A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh

2 GESTÃO DA INOVAÇÃO FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

3 Temas da Aula de Hoje A Inovação por Guy Kawasaki A Inovação por Guy Kawasaki Ciclo de vida do produto Ciclo de vida do produto Três zonas de inovação Três zonas de inovação 12 dimensões da inovação descritas por Mohanbir Sawhney. 12 dimensões da inovação descritas por Mohanbir Sawhney. Gamification Gamification

4 Innovation Ofereça sentido Ofereça sentido Substituição da Missão por um Mantra Substituição da Missão por um Mantra Saltar para a próxima curva Saltar para a próxima curva Não se preocupe em fazer tudo perfeito Não se preocupe em fazer tudo perfeito Clientes aprimoram o que já existem Clientes aprimoram o que já existem Enfrentar Oposições Frequentemente Enfrentar Oposições Frequentemente (Guy Kawasaki)

5 Exemplos de Mantra Nestlé: Good Food, Good Life (boa alimentação, boa vida) – já usado por eles, mas talvez só como slogan. Nestlé: Good Food, Good Life (boa alimentação, boa vida) – já usado por eles, mas talvez só como slogan. Spoleto: Satisfação em servir felicidade (um dos únicos a colocar um mantra como missão) Spoleto: Satisfação em servir felicidade (um dos únicos a colocar um mantra como missão)Satisfação em servir felicidadeSatisfação em servir felicidade

6 Ciclo de vida do Produto

7 Inovação Disruptiva

8 Como lidar com resistências Planejar + Equipe Planejar + Equipe Nova Cultura ( orientação e treinamento) Nova Cultura ( orientação e treinamento) Transformar colaboradores em Agentes de Inovação Transformar colaboradores em Agentes de Inovação Papel ativo da liderança Papel ativo da liderança Feedback Feedback

9 Grau de Inovação nas Micro e pequenas Empresas Gerar um diagnóstico que possa apoiar um eventual esforço no sentido de aumentar o uso de novas tecnologias e de Processos inovadores, com a finalidade objetiva de Aumentar a competitividade e, muitas vezes, viabilizar a continuidade dos negócios. (Mohanbir Sawhney, 2006)

10 Atividades de Inovação A atividade de inovação apresenta diversas facetas,como: A atividade de inovação apresenta diversas facetas,como: adaptação, imitação,experimentação, design, adaptação, imitação,experimentação, design, desenvolvimento e pesquisa. desenvolvimento e pesquisa. Inclusive a forma de buscar inovações pode ser inovadora. Inclusive a forma de buscar inovações pode ser inovadora.

11 Inovação Conceitual

12 Dados. Mais de 90% das grandes organizações afirmam estar comprometidas com a inovação, mas seus executivos não conseguem identificar os sistemas corporativos que dariam suporte á afirmação. De acordo com a Pesquisa Industrial de De acordo com a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica PINTEC, do IBGE, Inovação Tecnológica PINTEC, do IBGE, 33% das indústrias no Brasil realizaram algum tipo de Inovação Tecnológica entre 2001 e 2003

13 Dimensões da Inovação (Mohanbir Sawhney, 2006) Radar da Inovação 1. As ofertas criadas 1. As ofertas criadas 2. Os clientes atendidos 2. Os clientes atendidos 3. Os processos empregados 3. Os processos empregados 4. Os locais de presença usados 4. Os locais de presença usados

14 Oferta Refere aos produtos oferecidos pela empresa ao mercado. Refere aos produtos oferecidos pela empresa ao mercado. “A empresa lançou, nos últimos 3 “A empresa lançou, nos últimos 3 anos, algum produto que não deu certo?”

15 Plataforma O entendimento é que a habilidade em O entendimento é que a habilidade em Usar uma mesma plataforma para oferecer um maior número de produtos reflete maior capacidade inovadora. A empresa oferece mais de um produto usando os mesmos componentes ou módulos?

16 Marca Tirar partido da marca ou alavancar outras oportunidades de negócio. Tirar partido da marca ou alavancar outras oportunidades de negócio. A marca da empresa é registrada? A marca da empresa é registrada? A empresa fez um novo uso de sua A empresa fez um novo uso de sua marca (em outro tipo de produto ou negócio)?

17 Clientes Encontrar um novo nicho de mercado para determinado produto. Encontrar um novo nicho de mercado para determinado produto. O serviço de atendimento ao cliente, ou as reclamações O serviço de atendimento ao cliente, ou as reclamações recebidas, servem de apoio para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços ? Algum serviço ou produto lançado nos últimos 3 anos Algum serviço ou produto lançado nos últimos 3 anos decorreu de informações obtidas ou necessidades percebidas junto aos clientes ?

18 Soluções É a combinação customizada e integrada de bens, serviços e informações capazes de solucionar o problema do cliente. É a combinação customizada e integrada de bens, serviços e informações capazes de solucionar o problema do cliente. A empresa ofertou algum novo produto complementar a seus clientes, criando nova oportunidade de receita? A empresa ofertou algum novo produto complementar a seus clientes, criando nova oportunidade de receita?

19 Relacionamento Ações visando fornecer experiências positivas aos clientes. Ações visando fornecer experiências positivas aos clientes. A empresa adotou alguma facilidade ou recurso (senhas, cafezinho, vitrine, etc.) para melhorar o relacionamento com os clientes? A empresa adotou alguma facilidade ou recurso (senhas, cafezinho, vitrine, etc.) para melhorar o relacionamento com os clientes?

20 Agregação de valor É feito, normalmente, pela análise da cadeia de valor, para descobrir fluxos de receitas não explorados e formas de captar valor a partir de interações com clientes e parceiros. É feito, normalmente, pela análise da cadeia de valor, para descobrir fluxos de receitas não explorados e formas de captar valor a partir de interações com clientes e parceiros. A empresa identificou e adotou novas A empresa identificou e adotou novas formas de “vender’ oportunidades de interação com seus clientes e parceiros?

21 Processos São as configurações das atividades usadas São as configurações das atividades usadas na condução das operações internas. A empresa alterou seus processos para obter maior eficiência, qualidade, flexibilidade ou menos ciclo de produção? A empresa alterou seus processos para obter maior eficiência, qualidade, flexibilidade ou menos ciclo de produção? A empresa adotou alguma nova prática de gestão ( just in Time, reengenharia, Manual de Boas Práticas, etc.)? A empresa adotou alguma nova prática de gestão ( just in Time, reengenharia, Manual de Boas Práticas, etc.)?

22 Organização Alterações no organograma; Alterações no organograma; Reorganização para dar tratamento diferenciado a segmentos de clientes. Reorganização para dar tratamento diferenciado a segmentos de clientes. A empresa reorganizou suas atividades, ou seu pessoal, para obter melhora em seus resultados? A empresa reorganizou suas atividades, ou seu pessoal, para obter melhora em seus resultados? A empresa estabeleceu alguma parceria ou participou de algum projeto cooperativo para o desenvolvimento de produtos, melhoria de processos ou busca de mercado ? A empresa estabeleceu alguma parceria ou participou de algum projeto cooperativo para o desenvolvimento de produtos, melhoria de processos ou busca de mercado ?

23 Cadeia de Fornecimento Abrange os aspectos logísticos do negócio, como transporte,estocagem e entrega. Abrange os aspectos logísticos do negócio, como transporte,estocagem e entrega. A empresa adotou alguma ação para reduzir o custo do transporte ou dos estoques de matéria- prima ou de produtos ? A empresa adotou alguma ação para reduzir o custo do transporte ou dos estoques de matéria- prima ou de produtos ?

24 Presença ( Praça) criação de novos pontos, ou utilização dos já existentes. criação de novos pontos, ou utilização dos já existentes.A empresa criou pontos ou canais de venda diferentes dos usuais?

25 Rede Realizar melhorias na rede capazes de ampliar Realizar melhorias na rede capazes de ampliar o valor das ofertas da empresa e, Frequentemente,de trazer benefícios logísticos. A empresa adotou alguma nova forma de ouvir ou falar com os clientes, usando ou não a tecnologia da informação? A empresa adotou alguma nova forma de ouvir ou falar com os clientes, usando ou não a tecnologia da informação?

26 Ambiência Inovadora A empresa fez uso do apoio de A empresa fez uso do apoio deentidades como o SEBRAE, SENAI, SESI, universidades, empresas júnior, sindicatos patronais, etc., ou serviços como a RETEC? A empresa absorveu algum tipo de A empresa absorveu algum tipo de conhecimento ou tecnologia conhecimento ou tecnologia fornecedores, clientes ou outros?

27 Gamification Conquistas Conquistas Combos e Bônus Combos e Bônus Nível Nível Colaboração da Comunidade Colaboração da Comunidade Compromisso Compromisso

28 Atividade Fórum Temático É necessário responder o questionamento e/ou complementar uma resposta do colega. É necessário responder o questionamento e/ou complementar uma resposta do colega. Se você tem alguma ideia de como o gamificação possa ser aplicada em algum setor /empresa. Compartilhe aqui.” OBS: TODOS podem/ devem COMPLEMENTAR NÃO É JULGAR qualquer ideia sugerida.

29 ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM TEMÁTICO VALE PONTO. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM TEMÁTICO VALE PONTO. Estudo de caso da Lanchonete do seu Zé. Estudo de caso da Lanchonete do seu Zé. Resumo do entendimento sobre Gamificação. Cite exemplos. Resumo do entendimento sobre Gamificação. Cite exemplos. 29

30 Entrega: 14/04/12 até às 23:00h ATIVIDADEATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. “LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ SENDO AVALIADA”

31 Dúvidas Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Chat dia 29/03/12 no horário:das 19 às 20:30 h Chat dia 29/03/12 no horário:das 19 às 20:30 h


Carregar ppt "FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google