A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A partir do pacto de aliança, você passa a pertencer a ele e ele a você.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A partir do pacto de aliança, você passa a pertencer a ele e ele a você."— Transcrição da apresentação:

1

2 A partir do pacto de aliança, você passa a pertencer a ele e ele a você.

3 Por que? Porque para Deus aliança é inquebrantável

4 ALIANÇA Deus vê o casamento como uma aliança Em Malaquias 2:14 “O Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade...”

5 A ALIANÇA É PARA PROTEÇÃO A aliança nos protege quanto à nossa integridade física, emocional e espiritual.A família é uma instituição divina,e por isso se torna alvo do ataque das trevas. O inimigo tem interesse de atingir a nossa vida conjugal e conseqüentemente nossos filhos. A aliança será como uma muralha de fogo de proteção.

6 Zacarias 2:5 “E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória.”

7 Vivemos em uma sociedade onde tudo praticamente é descartável e quando não nos satisfaz deve ser trocado por um novo.

8 Aliança não é contrato Nossa mente ocidental tem dificuldade de reter o valor chamado aliança porque nós fomos condicionados a pensar em termos de contrato. Numa sociedade que valoriza a satisfação total do “eu” e a auto-realização, a felicidade deve ser atingida a qualquer custo.

9 Por isso que para muitos a situação de contrato é mais interessante, porque é um acordo entre duas partes onde o desempenho de uma deve gerar a satisfação da outra, e quando isso não ocorrer anula-se o contrato. Quando um prestador de serviço não agrada simplesmente é demito e arruma-se um outro melhor!!

10 No contrato nós podemos dizer: “Se você desenvolver bem a sua parte, eu prometo que farei a minha, caso contrário eu estou livre do meu compromisso com você. Se você me deixar satisfeito e feliz, ótimo! Caso contrário vou procurar alguém que me satisfaça”.

11 “Um bom casamento não é um contrato entre duas pessoas, mas uma aliança sagrada entre três.”

12 “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.12)

13 Em uma cerimônia de casamento temos três coisas:

14 1- Uma promessa EU PROMETO... Ser Fiel Amar Respeitar

15 2-Uma condição Em que condição mesmo? Na Alegria - Na tristeza Na saúde - Na doença Na riqueza - Na pobreza

16 Durante quanto tempo mesmo? Todos os dias da nossa vida Até que a morte nos separe

17 3-Um símbolo visível

18 Um anel de ouro que será o penhor e um marco do compromisso assumido. Esta aliança é tão forte que os noivos perdem a sua individualidade para juntos se completarem formando uma só carne.

19 Os nomes são trocados e após a cerimônia, sob o consentimento dos pais e da sociedade, o casal se retira para a intimidade onde ocorre um pacto de sangue.

20 Você ainda tem dúvida que o matrimônio é uma cerimônia de aliança?

21 2º MINISTRAÇÃO

22 SOMOS DIFERENTES

23 VISÃO ESPACIAL X VISÃO PERIFÉRICA A visão espacial é uma característica totalmente masculina. É a capacidade de enxergar visualmente as coisas como um todo, de maneira espacial. Já a mulher tem a visão periférica, que é a capacidade de enxergar as coisas que acontecem ao seu redor com maior facilidade.

24 É mais fácil para o homem dirigir um carro, pois ele consegue enxergar a pista, os outros carros, as motos, o tamanho da estrada, tudo isso com mais facilidade. Já as mulheres só conseguem enxergar quem está do lado direito e quem está do lado esquerdo

25 RAZÃO X EMOÇÃO Homens são seres que não levam muito a emoção na hora de tomar uma decisão, pois eles se baseiam em fatos lógicos para tomar atitudes. Já as mulheres são seres totalmente emocionais e, na maioria das coisas que decidem, tem um cunho sentimental envolvido.

26 Imagina a seguinte situação: Um filhote de gato perdido no meio da estrada. Reação da mulher: Amor!! Vamos levar e cuidar dele, ele ta só, a mãe dele pode ter morrido, um carro pode passar e atropelá-lo, ele pode ta com fome e sofrendo, pode ter algum machucado, pode ta se sentindo mau e chorando por dentro, pode ta pensando que todos os homens são maus por deixarem ele aqui. Reação do homem: Vamos embora que bicho em casa só da trabalho!

27 OBJETIVIDADE X INDIRETAS O homem tem a tendência de ser mais objetivo, de ir direto ao ponto. Quando um homem quer uma coisa ele vai lá e diz: “Eu quero isso!”. Mas a mulher tem a tendência de fazer um enorme jogo de rodeios cheios de indiretas para dizer aquilo que deseja. Veja o exemplo: Situação: Limpeza do lar. Quando o homem quer que a mulher limpe a casa, ele fala: - Você pode varrer a casa? Quando a mulher quer que o homem limpe a casa, ela fala perto dele: - Nossa! Como essa casa ta suja!

28 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS X MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Os homens gostam de resolver problemas lógicos, dar soluções racionais, mostrar sua opinião. As mulheres gostam de resolver conflitos de cunho emocional, afetivo e sentimental. Por isso que normalmente quando um homem ta precisando de ajuda, ele não gosta de pedir, pois prefere se virar sozinho, já que gosta de encontrar soluções. Se ele e sua mulher estão dentro do carro e se perdem, a mulher vai ficar buzinando no ouvido dele: “Vamos parar pra perguntar para alguém?” e ele vai responder: “Posso encontrar o caminho sozinho, não estou perdido”.

29 A mulher, por ser mais comunicativa, não vê problema nenhum em parar e perguntar onde está, pois ela é assim mesmo, foi desenvolvida e pré-programada pela natureza para lidar com pessoas. A mulher tem uma facilidade incrível para dar dicas sentimentais e resolver problemas emocionais de outras mulheres, e até de homens. Se quer reparar isso é só perceber que quando uma mulher tem um problema, ela corre pra casa de uma amiga.

30 TRILHA UNILATERAL X TRILHA MULTILATERAL Já reparou que os homens não conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Mas as mulheres conseguem passar a roupa enquanto falam no telefone vendo televisão esperando a comida ficar pronta no fogo.

31 Os homens só fazem uma coisa por vez: Se falam no telefone, pedem para todos ficarem calados; Se vêem televisão não conseguem ouvir o rádio; Se falam sobre um assunto, precisam primeiro acabar este assunto, para depois entrar em outro. As mulheres fazem tudo ao mesmo tempo: Além do que já citei acima, elas também conseguem conversar sobre vários assuntos ao mesmo tempo e, o pior, sem se confundir

32 COMUNICAÇÃO DIMINUÍDA X FALAÇÃO

33 Quando o homem pergunta uma coisa do tipo: “Você quer comer o que hoje no almoço?”, ele espera que a mulher responda: “Carne”, ou qualquer outra resposta simples. Mas sabe o que a mulher responde? “Hum! Carne pode me deixar mais gorda, mas é gostosa, só que a Ana, minha amiga, falou que ela e o marido cortaram a carne da dieta porque precisam emagrecer, então eu não quero ficar obesa antes dos 30, pois você pode me abandonar por outra mulher mais nova e bonita e, também, como vai ficar nossos filhos se eu der o mau exemplo de saúde para eles e é bom não esquecer que o preço da carne ta aumentando e as nossas despesas precisam ser controladas, já que a minha mãe vai ficar uma semana com agente no mês que vem”.

34 Como é que uma mulher consegue embutir uma infinidade de assuntos quando o cara ficaria satisfeito com um simples “carne” como resposta? É porque as mulheres gostam de falar mesmo, não tem jeito, está na natureza delas.

35 ACOMODAÇÃO X RABUGICE Todos já devem ter percebido que os únicos que esquecem a tampa da privada levantada, sujam de urina o banheiro, esquecem toalhas pelo chão e outras coisas mais são os homens. Isso é o reflexo puro da acomodação masculina. Homens são acomodados mesmo, tem hábitos considerados repugnantes pelas mulheres e “não estão nem aí” para isso. Não que estejam certo, mas foram condicionados a isso; está na programação mental deles.

36 Em contrapartida, as mulheres reclamam. E reclamam o tempo inteiro, toda hora, de tudo. Olha, existem homens rabugentos, admito, mas as mulheres ganham de longe. Creio eu ser uma tentativa de conseguir o que querem dos homens, pois a maioria deles está despreocupado demais com seus hábitos para querer ouvir as reclamações da mulher. Assim o que acontece é que os homens se acomodam e as mulheres reclamam de tudo. Porque quanto mais a mulher reclama, mais o homem se acomoda. É uma questão de um entender o outro para tentar chegar a algum lugar. Ou você acha que o príncipe encantado realmente existe?

37 PERCEPÇÃO RELAXADA X DETALHISMO O homem é muito geral, olha tudo de uma maneira completa, total, pois percebe o todo e não as partes. A mulher é muito detalhista, olha as partes minuciosamente para ter algo pra falar sobre aquilo.

38 Quando um homem olha algo é mais ou menos assim:

39 Quando a mulher olha algo é assim:

40 Sexos diferentes, emocionalmente diferentes, vindos de familias diferentes e com vivências diferentes. Nada mais óbvio que os conflitos surgirão. Você ja parou para pensar que quando duas pessoas se casam, trazem na bagagem décadas de experiências?

41 O ajuste no casamento leva tempo. Precisamos entender que vale a pena lutar para que o casamento dê certo. Para isso esforço e tempo serão requeridos para que eu conheça meu cônjuge e aprenda a respeitá-lo nas virtudes e nas limitações.

42 Antes de procurar entender o outro, primeiro preciso entender a mim mesmo e encarar meus próprios problemas, sentimentos, capacidades, tendências e limites. É importante lembrar que nossas atitudes são resquícios resultantes de problemas na infância. Muitas das briguinhas no casamento, na verdade, são traumas não resolvidos na infância.

43 O novo nascimento será de grande ajuda, porque nos dará uma nova natureza e pelo poder do Espirito Santo teremos forças para buscar uma transformação e cura interior. Quando isso acontece, o casamento inteiro se beneficia. Quando o casal tem uma experiência cristã eles crescem em maturidade diante de Deus, eles são capacitados com sabedoria e discernimento que os fortalecem para não continuarem mais a cair sempre no mesmo erro.

44 Muitos têm a facilidade de expressar o seu problema e buscar ajuda para solucioná-lo, mas é preciso colocar em pratica tudo o que tem aprendido e isso trará solução para o problema. Porque sem atitudes as coisas continuarão do mesmo jeito.

45 As diferenças devem unir e não separar

46 Já aprendemos que o homem e mulher foram criados de forma diferente, e a beleza do relacionamento conjugal vem justamente pelas diferenças. Quando nos tornamos uma só carne, nos completamos.

47 Cada cônjuge tem atributos diferentes no corpo,na alma e no espírito que é a medida exata da necessidade do outro, porque Deus os preparou desde antes da fundação do mundo para se completarem é a costela voltando para o corpo e formando uma só carne.

48 Por sermos diferentes, abençoamos um ao outro de forma diferente Por isso, na família, Deus determinou que exercêssemos funções diferentes. Cada um deve saber desempenhar a sua função especifica e dar espaço para que o outro desempenhe também o seu papel, evitando deste forma crises e conflitos.

49 3º MINISTRAÇÃO

50 EU PROMETO... Em uma cerimônia de casamento no momento em que o pastor chegou aos votos, perguntou: -Você recebe essa mulher para viver com ela na alegria e na tristeza? Na riqueza e na pobreza? Na saúde e na doença? O pastor ficou admirado de ouvir a resposta cautelosa do noivo : -Sim.Não.Sim. Não.Sim.Não. Claro que todos nós gostariamos de ter só momentos agradáveis,prósperos e saudáveis em nossa vida conjugal.Mas não é assim que o casamento funciona.

51 ALEGRIA...RIQUEZA... SAÚDE... Como manter os pontos altos do meu casamento?

52 1 - A felicidade não é a coisa mais importante. Todos querem ser felizes, mas a felicidade vem e vai mediante as circunstâncias diárias.Casais inteligentes aprendem a, intencionalmente,fazer coisas que trazem a alegria e a felicidade de volta ao relacionamento.Importante é saber viver a vida como ela é!

53 2 – Ser presente é outro fator importante. No meio das dificuldades, quando um casal não sabe o que fazer é importante não se afastar um do outro.Quando gastam tempo juntos,oportunidades de vencerem conflitos e diferenças acontecem.

54 3 – Se não houver mudanças de atitude não haverá mudanças nos resultados. Casais inteligentes aprendem que, para resolver conflitos, precisam de atitude diferente com relação ao mesmo problema.Muitas vezes são as pequenas mudanças de atitude,de comportamento e de ações que fazem a grande diferença no casamento.

55 4 – Gratidão é um fator muito importante. A mudança de comportamento de um dos cônjuges é muito importante,mas a experiência comprova que sem o reconhecimento da outra parte o processo se torna mais lento, difícil e muitas vezes impossível. Casamento e feito a dois.

56 5- A grama é mais verde onde é mais cuidada. Casais de êxito não invejam a “grama verde” do vizinho! É tola a idéia de achar que somente os outros são felizes.Um casal inteligente aprende a investir toda a sua energia para melhorar a qualidade do seu casamento sem se comparar aos outros.

57 6 – Amar não é um sentimento, mas um verbo. O dia a dia desgasta o amor. Mas o amor verdadeiro é uma promessa individual de um coração convicto a amar independente das circunstâncias, dos sentimentos, vontades e desejos momentâneo. Amar quando tudo está bem e quando tudo não está bem, é um compromisso de quem já experimentou o amor incondicional de Deus em sua vida.

58 7 – A maior batalha de todo casamento é lutar contra os maus pensamentos. Casais de êxito aprendem a ignorar as vozes de rancor e justiça própria que as lembranças do passado trazem de volta, vez após vezes em suas mentes. Muitas vezes alimentar a mentira de que casou com a pessoa errada fica consolidada na mente do cônjuge, gerando morte. Cuidado! Essa mentira um dia pode se tornar verdade.

59 8 – Uma crise não é o caos, nem significa que o casamento acabou. Crises são como tempestades que enfrentamos, há nuvens escuras, momentos assustadores e as vezes tsunamis. Mas para vencer é preciso não desistir. Você não ficará nessa situação o resto da sua vida. Na verdade para os vencedores esses momentos significam um novo começo, onde tudo aquilo que atrapalhava o relacionamento será tratado e deixado para traz.

60 TRISTEZA...POBREZA...DOENÇA

61 É justamente nesta hora que surgem os conflitos. Como buscar solução?

62 1º Ache um tempo e um lugar onde ambos possam conversar

63 “Não deixe o sol se pôr sobre sua ira”. (Efésios 4:26)

64 2º Seja objetivo

65 É importante mencionar na conversa A ação que gerou ofensa Como se sentiu na hora A forma que a ofensa lhe impactou

66 3º Use sempre “EU’ nas frases Isso neutraliza toda acusação. Exemplo: “Eu me irrito quando a pia está cheia de louça” é melhor do que dizer “Você nunca me ajuda,você nunca lava as louças”.

67 4º Não mascare seus sentimentos

68 Todos nós sabemos que transportamos sentimentos bons e sentimentos ruins,mas fomos treinados para camuflá-los. E sentimentos são exatamente isso:sentimentos! Eles precisam ser expressos, compartilhados, para que a pessoa que sente o transforme em realidade,fato.

69 5º Ouça

70 Para vencer o conflito no casamento é preciso ter paciência para ouvir os sentimentos e pensamentos do outro antes de atacar e tentar provar que você é que está certo,tem TODA a razão.

71 6º Mantenha o bom humor

72 É muito difícil saber sorrir e ser alegre nas crises. Mas o bom humor lembra que ainda há coisas boas dentro de nós, apesar dos pesares!Devemos, porém, manter o equilíbrio para que o humor não seja confundido com sarcasmo.

73 7º Fique calmo Se o conflito aumentar será necessário explicar uma vez mais a raiz do problema.Se perceber que não há como fluir comunicação proveitosa naquela hora é melhor deixar para falar sobre o assunto outra hora que ambos estarão mais calmos,controlados.

74 8º Crie idéias de resolução Busque idéias para resolver o conflito, levando em conta as conseqüências da cada idéia. Escolha um plano que ambos possam compartilhar e colocar em prática.

75 9º Faça uma aliança Assim como Deus fez o arco-íris como sinal de aliança perpétua estabelecendo que aquele dilúvio nunca mais acontecesse entre Ele e a humanidade,nós também devemos estabelecer sinais,através de atitudes, que selem nossa aliança depois de uma crise. Peça perdão se for necessário. Beijos, abraços, flores e cartões são ótimos sinais para selar uma resolução,um novo compromisso.

76 10º Reconciliem-se

77 “O amor... Não guarda rancor...” 1Co 13:5 Nossa fonte de perdão deve ser inesgotável. Quando abrimos mãos das feridas precisamos entender que perdoar é um processo eterno.

78 CONCLUSÃO Gn 1.10 = E Viu DEUS Que Era Bom. Gn 1.12 = E Viu DEUS Que Era Bom. Gn 1.17 = E Viu DEUS Que Era Bom. Gn 1.21 = E Viu DEUS Que Era Bom. Gn 1.25 = E Viu DEUS Que Era Bom. Gn 1.31 = E Viu DEUS Que Era Bom. Gn 2.18 = Não è Bom Que o Homem Esteja Só.

79 Visto que o casamento foi instituído por Deus com o propósito de expressar o relacionamento de amor entre Cristo e a igreja, amor esse que o levou a dar a sua vida por ela, assim, nós quando ganhamos um novo coração temos a capacidade de nos amar da mesma maneira. O ambiente do casamento é o melhor lugar para se praticar a Palavra da Cruz, que é a morte diária do nosso “EU”.

80 RENOVAÇÃO DOS VOTOS

81 Na cidade de Paris existe uma ponte chamada Ponte do Amor, sobre o rio Sena. Mas, ela não é só apenas uma ponte onde casais apaixonados namoram, existe algo a mais. Toda a extensão da grade da ponte é coberta por cadeados, sim cadeados. Diz a tradição que os casais que colocarem o cadeado ali, fechado, na grade da ponte e jogarem a chave no rio Sena permanecem unidos para sempre.

82

83

84 Assim tomando o exemplo dessa tradição, queremos hoje renovar os nossos votos de amor eterno.

85 Não existe melhor definição de amor do que a de 1 Co 13. O amor é bondoso. O amor não é invejoso. O amor não se ensoberbece. O amor não é grosseiro. O amor não busca os próprios interesses. O amor não acusa. O amor celebra a verdade e não a injustiça. O amor tudo crê e tudo espera. O amor tudo suporta. O amor jamais acaba.

86 NA PRESENÇA DE DEUS EU............. PROMETO CONTUAR SENDO FIEL A TI NA ALEGIA OU NA TRISTEZA, NA RIQUEZA E NA POBREZA, NA SAÚDE OU NA DOENÇA, AMANDO E HONRANDO VOCÊ ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE, E PARA ISSO COM AJUDA DE DEUS EMPENHO A MINHA PALAVRA.


Carregar ppt "A partir do pacto de aliança, você passa a pertencer a ele e ele a você."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google