A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências das Três Leis de Newton Em um dia trânquilo de sexta-feira, estava acontecendo uma aula teórica de física, no 1° ano do Ensino Médio do Colégio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências das Três Leis de Newton Em um dia trânquilo de sexta-feira, estava acontecendo uma aula teórica de física, no 1° ano do Ensino Médio do Colégio."— Transcrição da apresentação:

1 Experiências das Três Leis de Newton Em um dia trânquilo de sexta-feira, estava acontecendo uma aula teórica de física, no 1° ano do Ensino Médio do Colégio Parode. Nessa sala dois alunos tinham grande destaque, tanto pelas notas quanto pelo comportamento.

2 O assunto que o professor de física estava abordando era sobre as três Leis de Newton.

3 Por ser a ultima aula da semana os alunos estavam já cansados e com raciocínio lento. Apesar dos melhores estudantes dessa classe que são Vitória e Gabriel terem um pequeno entendimento do assunto, não compreenderam como esse conteúdo se encaixava no dia a dia.

4 A aula já estava em seu termino, então o professor Josuel liberou os estudantes, entretanto Vitória e Gabriel que eram bons amigos foram até Josuel e disseram: _Vitória: Professor, você pode falar novamente das Leis de Newton na próxima aula? _Prof. Josuel: Sim... mas vocês não as entenderam? _Gabriel: Nós entendemos um pouco, mas temos uma duvida... como isso está presente em nosso cotidiano? _Prof. Josuel: Está mais do que nós imaginamos! Vamos fazer assim, vocês pensam em uns exemplos dessas Leis baseando na interpretação que vocês tiveram de minha explicação... Dai semana que vem vocês me contam e se estiverem corretas, dizemos para turma e eu a complemento, ok? _Gabriel: Sim... pode ser. _Vitória: Hum... então vamos embora Gabriel! Tchau Prof.! _Gabriel: Tchau prof. Até. _Prof. Josuel: Tchau, bom fim de semana.

5 Após se despedirem do professor, Gabriel foi até o pátio do colégio para pegar sua bicicleta. Como toda semana eles, depois das aulas iam debater o conteúdo apresentado durante a semana. Neste dia eles escolheram a casa da Vitória. Como veio de bicicleta, Gabriel convidou sua amiga para ir em sua garupa. _Gabriel: Ví, sobe na bike, é mais rápido. _Vitória: Tá! espera ai.

6 A casa de Vitória ficava a aproximadamente 4 km de onde estavam. Era um caminho tranquilo e com poucos obstáculos, mas próximo a casa de Vitória, a estrada era de terra. Foram conversando. E o assunto falado foram as Três leis de Newton.

7 _Gabriel: Ví, você entendeu a 1° Lei de Newton? Só entendi a segunda. _Vitória: Sim, é assim, um corpo que esta em repouso só irá se mover se aplicarmos uma força sobre ele, e se ele estiver em movimento só irá parar se aplicarmos uma força contrária sobre o mesmo.

8 _Gabriel: Legal... _Vitória: Aham... (risos). _Gabriel: Da para falar da Segunda Lei de Newton usando o mesmo exemplo. Ela diz que força em relação a massa gera determinada aceleração. _Vitória: Sim, mas qual a relação com a bicicleta? _Gabriel: A força que eu apliquei sobre os pedais fez a bicicleta se movimentar, se eu determinar uma força maior, ela terá uma velocidade superior a anterior. E também se eu aplicar a mesma força nos pedais, mas se você não estivesse na minha garupa, eu teria uma aceleração maior, pois se eu diminuir a massa a aceleração é maior e se a massa aumenta a velocidade diminui.

9 _Vitória: Interessante. _Gabriel: E como você me disse antes, se for aplicado uma força contrária a nós, no caso o freio, haverá um desaceleração, o que nos propiciará a perda de velocidade ou até podemos parar. _Vitória: Pois é.

10 Logo que chegaram a parte que a estrada era de terra. Gabriel diz: Gabriel: Em Ví... vamos descer para evitar a poeira. _Vitória: tá bom. Desceram, Gabriel foi carregando a bicicleta e ao mesmo tempo discutindo sobre a Terceira Lei de Newton.

11 _Gabriel: E a Terceira Lei de Newton é algo relacionado a ação e reação né. _Vitória: Sim, toda força que você determinar em algo, terá uma reação contrária a você de mesma direção e intensidade. Um exemplo é nós andando sabia? Ao colocarmos certa força sobre o chão, ele também aplicará a mesma força sobre nossos pés e nos impulsionara para frente, isso explica o por que de caminharmos (risos).

12 Quando estavam chegando na casa de Vitória, ela tropeça em uma pedra e cai no chão. _Vitória: Ai! _Gabriel: Está tudo bem com você? _Vitória: Sim só ralei o joelho, e meu pé está doendo um pouco.

13 _Gabriel: Ué! Isso é a Terceira Lei de Newton (risos). Você bateu o pé na pedra, ela fez a mesma coisa nele e você caiu e bateu o joelho sobre o chão, o joelho colocou uma força na terra e a reação dela foi a mesma, mas ao contrário, no caso fez o ferimento de seu joelho né. _Vitória:(risos) Só você para me fazer rir. Chegaram na casa de Vitória e foram debater sobre as outras matérias.

14 Uma semana depois... Novamente na aula de física, Gabriel chama o professor Josuel e conta a experiencia que teve com Vitória em as Três Leis de Newton. O professor gostou e compartilhou com o resto da turma. E todos perceberam que esse assunto está praticamente tudo em que fazemos.


Carregar ppt "Experiências das Três Leis de Newton Em um dia trânquilo de sexta-feira, estava acontecendo uma aula teórica de física, no 1° ano do Ensino Médio do Colégio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google