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Trinitarianismo Teologia da Igreja de Nova Vida (1ª parte) Aula 03

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Apresentação em tema: "Trinitarianismo Teologia da Igreja de Nova Vida (1ª parte) Aula 03"— Transcrição da apresentação:

1 Trinitarianismo Teologia da Igreja de Nova Vida (1ª parte) Aula 03
Curso de Formação Ministerial Teologia da Igreja de Nova Vida Prof. Martinho Lutero Semblano Aula 03 Trinitarianismo (1ª parte) CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

2 Termos básicos usados para Deus
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3 e duas ou três possibilidades de pronúncia
O Tetragrama e duas ou três possibilidades de pronúncia CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

4 Tetragrama YHWH (יהוה) O YHWH aparece 6.823 na bíblia.
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5 Como saber qual a pronúncia correta? “Jeová”, “Javé” ou “Iavé”?
No hebraico não existiam vogais. Posteriormente é que criaram os sinais massoréticos. Como saber qual a pronúncia correta? “Jeová”, “Javé” ou “Iavé”? CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

6 A possibilidade “Jeová” / “Yehowah”
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7 SENHOR (יהוה) Deus (אֲדֹנָ֤י ),
“Respondeu Abrão: SENHOR (יהוה) Deus (אֲדֹנָ֤י ), que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?” (Gn 15.2). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

8 YHWH (יהוה) + sinais vocálicos de Adonai (אֲדֹנָי) = YeHoWaH (“Iehová”  “Jeová”).
PS: Não existe o som de “j” no hebraico. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

9 A possibilidade “Yah” / “Yahu”
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10 Abreviatura mais usada para YHWH (יהוה) é “Yah” (= YaHWH), que aparece 50 vezes na bíblia, sendo 24 de forma isolada e 26 na palavra “Aleluia” (הַלְּלוּ, halelu, “louvem!” + יָהּ, YaH, “Deus” (abreviatura). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

11 Existe uma seita que baseia sua doutrina neste nome.
Variante “YaHu”: vários nomes, tais como Isaías (יְשַׁעְיָהוּ, “YaHu é salvação”), Jeremias (יִרְמְיָהוּ, “YaH exalta”), Ezequias (חִזְקִיָּ֫הוּ , “fortalecido por YaHu”) etc. Existe uma seita que baseia sua doutrina neste nome. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

12 A possibilidade “Javé” / “Yahweh”
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13 Sendo “Yah” a pronúncia da primeira “sílaba” (YaHWH), só se precisava descobrir as vogais da segunda (ou até da terceira) sílaba. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

14 “Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU ( אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה). Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU ( אֶֽהְיֶ֑ה). me enviou a vós outros” (Ex ). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

15 YHWH (יהוה) + os dois sinais vocálicos de “Eu Sou” (אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה) = YaHWeH (“Iavé”  “Javé”) CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

16 Do Tetragrama YHWH vieram os variados títulos que nomeiam Deus, como “YHWH-Raphá”, “YHWH Shalom”, “YHWH Sabaoth”, “YHWH Tzidkenu” etc. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

17 El CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

18 O termo אֵל é correlato ao ugarítco Ilu e ao aramaico assírio Il = “Deus / deus / divindade” (termo genérico) e “força”. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

19 Conforme o contexto, pode indicar: O Criador. ou...
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20 ... a principal divindade do panteão cananeu: “pai dos deuses”, “pais dos anos” e “touro-rei”. El não era eterno, tinha 3 esposas e era pai de 70 filhos, dentre os quais Baal. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

21 “Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus (אֵל, el) estranho (נֵכָֽר, nekar, “estrangeiro”)” (Ml 2.11). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

22 Deste termo vieram outros títulos que nomeiam Deus, como “El-Elyom”, “El-Shaddai” etc., além de vários nomes, como “Gabr-El”, “Mika-El” etc. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

23 o cerne etimológico trinitariano
Elohim: o cerne etimológico trinitariano CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

24 É aqui onde pretendíamos chegar
É aqui onde pretendíamos chegar. A terminação “im” (ים) normalmente aponta ao plural. Elohim (אֱלוֹהִים) é o plural de El, e significa, literalmente, “deuses”. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

25 “No princípio, criou Deus (אֱלוֹהִים, elohim) os céus e a terra” (Gn 1
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26 O termo Elohim (אֱלוֹהִים) é muito mais usado (2
O termo Elohim (אֱלוֹהִים) é muito mais usado (2.570 vezes) que El (226) e suas variantes Eloah (57) e Elim (9). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

27 Hipóteses para Elohim CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

28 Hipótese do termo abstrato
Seria “Deus” (Elohim) um termo abstrato descrito com a terminação “im”, tal como “vida” (חיים, raim) e “virgindade” (בתולים, betulim). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

29 Hipótese do plural majestático
Hipótese relativamente tardia no judaísmo. Segundo Toporoski, surgiu apenas no séc. III, citada por Genesius (“Gramática Hebraica”). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

30 O uso do plural como forma respeitosa de tratamento – uma espécie de superlativo – é estranha ao hebraico. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

31 Hipótese das facetas de Deus
Tradição antiga no judaísmo, descrevendo o Elohim como a forma de escrever em um termo as várias facetas do Deus único (criador, legislador, orientador etc.). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

32 Hipótese trinitariana
Trata-se da revelação da consubstancialidade de três entes divinos contida nas Escrituras Sagradas que explicam o termo Elohim, tema deste estudo. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

33 Unitarianismo CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

34 Monarquianismo Termo cunhado por Tertuliano (que também cunhou a palavra “Trindade”). De monarquia, “governo de uma só pessoa”. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

35 Havia dois tipos de monarquianismo:
Monarquianismo Modal Monarquianismo Dinâmico CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

36 Monarquianismo Modal (Patripassianismo / Sabelianismo)
Modal = “que muda”. Sabélio (séc. III), para evitar o que lhe parecia a noção de três deuses, ensinava que Jesus e o Espírito Santo não passavam de manifestações diferentes de Deus Pai. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

37 Portanto, segundo ele, Deus era uma única essência que mudava sua manifestação sob três maneiras em momentos diferentes: Deus Pai (quando criador e legislador), Deus Filho (quando redentor) e Deus Espírito Santo (quando mediador, doador de vida e agente divino). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

38 “Patripassianismo”: Deus Pai encarnou e sofreu a paixão.
Pater (“Pai”) + passio (“paixão”, “sofrimento”). Termo cunhado por Tertuliano contra Praxeas: “Patrem cruci fixit; Paraclitum fugavit” (“Ele exilou o Parácleto e crucificou o Pai”). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

39 “Igual” = “Semelhante”?
Respondam: “Igual” = “Semelhante”? CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

40 Sabélio usava a analogia do sol e de seus raios para dizer que Jesus não era “igual” (ὁμός, homós) a Deus, mas apenas “semelhante” (ὅμοιος, hómoios) ao Pai. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

41 Monarquianismo Dinâmico
(I: Adocionismo) CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

42 O iniciador desta doutrina foi Teódoto de Bizâncio (c
O iniciador desta doutrina foi Teódoto de Bizâncio (c. 190), que dizia que um homem comum chamado Jesus, em determinado momento de sua vida (batismo), foi “adotado” e, assim, “ungido” como filho de Deus. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

43 Este monarquismo é chamado de “dinâmico” uma vez que dizia que Jesus, passando a viver como Cristo, foi sendo exaltado progressivamente até tornar-se uma divindade (após sua ressurreição), quando passou a ser “semelhante” a Deus (mas não “igual”). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

44 O adocionismo, portanto, tirava a plena divindade e eternidade de Jesus.
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45 O propulsor desta doutrina foi o Bispo de Antioquia, Paulo de Samosata (“Jesus foi o primeiro ser criado por Deus”)  Seu sucessor foi Luciano  O principal aluno de Luciano foi... Ário. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

46 Monarquianismo Dinâmico
(II: Subordinacionismo / Arianismo) CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

47 Jesus era uma divindade secundária, um nível abaixo de Deus Pai.
O presbítero Ário negava a Trindade e ensinava que houve um tempo em que apenas Deus Pai existia, e que em determinado momento foi criado o “Deus Filho”, negando a eternidade de Jesus e sua unidade essencial com o Pai. Jesus era uma divindade secundária, um nível abaixo de Deus Pai. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

48 Ário, citado por Atanásio, dizia:
“Deus nem sempre foi Pai... houve um tempo que estava só... Mas depois se tornou Pai... O Filho não existiu sempre... Teve uma origem de criação... Deus fez a certo ser e o chamou Palavra, Sabedoria e Filho, para que pudesse nos dar uma forma por meio dele”. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

49 Subordinacionismo = Jesus estava subordinado à essência (não necessariamente à vontade) do Pai, sendo inferior, ontologicamente, a ele. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

50 O arianismo se mantêm nos dias atuais, principalmente através dos russelitas (autodenominados “Testemunhas de Jeová”), dos mórmons e do kardecismo. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

51 “Deus é um” A questão central:
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52 “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (Dt 6.4).
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53 Consideremos os termos usados neste texto:
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54 “Ouve, Israel, o SENHOR (יהוה, YHWH), nosso Deus, é o único (אֶחָֽד, ehad), SENHOR (יהוה, YHWH)” (Dt 6.4). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

55 אֶחָֽד, ehad = “Um”, “único”
Unidade composta < > Unidade absoluta אֶחָֽד, ehad < > יָחִיד, yahid CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

56 Unidade absoluta ou unidade composta?
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só (אֶחָֽד, ehad) carne” (Gn 2.24). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

57 Doutrina Trinitariana I:
A consubstancialidade das três pessoas divinas e o “Símbolo Atanasiano” CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

58 O Filho é da mesma substância do Pai, não sendo criado (produzido) por ele, mas tendo a sua mesma essência / substância. De igual modo o Espírito Santo. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

59 Três pessoas divinas compõe o único Deus
Homoousios (ὁμοούσιος = ὁμός + οὐσία) é o termo mais exato que consubstancialidade (com + substância). CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

60 Bp. Atanásio de Antioquia (IV séc.), em “Discurso contra os arianos”.
O Pai não gera o Filho pela vontade, mas pela natureza, não dentro do “tempo”, mas na dimensão da “eternidade”, antes do tempo existir. São interligados em essência. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

61 Ainda que no ser humano a alma (desejos naturais) seja distinta do espírito transformado (desejo de cumprir a vontade de Deus) – fonte dos maiores conflitos internos – estão ambas interligadas em essência, não sendo dissociáveis. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

62 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

63 Doutrina Trinitariana II: analogias
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64 Ao estudarmos (em Teontologia) os atributos exclusivos e transcendentes de Deus, pudemos perceber que sua essência ultrapassa não apenas a compreensão racional humana. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

65 Uma das formas de buscarmos uma compreensão, ainda que muito limitada, a respeito da trindade, é usarmos analogias responsáveis (para não cairmos no erro de Sabélio). Vejamos algumas delas. CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

66 Analogias de trindade inadequadas à Trindade Divina
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67 Exemplo do ovo: Casca + Gema + Clara
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68 Exemplo dos três fósforos unidos e acesos
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69 Exemplo de Patrício: o trevo
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70 Analogias de trindade aplicáveis à Trindade Divina
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71 Exemplo do triângulo CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

72 Exemplo de três (dentre vários) componentes de um mesmo feixe de luz (não comparando à própria luz):
Radiação Luminosidade Calor CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

73 Exemplo das cores primárias da luz branca que recebemos do sol:
vermelho + verde + azul = luz visível CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

74 Exemplo do fogo que, para existir, precisa de três coisas:
Oxigênio + Calor + Combustível CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

75 Exemplo das três dimensões da matéria:
Altura + Largura + Profundidade CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

76 Exemplo da água que, para existir, precisa de moléculas:
H O Oxigênio + Hidrogênio + Hidrogênio CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano

77 Exemplo do átomo pois, ainda que seu nome indique uma partícula não-divisível (ἄτομος = ἀ, “não” + τέμνω, “cortar”) – assim como o termo “Deus” – é constituído de três partículas subatômicas: Elétron + Próton + Nêutron CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano


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