A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo B: Louvamos o FILHO,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo B: Louvamos o FILHO,"— Transcrição da apresentação:

1 Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo B: Louvamos o FILHO, o Pai e o Espírito P F E

2 [ Domingo da DIVINA MISERICÓRDIA ]
da PÁSCOA [ Domingo da DIVINA MISERICÓRDIA ] - Somos mais “felizes” do que Tomé… porque cremos sem termos visto(?)… [ 3ª L./ Ev. - Jo 20 ] - Um só coração, uma só alma… e uma só partilha solidária ( = comunidade cristã )… [ 1ª Leit. / At 4 ] - João proclama que o Amor verdadeiro só pode demonstrar-se pela “Fé ativa”... [ 2ª Leit. / 1 Jo 5 ] P F E ( Ciclo B )

3 A Fé em Cristo ressuscitado «traz a Paz» ao desfazer os medos
A Fé em Cristo ressuscitado «traz a Paz» ao desfazer os medos... E então, o Amor, que se manifesta na fé ativa, constrói a unidade da comunidade cristã: é na partilha de bens (“um só coração e uma só alma”)…

4 Entrada VAMOS ACLAMAR O SENHOR, ENTRE CANTOS DE ALEGRIA.
CELEBRAR O NOSSO DEUS! 1. Cantai um cântico novo, cantai a Deus toda terra; porque Ele fez maravilhas e deu-nos a Salvação!

5 que nos reuniu no amor de Cristo!
( … ) [ Saudação ] S- A graça … estejam convosco. P- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! [ Ato Penitencial ] S- ( … ) Confessemos os nossos pecados: (S e P)- Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. ( … )

6 Glória Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen.

7 Liturgia da PALAVRA

8 L. da PALAVRA 1ª LEITURA Salmo R:
“A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma; ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum. Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de grande simpatia. Não havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos pés dos Apóstolos. Distribuía-se então a cada um conforme a sua necessidade” (At 4) Aclamai O SENHOR, porque Ele é bom: o seu amor é para sempre! Salmo R:

9 L. da PALAVRA 2ª LEITURA ALELUIA! “Caríssimos: Quem acredita que
Jesus é o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que gerou ama também Aquele que nasceu d’Ele. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo; não só com a água, mas com a água e o sangue. É o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade”. (1 Jo 5) ALELUIA!

10 acreditam sem terem visto».
L. da PALAVRA ALELUIA! Disse o Senhor a Tomé: «Porque Me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto».

11 L. da PALAVRA EVANGELHO “Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei».

12 L. da PALAVRA EVANGELHO Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome” (Jo 20)

13 Profissão de Fé (Credo)
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. ( / ) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há de vir na sua glória, para julgar os vivos e os mortos, e o Seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Ámen.

14 A PAZ ESTEJA CONNOSCO, SENHOR!
ORAÇÃO UNIVERSAL Oração dos Fiéis Oramos... em Cristo Jesus, que, não satisfeito com entregar a sua vida por nós, agora, uma vez Ressuscitado e Vivo entre nós, está empenhado em acompanhar-nos sempre para nos trazer a verdadeira Paz e Alegria. Pedimos, então, que a sua Paz nos assista: - Que o Seu Espírito dê força à Igreja fundada nos Apóstolos... - Que os que procuram Jesus o encontrem como a Madalena... - Que acolham o dom da fé os que duvidam como Tomé... - Que as nossas comunidades renovem a fé, a esperança e o amor, como aquelas primeiras comunidades cristãs… A PAZ ESTEJA CONNOSCO, SENHOR!

15 Liturgia EUCARÍSTICA

16 L. EUCARÍSTICA Ofertório VINDE VER O LUGAR
ONDE ESTAVA SEPULTADO O SENHOR. (2) ALELUIA! 1. Treme, ó terra, diante do Senhor, diante do Deus de Jacob, que transformou o rochedo em lago e a pedra em fonte de água!

17 L. EUCARÍSTICA P- Bendito seja Deus para sempre!
( … ) [ Prep. das Oferendas ] S- Bendito sejas, Senhor, Deus do Universo, pelo pão … se vai tornar Pão da vida. P- Bendito seja Deus para sempre! pelo vinho … se vai tornar Vinho da salvação. S- Orai, irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. P- Receba o Senhor por tuas mãos este Sacrifício, para glória do Seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja ( … )

18 L. EUCARÍSTICA P- Ele está no meio de nós.
( … ) [ Oração Eucarística ] S- O Senhor esteja convosco. P- Ele está no meio de nós. S- Corações ao alto. P- O nosso coração está em Deus. S- Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. P- É nosso dever, é nossa salvação.

19 L. EUCARÍSTICA Santo Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo.
O céu e a terra proclamam a Vossa glória. Hossana nas alturas! Bendito O que vem em nome do Senhor. Santo

20 L. EUCARÍSTICA - Aclamações -
[ Após a Consagração / À escolha ] (1ª) S- Mistério da fé! P- Anunciamos, Senhor, a Vossa morte, proclamamos a Vossa Ressurreição Vinde, Senhor Jesus! (2ª) S- Mistério admirável da nossa fé! P- Quando comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a Vossa morte, esperando a Vossa vinda gloriosa (3ª) S- Mistério da fé para a salvação do mundo! P- Glória a Vós que morrestes na cruz e agora viveis para sempre Salvador do mundo, salvai-nos! Vinde, Senhor Jesus!

21 L. EUCARÍSTICA Pai Nosso … “Abbá!”

22 L. EUCARÍSTICA P- Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre!
( … ) [ Ritos da Comunhão ] S- Livrai-nos de todo o mal, Senhor … … a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. P- Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre! S- Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da Vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. P- Amen! S- A paz do Senhor esteja sempre convosco. P- O amor de Cristo nos uniu ( … )

23 L. EUCARÍSTICA Cordeiro de Deus Cordeiro de Deus
que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. dai-nos a paz. Cordeiro de Deus S- Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. P- Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, / mas dizei uma palavra e serei salvo.

24 L. EUCARÍSTICA Comunhão 1. A minha alma glorifica o Senhor e o meu
NA TARDE DAQUELE PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ESTAVAM AS PORTAS FECHADAS NO LUGAR ONDE OS DISCÍPULOS SE ENCONTRAVAM REUNIDOS. JESUS APARECEU NO MEIO DELES E DISSE-LHES: «A PAZ ESTEJA CONVOSCO». ALELUIA! 1. A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 2. Porque pôs os olhos na humildade da Sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. 3. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o Seu Nome. 4. A Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. 5. Manifestou o poder do Seu braço e dispersou os soberbos.

25 L. EUCARÍSTICA Comunhão 6. Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes. 7. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. 8. Acolheu a Israel, Seu servo, lembrado da Sua misericórdia. 9. Como tinha prometido aos nossos pais a Abraão e à Sua descendência para sempre. 10. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amem. NA TARDE DAQUELE PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ESTAVAM AS PORTAS FECHADAS NO LUGAR ONDE OS DISCÍPULOS SE ENCONTRAVAM REUNIDOS. JESUS APARECEU NO MEIO DELES E DISSE-LHES: «A PAZ ESTEJA CONVOSCO». ALELUIA!

26 AÇÃO DE GRAÇAS / REFLEXÃO
L. EUCARÍSTICA AÇÃO DE GRAÇAS / REFLEXÃO Ainda mais do que o apóstolo Tomé – porque nós temos agora “a lição” que ele nos deixou – fazemos da nossa vida um contínuo «ato de Fé». E, ao sairmos desta Eucaristia dominical, comprometemo-nos com Jesus a sermos fiéis: ~ porque Ele é a Luz e o Amor oferecido por nós na Cruz... ~ porque é o Caminho e o Guia Fiel que nos leva ao Pai… ~ porque Ele é o Rosto do Pai, a Palavra e o Pão da Vida… ~ porque é o Salvador, enviado pelo Pai, que, por sua vez, nos envia em missão junto dos irmãos… MEU SENHOR E MEU DEUS !

27 Final RESSUSCITOU, RESSUSCITOU, RESSUSCITOU, ALELUIA! (2)
1. Na sua dor os homens encontraram uma pura semente de alegria. O segredo da vida e da esperança: Ressuscitou o Senhor Jesus!

28 A Fé em Cristo ressuscitado «traz a Paz» ao desfazer os medos
A Fé em Cristo ressuscitado «traz a Paz» ao desfazer os medos... E então, o Amor, que se manifesta na fé ativa, constrói a unidade da comunidade cristã: é na partilha de bens (“um só coração e uma só alma”)… Fim


Carregar ppt "Os 3 Ciclos Litúrgicos No Ciclo B: Louvamos o FILHO,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google