A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Platão: Teoria das Ideias ideia do bem “Fica sabendo que o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder, é a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Platão: Teoria das Ideias ideia do bem “Fica sabendo que o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder, é a."— Transcrição da apresentação:

1 Platão: Teoria das Ideias ideia do bem “Fica sabendo que o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder, é a ideia do bem.” República – 508e.

2 Eidos/Idea: Forma pura, modelo perfeito da realidade material. Imaterialidade Independência Eternidade Divisão Ontológica entre dois mundos, duas realidades: O mundo sensível X O mundo das Ideias (A Materialidade) (A Inteligibilidade)

3 SÓCRATES - Precisaria de algum tempo para se afazer à claridade da região superior. Primeiramente, só discerniria bem as sombras, depois, as imagens dos homens e outros seres refletidos nas águas; finalmente erguendo os olhos para a lua e as estrelas, contemplaria mais facilmente os astros da noite que o pleno resplendor do dia. GLAUCO - Não há dúvida. SÓCRATES - Mas, ao cabo de tudo, estaria, decerto, em estado de ver o próprio sol, primeiro refletido na água e nos outros objetos, depois visto em si mesmo e no seu próprio lugar, tal qual é.

4 A Dialética: Método de ascender a razão ao mundo eidético(Ideal).Método de ascender a razão ao mundo eidético(Ideal). Instrumento que o filósofo deve utilizar para alcançar a verdade, a ideia de bem.Instrumento que o filósofo deve utilizar para alcançar a verdade, a ideia de bem.

5 O Mito da Caverna Mito traz um significado de ilustração, alegoria; uma maneira didática para compreensão da Teoria das Ideias.

6 Interpretação Epistemológica Interior da CavernaInterior da Caverna: Mundo material SombrasSombras: Objetos da sensibilidade FogueiraFogueira: A Retórica, instrumento de dissuasão. InstrumentoInstrumento: Dialética O caminhoO caminho: O estudo dialético Exterior da CavernaExterior da Caverna: Mundo das Ideias Objetos do Ext. da CavObjetos do Ext. da Cav.: Ideias SolSol: Ideia do Bem, Perfeição Volta à cavernaVolta à caverna: Postura Ética frente ao conhecimento do Bem. Assassinato do FugitivoAssassinato do Fugitivo: Crítica à Democracia

7 SÓCRATES - Precisaria de algum tempo para se afazer à claridade da região superior. Primeiramente, só discerniria bem as sombras, depois, as imagens dos homens e outros seres refletidos nas águas; finalmente erguendo os olhos para a lua e as estrelas, contemplaria mais facilmente os astros da noite que o pleno resplendor do dia. GLAUCO - Não há dúvida. SÓCRATES - Mas, ao cabo de tudo, estaria, decerto, em estado de ver o próprio sol, primeiro refletido na água e nos outros objetos, depois visto em si mesmo e no seu próprio lugar, tal qual é.

8 Dimensão Política Crítica de Platão a Democracia Proposta de um Governo Aristocrático O Governo seria exercido por aquele(a) que mostrar melhor capacidade Teórica e Ética. O Filósofo ReiO Filósofo Rei


Carregar ppt "Platão: Teoria das Ideias ideia do bem “Fica sabendo que o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder, é a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google