A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA"— Transcrição da apresentação:

1 FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA

2 “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos
“Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

3 15 de abril de 2012 1. Aprofundando os textos bíblicos:
2º DOMINGO DA PÁSCOA 15 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,32-35; salmo 118(117); 1João 5,1-6; João 20,19-31

4 O primeiro dia da semana torna-se para os cristãos o dia do Senhor por excelência, pois celebra a sua Páscoa. Jesus ressuscitado se manifesta no meio dos discípulos reunidos e comunica o dom de sua paz (shalom), como plenitude dos bens messiânicos da salvação. As mãos e o lado revelam as marcas da paixão que o glorificaram na cruz. Ressuscitado e revestido com a glória do Pai, Jesus sopra o Espírito criador, que infunde alegria e coragem para a missão.

5 Com o dom do Espírito (14,16-17), os discípulos são enviados para libertar do pecado, oferecendo a possibilidade da vida nova em Cristo. Como continuadores da obra do Filho, eles manifestam o amor misericordioso do Pai através de palavras e ações solidárias. O encontro de Tomé com o Senhor apresenta as exigências da fé no caminho do discipulado.

6 Sendo testemunha privilegiada, Tomé experimenta a realidade de Jesus crucificado que ressuscitou e professa a fé, tornando-se verdadeiro fiel.

7 Meu Senhor e meu Deus é uma aclamação litúrgica, que expressa a fé da comunidade cristã no Ressuscitado. .

8 A 1ª leitura ressalta que a fé em Cristo ressuscitado deve ser manifestada na comunhão fraterna, no compromisso com os necessitados. numa das “fotografia” que Lucas apresenta da comunidade cristã de Jerusalém,

9 Com o/a salmista cantemos, pois este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos.

10 (2ª leitura ) A fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos leva a participar de sua vitória sobre o mundo), isto é, da vitória do amor e da vida sobre o ódio e a morte. os traços da comunidade ideal: é uma comunidade formada por pessoas diversas, mas que vivem a mesma fé num só coração e numa só alma; é uma comunidade que manifesta o seu amor fraterno em gestos concretos de partilha e de dom e que, dessa forma, testemunha Jesus ressuscitado.

11 Recorda aos membros da comunidade cristã os critérios que definem a vida cristã autêntica: o verdadeiro cristão é aquele que ama Deus, que adere a Jesus Cristo e à proposta de salvação que, através d’Ele, o Pai faz aos homens e que vive no amor aos irmãos. Quem vive desta forma, vence o mundo e passa a integrar a família de Deus.

12 2. Atualizando Como os apóstolos, somos chamados a crer em Jesus morto e ressuscitado, testemunhando sua presença viva através da comunhão fraterna, do amor solidário. Que o Espírito criador nos ilumine para que sejamos instrumentos de libertação e vida nova com o Ressuscitado.

13 3. A palavra de Deus na celebração A comunidade renovada na páscoa do Senhor torna-se um só coração e uma só alma. Nas mesas da fraternidade, da Palavra e da eucaristia nos tornamos com Ele um só corpo e um só espírito. Por Ele somos enviados para sermos no mundo pessoas de paz e reconciliação.

14 Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi
UNIDOS PELA PALAVRA DE DEUS PROPOSTA PARA ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS

15 Marineves


Carregar ppt "FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google