A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;"— Transcrição da apresentação:

1 Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas; É uma crítica político-social através da qual o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas; Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. Tem um alcance grande, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que, quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.

2

3

4

5 No dia 16/12/04, pesquisa do IBGE informou que o problema alimentar do país não é o excesso de gente comendo pouco, mas gente que come muito, ameaçada de sofrer as graves conseqüências da obesidade. Observe a charge acima e RELACIONE-A com o resultado da pesquisa do IBGE.

6 É importante perceber que Lula foi caracterizado como representante dos obesos, o que fica evidente na forma caricatural como sua barriga foi desenhada e na manchete do jornal que sua esposa lê.

7 Cartum Apesar de ser confundido com charges, que é uma palavra de origem francesa que significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartum retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

8 Relacione a linguagem verbal à não-verbal.

9 A figura do texto representa o resultado do descaso dos administradores públicos com setores básicos e estruturais como saúde, educação, habitação, etc. Roto, desempregado, pés no chão, esquelético, sem condições de usufruir dos direitos universais do homem

10 O cartum critica um problema social muito em evidência atualmente. Nota-se essa crítica explorada tanto na linguagem verbal como na imagem. COMENTE.

11 O Cartum mostra claramente que o personagem está desempregado quando manda lembranças para o seu emprego que foi para o espaço. Tal idéia é reforçada pela marca de pé estampada na parte posterior de sua calça.

12 As tirinhas Aparece para nós como uma adaptação da HQ impressa. Surgiu da idéia de fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada. Diferencia-se das histórias curtas encontradas na HQ, e que conhecemos, comumente como tiras, por ser produzida especialmente para a Internet e jornais. É possível realizar nas tirinhas análise lingüística, leitura e interpretação textual.

13

14 Em relação às falas apresentadas na tirinha acima, NÃO é correto afirmar que: a) Há uma contradição entre a fala inicial de Hagar e a última fala apresentada. b) Hagar demonstra se recordar bem das características físicas da moça que conheceu. c) A crítica feita por meio do diálogo apresentado se dirige aos homens que nunca se lembram do nome de suas mulheres. d) As falas, ao se associarem à linguagem não-verbal, apontam para uma certa nostalgia por parte de Hagar.

15 Por que o 1º interlocutor repetiu a mesma pergunta nos dois quadrinhos, modificando apenas as palavras utilizadas?

16 Houve a necessidade de modificar a pergunta porque o 2º interlocutor não havia entendido o seu sentido. Ele deu à sigla Q.I. (Quociente Intelectual) o significado pejorativo de Quem Indicou.


Carregar ppt "Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google