A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Pesquisar Gustavo Porfírio 1. "O pesquisador que não souber o que está procurando não compreenderá o que encontrar“ 2 Claude Bernard.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Pesquisar Gustavo Porfírio 1. "O pesquisador que não souber o que está procurando não compreenderá o que encontrar“ 2 Claude Bernard."— Transcrição da apresentação:

1 O Pesquisar Gustavo Porfírio 1

2 "O pesquisador que não souber o que está procurando não compreenderá o que encontrar“ 2 Claude Bernard

3 3 Objetivos desta aula: O que é pesquisa? Quais as motivações que podem levar a pesquisar? O que a pesquisa pode aprimorar no aluno? Qual objetivo de fazer IC? O que o planejamento da pesquisa? Quais as etapas de uma pesquisa?

4 1. Pesquisa O que é conhecimento? 4

5 Aceitar como verdade – Autoridade de quem responde – Maneira contemplativa Seria o conhecimento científico uma verdade absoluta? O que é conhecimento científico? Qual o seu principal princípio? – Reprodutibilidade 1. Pesquisa 5

6 O que é uma pesquisa científica? – Um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar um conhecimento pré-existente (Clark, 2001); – Um processo de fazer uma pergunta, ou uma série de perguntas relacionadas, e então iniciar procedimentos sistemáticos para obter respostas válidas para esta questão 1. Pesquisa Clark OAC, Castro AA. A pesquisa. In: Castro AA, editor. Planejamento da pesquisa. São Paulo: AAC; Disponível em URL: 6

7 Qualquer pesquisa encontrará respostas válidas? (qualquer pesquisa será útil?) Rigor Metodológico Rigor é atitude e não conhecimento! 1. Pesquisa 7

8 Seis motivos que levam os alunos a fazer pesquisa no curso de graduação : 1.Para impressionar os colegas, principalmente de sexo oposto; 2.Para receber algum dinheiro com bolsa de iniciação científica ou similar; 3.para se aproximar do professor e garantir a vaga na pós-graduação ou na residência 4.para conhecer melhor uma determinada doença ou tópico específico 2. Por que pesquisar? 8

9 Seis motivos que levam os alunos a fazer pesquisa no curso de graduação: 5. Para engordar o currículo 6. Para aprender sobre o método científico e como realizar uma pesquisa Qual o motivo correto? Há motivo correto? 9 2. Por que pesquisar?

10 Fatores com influência negativa: – Medo de imitação – Medo do instrumento de avaliação – Medo de simplicidade – Medo da pesquisa ser imperfeita – Medo de trabalho Por que pesquisar?

11 Para tornar o aluno um pesquisador? DEPENDE! Pode acelerar o desenvolvimento dos alunos até o doutorado Vantagens em fazer IC – Avaliação crítica – Capacidade de produzir conhecimento Por que fazer iniciação científica?

12 Alcançar a resposta da pergunta da pesquisa da melhor forma possível... melhor forma possível – não implica em maneira mais fácil Base do planejamento Por que planejar?

13 Itens do planejamento – Idéia Brilhante – Plano de intenção – Revisão da literatura – Teste de instrumentos e procedimentos – Projeto de pesquisa Por que planejar?

14 Quem são os autores da pesquisa??? Como será o ordenamento dos autores??? Critérios – Ordenar o nome por ordem alfabética é critério? – Pode ser utilizado qualquer critério considerando suas características – Por participação na pesquisa! Ética desde o planejamento

15 15 6. Etapas da Pesquisa

16 16 É hora de colocar a mão na massa!! Responda em 7 minutos: 1) O que é pesquisa? 2) Quais as motivações que podem levar a pesquisar? 3) Que característica a pesquisa pode aprimorar e desenvolver no aluno? 4) A IC serve apenas para criar pesquisadores? 5) O que o planejamento da pesquisa? 6) Quais as etapas de uma pesquisa?

17 17

18 18 5 minutos para descanso


Carregar ppt "O Pesquisar Gustavo Porfírio 1. "O pesquisador que não souber o que está procurando não compreenderá o que encontrar“ 2 Claude Bernard."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google