A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intervenções inteligentes num mundo quase TEMÁTICA Esta proposta de trabalho tematiza a relação entre o homem e a natureza, buscando polemizar a questão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intervenções inteligentes num mundo quase TEMÁTICA Esta proposta de trabalho tematiza a relação entre o homem e a natureza, buscando polemizar a questão."— Transcrição da apresentação:

1

2 Intervenções inteligentes num mundo quase

3 TEMÁTICA Esta proposta de trabalho tematiza a relação entre o homem e a natureza, buscando polemizar a questão do “ecologicamente correto”.

4 DURAÇÃO O trabalho poderá estender-se por um período aproximado de dois meses. Como seu rumo será, porém, determinado pela prática, poderá abreviar-se, caso a motivação se esgote antes do tempo idealizado, ou estender-se e desdobrar-se em novos trabalhos, caso o interesse prossiga.

5 OBJETIVOS Busca-se problematizar o conceito, tão em voga, do “ecologicamente correto”, para, a partir daí, explorar vários aspectos desse tema, publicizá-los de alguma forma e, assim, converter o trabalho numa intervenção social autêntica, evitando que caia na condição de mero ensaio escolar.

6 ALVO Esta proposta foi concebida tendo-se em mente alunos dos anos finais do EF, mas, observadas as devidas adequações, poderá ser destinada a qualquer público.

7 AQUECENDO... AQUECENDO... 1º – No grande grupo: Atividade de livre exploração da palavra "ecologia" - método de brainstorm: a) Professor diz a palavra e os alunos deverão, numa verdadeira tempestade cerebral, falar ou escrever toda a “enxurrada” de imagens mentais decorrentes da audição dessa palavra. b) Os alunos relatam aos colegas suas associações, e o professor as sistematiza no quadro e provoca uma reflexão/debate sobre essas associações. c) Elaboram, conjuntamente e a partir desse exercício, uma ou mais definições para ecologia.

8 EXPLORANDO SENTIDOS... EXPLORANDO SENTIDOS... 2º – Visita aos sites comparando as definições apresentadas no com as sugeridas no ícone ecologia. (propor algum tipo de registro de traços dessa(s) definição(ões) que não tenham sido contemplados naquelas elaboradas pelos alunos.

9 CONTEXTUALIZANDO CONTEXTUALIZANDO 3º – Em pequenos grupos: Pesquisa para recuperação do contexto sócio-histórico em que viveu o idealizador do termo “ecologia” e exploração dos sentidos atribuídos ao termo em contextos históricos e sociais diversos. Valem todos os recursos, como conversas (registradas com o auxílio de gravador ou bloco de notas) com professor(es) de história e/ou pessoas da comunidade conhecedoras do assunto; consultas (também registradas) em materiais impressos ou internet.

10 UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA 4º – No grande grupo: Discussão sobre as visões de mundo de cada contexto histórico e social, a partir da apreciação do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, idealizado por Al Gore e “A marcha dos pingüins”, e sua relação com as posições ecológicas - Compreensão contextualizada do assunto ou “o sentido é relativo”.

11 UM NOVO CONCEITO 5º – Exploração do termo “ecossistema” no grande grupo através dos recursos de brainstorm + uso de enciclopédia/dicionário. (conforme passos da 1ª atividade)

12 SITUANDO O CONCEITO 6º – Em pequenos grupos: Exploração do conteúdo apresentado no ícone ecossistema (site já sugerido), buscando as seguintes informações a serem apresentadas (oral e por escrito, com direito a todos os testemunhos pesquisados junto aos conhecedores do assunto) ao grande grupo: Localização geográfica do ecossistema – com indicação no mapa Recuperação dos diversos momentos históricos desses ambientes ontem x hoje Caracterização do ecossistema (relacionando-a a sua história): fauna & flora (http://www.floraefauna.com/)http://www.floraefauna.com/, fenômenos climáticos, solo, intervenção humana & turismo, etc (e outros de interesse dos alunos).

13 APROFUNDANDO 7º – Em pequenos grupos: a)Visita aos endereços sugeridos no ícone links: para ampliação de pontos de vista a respeito do assunto. (Relato pelo aluno) b) Identificação da situação em que se encontram os ecossistemas trabalhados em relação aos problemas sugeridos no ícone Principais problemas 8º – Nota ecológica de 0 a 10: Testagem de conhecimentos sobre reciclagem através do ícone jogo do lixo. 9º - Jogo ecológico:

14 INTERVINDO 10º – Em pequenos grupos: Organização de um evento onde serão expostas as informações obtidas (a) nas aulas; (b) em entrevistas com pais, (b)professores e pessoas da comunidade/cidade; e (c) em imagens/situações encontradas em obras variadas (incluindo rádio, TV, cinema, propaganda e artes plásticas), ilustradas, fotografadas, gravadas em áudio e/ou vídeo, etc, nesses e noutros contextos. O evento deverá reunir as mais diversas expressões possíveis, de modo a explorar a criatividade e criticidade dos alunos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da comunidade em relação ao tema, convertendo-se num verdadeiro grito ecológico.

15 AVALIANDO A avaliação é parte constitutiva de todo o processo criativo; porém, é tarefa do professor estimular a explicitação e o compartilhamento das impressões e opiniões que brotam no trabalho. Assim, além de provocar o aluno para opinar sobre cada questão, cabe ao professor usar algum recurso para registro desses momentos genuína e espontaneamente avaliativos, que vão dando o rumo do projeto. Após o momento de culminância, representado, aqui, pela realização de um evento ecológico, o processo deverá ser avaliado (individual e no grande grupo) em relação ao máximo de aspectos possíveis, como: participação individual no pequeno e grande grupo; produção do pequeno grupo, produção final do grande grupo.

16 PROSSEGUINDO Deverá ser utilizado, ainda, algum instrumento que possibilite que o público-alvo da intervenção seja integrado ao processo, emitindo (e tendo acolhida) sua opinião sobre o tema proposto e a proposta desenvolvida. Seria interessante o uso de gravador ou filmadora, de modo que o que seria a conclusão converta-se no início de uma nova etapa do projeto.


Carregar ppt "Intervenções inteligentes num mundo quase TEMÁTICA Esta proposta de trabalho tematiza a relação entre o homem e a natureza, buscando polemizar a questão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google