluno) b) Identificação da situação em que se encontram os ecossistemas trabalhados em relação aos problemas sugeridos no ícone Principais problemas 8º – Nota ecológica de 0 a 10: Testagem de conhecimentos sobre reciclagem através do ícone jogo do lixo. 9º - Jogo ecológico:

13 nas aulas; (b) em entrevistas com pais,
INTERVINDO 10º – Em pequenos grupos: Organização de um evento onde serão expostas as informações obtidas nas aulas; (b) em entrevistas com pais, professores e pessoas da comunidade/cidade; e (c) em imagens/situações encontradas em obras variadas (incluindo rádio, TV, cinema, propaganda e artes plásticas), ilustradas, fotografadas, gravadas em áudio e/ou vídeo, etc, nesses e noutros contextos. O evento deverá reunir as mais diversas expressões possíveis, de modo a explorar a criatividade e criticidade dos alunos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da comunidade em relação ao tema, convertendo-se num verdadeiro grito ecológico.

14 AVALIANDO A avaliação é parte constitutiva de todo o processo criativo; porém, é tarefa do professor estimular a explicitação e o compartilhamento das impressões e opiniões que brotam no trabalho. Assim, além de provocar o aluno para opinar sobre cada questão, cabe ao professor usar algum recurso para registro desses momentos genuína e espontaneamente avaliativos, que vão dando o rumo do projeto. Após o momento de culminância, representado, aqui, pela realização de um evento ecológico, o processo deverá ser avaliado (individual e no grande grupo) em relação ao máximo de aspectos possíveis, como: participação individual no pequeno e grande grupo; produção do pequeno grupo, produção final do grande grupo.

15 PROSSEGUINDO Deverá ser utilizado, ainda, algum instrumento que possibilite que o público-alvo da intervenção seja integrado ao processo, emitindo (e tendo acolhida) sua opinião sobre o tema proposto e a proposta desenvolvida. Seria interessante o uso de gravador ou filmadora, de modo que o que seria a conclusão converta-se no início de uma nova etapa do projeto.


Carregar ppt "GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google