A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório de aplicação da parte inicial do projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório de aplicação da parte inicial do projeto."— Transcrição da apresentação:

1 Relatório de aplicação da parte inicial do projeto

2  Busca-se através do jornal produzido na escola despertar no aluno o interesse pela investigação de assuntos de sua realidade, buscando subsídios e argumentos para que tomem posição e partido em situações problemas da sociedade.  Os domínios da estrutura jornalística trazem ao aluno ferramentas para melhor entender e procurar aprender mais sobre os conteúdos da escola e de sua realidade.  O exercício de gerar conhecimento, também pode gerar informação e comunicação, assim também trabalhando a produção jornalística na escola, sistematização das ideias do aluno e interação com os hipertextos, e as estratégias de formação de opinião.

3  O ser humano adquire conhecimento que varia de acordo com a fonte e a forma como é concebido. O científico, o mítico, filosófico e o senso comum permeiam a sociedade de forma tão indissociável que por vezes confundimos sua veia originária.  A comunicação se faz pertinente nesse contexto, a maneira como se transmite as informações geradas por esses saberes influenciam a crença ou não em determinado fato, fenômeno ou acontecimento.

4  A parte inicial do projeto foi explanada para as turmas do 3º ano do E.M.  Em um primeiro momento, foram abordados os temas em sala de aula que podem ser trabalhados na disciplina de Geografia e alguns dos temas abordados foram contextualizados;  Foi proposto a ideia da criação do jornal e os objetivos;  Foram dadas as primeiras instruções de como realizar uma pesquisa e fazer a seleção de matérias.

5 Objetivo  Desenvolver no aluno o interesse pela pesquisa aprofundando assim os temas abordados em sala de aula, buscando enriquecer a aprendizagem, a leitura e a escrita, incentivando os alunos a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos de sua realidade, absorvendo como seu município vem se transformando através da urbanização.

6  Criar o jornal escolar online e impresso e divulgar para a comunidade escolar e local, trabalhando com temas interdisciplinares, através da discussão da realidade do lugar onde vivem, do bairro, da escola.  Buscar com que os alunos e a comunidade participem de forma a estabelecerem relações entre o individual e o coletivo;  Identificar e tomar consciência da importância das línguas na sociedade;  Compreender a diversidade cultural e seus benefícios para o desenvolvimento cultural do país;  Contribuir para a formação geral da comunidade enquanto cidadãos proporcionando reflexão sobre meio social no qual estamos inseridos, por meio da pesquisa e da investigação;  Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;  Utilizar software que auxiliem na construção do jornal;

7  Foi apresentada em sala de aula para os alunos a proposta inicial do projeto. Além disso, trabalhei alguns temas ligados a conceitos Geográficos. Depois partimos para as discussões sobre a criação e a montagem de um jornal escolar, por meio de um texto, que trazia muitas contribuições acerca do assunto. E ao final dessas abordagens, pedimos que realizassem uma votação para escolhermos um nome para o jornal da escola.

8  Os alunos receberam com entusiasmo a ideia do projeto, ficaram bem interessados e alguns mostraram interesse de imediato em colaborar com as atividades propostas, descrevendo algumas habilidades que possuem com softwares, entre outros.  Como o projeto ainda está no início, houve muita discussão sobre o assunto, que perdeu um pouco seu foco principal, foi preciso lembrar aos alunos a importância do projeto que tem o seu viés didático, e tem como ponto de partida desenvolver a pesquisa, a leitura a escrita, que devem ser realizadas com criticidade, desenvolvendo assim atitudes de cidadania, levando os alunos a pensarem sobre a realidade em que estão inseridos, nas esferas social economia e política.

9  Acreditamos que um ponto que pode ser melhorado, pode partir da escola, dos gestores e nós professores é que podemos organizar horários de encontros, e disponibilizarmos algum horário no laboratório de informática da própria escola, para que um grupo de alunos possa se reunir e discutir e elaborar as ideias, além de um ambiente virtual que deve ser criado para que haja essa interação.

10  Por se tratar da fase inicial desse projeto, os alunos apresentaram boa aceitação e estavam entusiasmados. Pode-se notar que precisaremos abrir neste jornal um espaço para discussão de temas atuais, que sejam também do interesse dos alunos, claro, sem perder o viés didático e o principal objetivo do jornal, mas abordar as temáticas de moda, esporte, estre outros fariam com que os alunos ficassem mais envolvidos com o projeto.

11 Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p , ALVES, A. L. F. TONINI, I. M. O jornal em sala de aula como recurso pedagógico no suporte da educação: a experiência do município de Horizonte - CE. Disponível em: Aula/ html. Acesso em: 02/10/ Aula/ html SOUZA, A. S. Álbum: passo a passo de um jornal escolar. Revista Nova Escola. Disponível em: 2/galeria-geografia-cidadania-criticidade-identidade-escolar-premio- victor-civita shtml#ad-image-0. Acesso em: 01/10/2013.http://revistaescola.abril.com.br/fundamental- 2/galeria-geografia-cidadania-criticidade-identidade-escolar-premio- victor-civita shtml#ad-image-0 FARIA, M. A.; ZANCHETTA Jr, J. Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula. Ed. Contexto, p. 178, 2002


Carregar ppt "Relatório de aplicação da parte inicial do projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google