A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Ã

2 POLUIÇÃO – emissão de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos (poluentes), para o ar, água e solo, em quantidades superiores à capacidade que o ambiente tem de os absorver ou inactivar A poluição é a degradação do meio ambiente e revela-se, neste momento, como uma das principais causas de perturbação do equilíbrio dos ecossistemas.

3 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA A poluição atmosférica resulta da emissão de gases e poeiras para a atmosfera. indústrias; QUEIMA DE tráfego automóvel; COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS!!! actividades domésticas (sprays, frigoríficos, AC, …) fogos florestais; queima de resíduos; actividade vulcânica. Fontes de poluição do ar:

4 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Principais poluentes do ar:
Dióxido de carbono (CO2) - responsável por cerca de 55% do efeito de estufa. Clorofluorcarbonetos (CFC) - responsáveis não só por 24% do aquecimento global resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da camada de ozono (que protege da radiação perigosa dos raios solares). Metano (CH4) - produzido pela decomposição de matéria orgânica, em algumas culturas, nas lixeiras e pelos excrementos do gado. Dióxido de enxofre (SO2) e Óxidos de azoto (NOx) – principais responsáveis pelas chuvas ácidas.

5 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
Principais problemas globais: AQUECIMENTO GLOBAL DEVIDO AO AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO CHUVAS ÁCIDAS

6 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
“EFEITO DE ESTUFA”, bom ou mau?! Quando tudo corre normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta com as temperaturas certas, pois bloqueiam parte do calor recebido pelo Sol, aquecendo o planeta. Sem efeito de estufa, a Terra seria muito mais fria e a Vida dificilmente se desenvolveria.

7 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
“EFEITO DE ESTUFA”, bom ou mau?! O efeito de estufa é natural e indispensável à Vida na Terra!!!

8 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
Mas… O AUMENTO DO “EFEITO DE ESTUFA” causa AQUECIMENTO GLOBAL A actividade humana tem vindo a aumentar a emissão de GEE (Gases com Efeito de Estufa), o que provoca a retenção de calor na atmosfera e consequentemente o aumento da temperatura – AQUECIMENTO GLOBAL Consequências do AQUECIMENTO GLOBAL: Fusão das calotes polares  subida do nível médio do mar  inundações e perda de habitats e espécies; Alterações climáticas (tempestades, secas, …)  extinção de espécies.

9 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – como prevenir?
Como prevenir o aumento do EFEITO DE ESTUFA?! Reduzindo a emissão de GEE: Diminuir o consumo de electricidade; Andar a pé ou utilizar transportes públicos; Introduzir filtros nas chaminés das indústrias; Substituir os combustíveis fósseis pelas energias renováveis.

10 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO A camada de ozono filtra a maioria das radiações UV, que são nocivas aos seres vivos.

11 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO O aumento de CFC na atmosfera destrói a camada de ozono (as radiações UV quebram os CFC, libertando átomos de Cloro, que vão destruir o Ozono).

12 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – como prevenir?
Com a REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO ocorre entrada de mais RADIAÇÕES ULTRAVIOLETA (UV), que provocam: Danificação de culturas agrícolas e alguns materiais (ex.: plásticos); Queimaduras solares; Cancro de pele; Cegueira; Extinção de algumas espécies. COMO PREVENIR A REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO?! EVITAR A UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS QUE CONTÊM CFC (sprays, alguns frigoríficos, ar condicionado, …)!

13 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
CHUVAS ÁCIDAS Os compostos de enxofre e azoto reagem com o vapor de água da atmosfera formando ácidos (ácido sulfúrico e nítrico), formando as CHUVAS ÁCIDAS.

14 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências?
As CHUVAS ÁCIDAS provocam: destruição de plantas e florestas; atrasam o crescimento das plantas; tornam o solo, rios e lagos mais ácidos; aumentam as doenças respiratórias (asma); danificam monumentos. COMO PREVENIR AS CHUVAS ÁCIDAS?! diminuir a utilização dos combustíveis fósseis; substituir os combustíveis fósseis pelas energias renováveis; instalar filtros nas indústrias e transportes;

15 CURIOSIDADES O Programa das Nações Unidas para o Ambiente previu que, perto do ano 2025, a temperatura média do planeta terá subido cerca de 1,5ºC. Este aumento de temperatura provocará, consequentemente, uma subida do nível médio da água do mar em cerca de 20 cm pelo derretimento das calotes polares. Um automóvel desafinado emite o dobro de substâncias poluentes (nomeadamente dióxido de carbono). Nos EUA, mil e duzentos lagos (1200) encontram-se completamente destruídos pelas chuvas ácidas e a Alemanha já perdeu metade das suas florestas à conta deste fenómeno. O dióxido de enxofre (SO2) é o principal componente da chuva ácida em quase todas as regiões e as centrais eléctricas são responsáveis por cerca de 65% das emissões totais dessa substância, nos Estados Unidos. Assim, é preciso fazer grandes reduções nas emissões de SO2 lançadas pelas centrais eléctricas. A poupança da electricidade, entre outras poupanças, é um modo de o conseguirmos. Calcula-se que o corte de 50% na produção de CFC's reduziria 95% dos danos na camada de ozono. Milhões de europeus vivem em zonas onde a poluição do ar é suficientemente grave para causar a morte prematura de milhares de pessoas e desenvolver um número ainda mais elevado de doenças crónicas e incapacitantes.


Carregar ppt "PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google