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Defesa do Consumidor- Ótica do Mercado ABRANET- Eduardo Parajo.

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Apresentação em tema: "Defesa do Consumidor- Ótica do Mercado ABRANET- Eduardo Parajo."— Transcrição da apresentação:

1 Defesa do Consumidor- Ótica do Mercado ABRANET- Eduardo Parajo

2 Sobre a Abranet Os provedores de Internet iniciaram suas atividades comerciais à partir de 1995, quando começaram a ser disponibilizadas as primeiras conexões de Internet no país. A Abranet foi criada em 1996 e, atualmente, reúne mais de 300 empresas de pequeno, médio e grande porte. A diversidade de provedores de Internet locais, fazendo o papel de “professores digitais”, orientando seus usuários (pessoas físicas e jurídicas), é um dos principais fatores que contribuiu para o sucesso da Internet no Brasil São mais de empregos diretos e indiretos. Incentivam a descentralização da riqueza por todo o país

3 Crescimento O mercado de acesso e usuários Internet vem crescendo a taxas significativas no Brasil, em torno de 15% ao ano. O e-commerce, “transações através Internet” vem crescendo a taxas ainda mais aceleradas (25% ao ano)

4 Visão do Futuro

5 Quem são os PSP Bandeira Estabelecimento Comercial Adquirente Cliente Bandeira Estabelecimento Comercial Adquirente Cliente PSP Modelo tradicionalA partir de 2007, surgem os PSPs -Mais opções para o estabelecimento comercial e mais opções de pagamento para o consumidor

6 O que fazem os PSP 6 ● Dados protegidos. Os dados do comprador não são repassados ao lojista ● Muito mais lojas passaram a ofertar produtos na internet ● Passaram a oferecer cartão como opção de pagamento em PME´s ● Mais formas de pagamento ● Possibilidade de bloquear pagamentos em até 14 d. ● Vendedores verificados Para os consumidores ● Contrato único para diversas opções de pagamento (crédito, débito, depósito, etc.) ● Confiança e Segurança ● Configuração simples ● Sem custos fixos: sem mensalidade, nem taxa de adesão. Sem aluguel de POS. Só paga se vender.(% da transação) ● Parcela a venda e pode receber à vista Para os vendedores PSPs democratizam e ampliam a aceitação de cartão de crédito e débito e oferecem mais segurança e confiabilidade na compra pela internet PSPs democratizam e ampliam a aceitação de cartão de crédito e débito e oferecem mais segurança e confiabilidade na compra pela internet

7 Segurança Certificações internacionais de Segurança da Informação e criptografia de dados; Disputas – Mecanismo de suspensão do pagamento por consumidores insatisfeitos- mediação Cadastro: – Verificação cadastral de compradores e vendedores – Auditoria/ Obtenção de informações e comprovantes de entrega de produtos

8 Segurança Análise de vendedores – Verificação cadastral – Verificação de contas bancárias – Verificação de adequação a Políticas e Regras Chargebacks ( não reconhecimento da compra) – Resonsabilidade perante a adquirente – Investigação de casos fraudulentos – Ações jurídicas

9 Inovação Pagamentos móveis: utilização de mPos, leitores de cartão de crédito e débito conectados a smartphones » Custos (bem )menores » Praticidade » Universalização Wallet: utilização de aplicativos em smartphones em substituição do cartão plástico Ganhos: » Praticidade » Economia/ transparência » Rapidez

10 Posicionamento no mercado Os PSPs, como usuários das redes de adquirência, posicionam-se do mesmo lado dos consumidores e lojistas antes excluídos Pluralidade, competição por taxas, interoperabilidade e abertura

11 O início da abertura do mercado: obstáculos superados e batalhas à frente 2009 / 2010 Publicação do Relatório Bacen Abranet x Rede - CADE veta a obtenção da base de clientes dos PSP CADE x Visa e Visanet- Quebra de exclusividade 2012 Adendo ao Relatório BACEN sobre a indústria de cartões de pagamento. Concentração persiste. 2011/ 2012 Entrada do Santander e Elavon. Investida do Governo contra taxas de juros e financiamentos bancários 2013/ 2014 Principais adquirentes ainda possuem exclusividade de algumas bandeiras (Diners, Amex, etc.) e vouchers

12 OBRIGADO!


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