A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE

2 Objetivos Proporcionar ao aluno condições suficientes para elaboração de trabalhos acadêmicos e produção do conhecimento científico, de forma teórica e pratica alicerçada em argumentos coerentes e definições precisas configurando num projeto de pesquisa.

3 Métodos: Aprender;Estudar;Tempo;

4 Programar: utilização do tempo, preparação, revisão de grupo: Para que estudar? Para buscar novos conhecimentos, conhecer melhor a realidade, profissionalizar-se, enfim, são muitas respostas q justificam o ato de estudar, principalmente para um aluno de um curso técnico ou superior.

5 Preparação Organize um horário não só de estudo, mas de todas atividades; Quando for iniciar seu estudo, marque as etapas; Fixe o lugar e as horas de estudo; A adoção de um postura correta é indispensável para um aproveitamento efetivo do estudo; O local do estudo deve ser especial, afinal, você irá ficar ali 2h/dia, pelo menos!

6 Estudo Fase 1 Antes de começar o trabalho, acerte com você mesmo, o que deseja conseguir; Comece o estudo por uma visão do conjunto,como quem lê uma carta de um só fôlego; Agora comece a separar detalhadamente o que você já sabia do que não sabia; Consulte um dicionário

7 Estudo Fase 2 Não deixe frases e períodos sem compreensão integral; Faça um teste para você mesmo responder; Faça desenhos, esboços, diagramas do assunto; Grife, sublinhe, coloque sinais nas margens do livro; Procure não decorar. Busque compreender;

8 Estudo Fase 3 Chegou a hora da síntese (resumo) Só você aprende por você. Estudar é ir do global (assuntos gerais) através do analítico (pesquisa, investigação) para o sintético (síntese, resumo)

9 Trabalho e Repouso Não procure aprender por pedaços. O “todo” ajuda a aprender as partes; Não adianta longos períodos de estudo; E não adianta períodos muito curtos; Quando estiver cansado, mude de matéria A aprendizagem é lenta. Não queira aprender tudo de uma só vez.

10 Dificuldades A aprendizagem é como uma corrente: cada elo seguinte depende obrigatoriamente do elo anterior; Quando não conseguir resolver uma questão, firme bem seus dados na consciência e, antes de deitar, ordene à mente que resolva durante o sono.

11 Leitura Quem se cansa lendo, jamais será um intelectual; Leia em voz alta; Leia estórias, romances e revistas; Nas revistas e jornais leia pelo menos as manchetes e as crônicas; Não se entristeça se esqueceu o filme que assistiu ou do livro que leu; Assim como seu corpo, sua mente precisa de alimento.

12 Por que Estudar Metodologia Cientifica? Ela objetiva: a) capacitar o aluno para a organização do seus estudos; b) capacitar para elaboração de trabalhos acadêmicos científicos; c) distinguir Ciência de outras formas de conhecimentos; d) entender a importância da ciência para compreensão da realidade; e) entender que é método científico, seus tipos e procedimentos; f) capacitar o aluno para que, a partir da ação-reflexão-ação, produza conhecimentos; g) desenvolver o espírito crítico, ético, reflexivo, analítico, sistemático, criativo, curiosidade, indagador, questionar e gosto pela pesquisa e estudos.

13 Significado de Metodologia Cientifica É o estudo dos métodos, especialmente os métodos da ciência. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.

14 Aspecto dos Métodos Científicos Definir Problema Observação e recolhimento de dados. Proposta de uma hipótese Descrição Previsão Controle Explicação das causas Análise dos resultados Interpretação dos dados Publicação dos resultados

15 Orientações necessárias para melhor proveito do curso: tenha muita clareza e consciência do objetivo que pretende alcançar; o processo de aprendizagem requer: constância, paciência e perseverança; organizar horário para estudo, lazer, família, trabalho etc.; utilizar a Metodologia Cientifica para a vida técnica e universitária; dedicação ao curso que está fazendo.


Carregar ppt "BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google