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TERMOLOGIA Termometria Calorimetria Dilatação Térmica ÓPTICA GEOMÉTRICA Professor: Oddone Braghiroli.

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1 TERMOLOGIA Termometria Calorimetria Dilatação Térmica ÓPTICA GEOMÉTRICA Professor: Oddone Braghiroli

2 Lista de revisão

3 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo 1º Ponto Fixo 2º Ponto Fixo Ponto do Gelo Ponto do Vapor

4 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo °C °F K TCTC TFTF TKTK a b

5 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo T C = T F = T K TCTC 100 = T F = T K TCTC 5 = T F = T K °C °F K TCTC TFTF TKTK a b

6 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Existe uma determinada temperatura indicada pelo mesmo número, quando medida nas escalas termométrica Celsius e Fahrenheit. Calculando esse valor numérico, bastante especial, encontramos: a) 30 b) 20 c) – 10 d) – 40 e) – 100

7 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Existe uma determinada temperatura indicada pelo mesmo número, quando medida nas escalas termométrica Celsius e Fahrenheit. Calculando esse valor numérico, bastante especial, encontramos: a) 30 b) 20 c) – 10 d) – 40 e) – 100 TCTC 5 = T F T C = T F = T T 5 = T  9.T = 5.(T-32)  9.T = 5.T – 160  4.T =  T = - 40

8 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo °C °F K TCTC TFTF TKTK a b

9 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo T C = T F = T K TCTC 100 = T F = T K TCTC 5 = T F = T K °C °F K TCTC TFTF TKTK a b ∆T C 5 = ∆T F 9 = ∆T K 5.

10 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  A variação de temperatura de 72° F equivale a: a) 22,2° C b) 440° C c) 40° C d) 400 K e) 62,2° C

11 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  A variação de temperatura de 72° F equivale a: a) 22,2° C b) 440° C c) 40° C d) 400 K e) 62,2° C 5.∆T F = 9.∆T C  5.72 = 9.∆T C  5.8 = ∆T C  ∆T C = 40 o C ∆T C 5 = ∆T F 9 ∆T F = 72 o F

12 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Q = m.c.∆T ∆ T = T final – T inicial ∆ T > 0 : aumento de temperatura (aquecimento) ∆ T < 0: diminuição de temperatura (resfriamento) Q > 0 PROCESSO ENDOTÉRMICO Q < 0 PROCESSO EXOTÉRMICO

13 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa da substância sofra uma variação de uma unidade de temperatura. Q = m.c.∆T c = Q m.∆T  [J] [kg].[K] [cal] [g].[ o C] ou

14 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa da substância sofra uma variação de uma unidade de temperatura. PROPRIEDADE DA SUBSTÂNCIA!!!

15 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Q = m.c.∆T Q = C.∆T [J] [kg].[K] [J] [K] Calor específico Capacidade térmica PROPRIEDADE DA SUBSTÂNCIA PROPRIEDADE DO CORPO

16 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  O quociente entre a quantidade de calor ΔQ fornecida a um corpo e o correspondente acréscimo de temperatura Δθ é denominado: a) calor específico b) capacidade térmica c) equivalente térmico d) lei de Joule e) equivalente mecânico

17 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  O quociente entre a quantidade de calor ΔQ fornecida a um corpo e o correspondente acréscimo de temperatura Δθ é denominado: a) calor específico b) capacidade térmica c) equivalente térmico d) lei de Joule e) equivalente mecânico

18 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo C = Q ∆T Quantidade de calor para variar em uma unidade a temperatura do corpo C1C1 C2C2 Se C 1 > C 2 :  Para terem uma mesma variação de temperatura, o corpo 1 deve receber mais calor que o corpo 2  Caso recebem a mesma quantidade de calor, a temperatura do corpo 1 tem menor variação que a do corpo 2

19 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um amolador de facas, ao operar um esmeril, é atingido por fagulhas incandescentes, mas não se queima. Isso acontece porque as fagulhas: a) têm calor específico muito grande. b) têm temperatura muito baixa. c) têm capacidade térmica muito pequena. d) estão em mudança de estado. e) não transportam energia.

20 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um amolador de facas, ao operar um esmeril, é atingido por fagulhas incandescentes, mas não se queima. Isso acontece porque as fagulhas: a) têm calor específico muito grande. b) têm temperatura muito baixa. c) têm capacidade térmica muito pequena. d) estão em mudança de estado. e) não transportam energia.

21 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  O ar dentro de um automóvel fechado tem massa de 2,6 kg e calor específico de 720 J/kg°C. Considere que o motorista perde calor a uma taxa constante de 120 joules por segundo e que o aquecimento do ar confinado se deva exclusivamente ao calor emanado pelo motorista. Quanto tempo levará para a temperatura variar de 2,4°C a 37°C? a) 540 s b) 480 s c) 420 s d) 360 s e) 300 s

22 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  O ar dentro de um automóvel fechado tem massa de 2,6 kg e calor específico de 720 J/kg°C. Considere que o motorista perde calor a uma taxa constante de 120 joules por segundo e que o aquecimento do ar confinado se deva exclusivamente ao calor emanado pelo motorista. Quanto tempo levará para a temperatura variar de 2,4°C a 37°C? a) 540 s b) 480 s c) 420 s d) 360 s e) 300 s Q = m.c.∆T Potência = ∆Energia ∆Tempo 120 = 2,6.720.(37-2,4)/ ∆t  ∆t = 2, ,6/120  ∆t = 2,6.34,6.6  ∆t ≈ 540 s Potência = 120 J/s m = 2,6 kg c = 720 J/(kg. o C) ∆T = (37 – 2,4) o C

23 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  O fluxo de calor é um fluxo de energia potência  A taxa de transferência de calor pode ser expressa em forma de potência  Unidade: Watt [W] = [J]/[s] Experimento de Joule Equivalente mecânico do calor

24 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um corpo A tem massa igual ao dobro da de um corpo B e calor específico igual a 1/3 (um terço) do de B. Colocando-os em contato, quando A estiver a uma temperatura de 10°C e B a 40°C, qual das temperaturas, indicadas abaixo, melhor representa a temperatura final de equilíbrio térmico? a) 36°C b) 28°C c) 20°C d) 25°C e) 30°C

25 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um corpo A tem massa igual ao dobro da de um corpo B e calor específico igual a 1/3 (um terço) do de B. Colocando-os em contato, quando A estiver a uma temperatura de 10°C e B a 40°C, qual das temperaturas, indicadas abaixo, melhor representa a temperatura final de equilíbrio térmico? a) 36°C b) 28°C c) 20°C d) 25°C e) 30°C Q = m.c.∆T m A = 2.m B c A = c B /3 T oA = 10 o C T oB = 40 o C Q A + Q B = 0  m A.c A.∆T A +m B.c B.∆T B = 0  m A.c A.(T-10) + (m A /2).3.c A.(T-40) = 0  (T-10)+3.(T-40)/2 = 0  2.(T-10) + 3.(T-40) = 0  2T – T – 120 = 0  T = 140/5 = 28 o C

26 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Analise as afirmações referentes à condução térmica. I. Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor. II. Os agasalhos de lã dificultam a perda de energia (na forma de calor) do corpo humano para o ambiente, devido ao fato de o ar aprisionado entre suas fibras ser bom isolante térmico. III. Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente. Podemos afirmar que: a) I, II e III estão corretas. b) I, II e III estão incorretas. c) Apenas I está correta. d) Apenas II está correta. e) Apenas I e II estão corretas.

27 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Analise as afirmações referentes à condução térmica. I. Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor. II. Os agasalhos de lã dificultam a perda de energia (na forma de calor) do corpo humano para o ambiente, devido ao fato de o ar aprisionado entre suas fibras ser bom isolante térmico. III. Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente. Podemos afirmar que: a) I, II e III estão corretas. b) I, II e III estão incorretas. c) Apenas I está correta. d) Apenas II está correta. e) Apenas I e II estão corretas. V V V V F F

28 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo ∆L =L o. α.∆T L = L o.(1+ α.∆T) L = L o + ∆L α: Coeficiente de dilatação linear [1/ o C] Variação de temperatura Dilatação (∆T > 0) Contração (∆T < 0)

29 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Trilhos ferroviários  Placas de concreto (calçada)

30 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Escala graduada baseada na dilatação térmica de substância termométrica

31 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Material α [10 -5 o C -1 ] Alumínio2,4 Latão2,0 Prata1,9 Ouro1,4 Cobre1,4 Ferro1,2 Aço1,2 Cimento≈ 1,0 Vidro0,9 Madeira≈ 0,4 Vidro Pirex0,3

32 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo β: coeficiente de dilatação superficial β = 2.α γ: coeficiente de dilatação volumétrica γ = 3.α ∆A = A o. β.∆T ∆V = V o. γ.∆T

33 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Uma bobina contendo m de fio de cobre, medindo num dia em que a temperatura era de 35°C, foi utilizada e o fio medido de novo a 10°C. Esta nova medição indicou: a) 1,0 m a menos b) 1,0 m a mais c) m d) 20 m a menos e) 20 m a mais

34 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Uma bobina contendo m de fio de cobre, medindo num dia em que a temperatura era de 35°C, foi utilizada e o fio medido de novo a 10°C. Esta nova medição indicou: a) 1,0 m a menos b) 1,0 m a mais c) m d) 20 m a menos e) 20 m a mais ∆L = L o.α.∆T L o = 2000m ∆T = (10–35) o C ∆L = 2000.α.(-25)  ∆L = α  ∆L < 0 O[α] = o C -1  O[∆L] = 10 0 m

35 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Uma esfera de certa liga metálica, ao ser aquecida de 100°C, tem seu volume aumentado de 4,5%. Uma haste dessa mesma liga metálica, ao ser aquecida de 100°C, terá seu comprimento aumentado de: a) 1,0% b) 1,5% c) 2,0% d) 3,0% e) 4,5%

36 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Uma esfera de certa liga metálica, ao ser aquecida de 100°C, tem seu volume aumentado de 4,5%. Uma haste dessa mesma liga metálica, ao ser aquecida de 100°C, terá seu comprimento aumentado de: a) 1,0% b) 1,5% c) 2,0% d) 3,0% e) 4,5% ∆V = V o. γ.∆T ∆L = L o.α.∆T γ = 3.α ∆V/ V o = 4,5% ∆T = 100 o C 4,5% = V o. γ.∆T/V o  4,5% = γ.100  γ = 4, α = 4, /3 = 1, (∆L%) = ∆L/L o = L o.α.∆T/L o  (∆L%) = 1,  (∆L%) = 1,5%

37 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo V (m 3 ) T ( o C) 04 V mín VOLUME X TEMPERATURA d (g/cm 3 ) T ( o C) 04 d máx DENSIDADE X TEMPERATURA

38 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Água líquida é aquecida de 0°C até 100°C. O volume dessa água: a) aumenta sempre. b) diminui sempre. c) inicialmente aumenta para em seguida diminuir. d) permanece constante. e) inicialmente diminui para em seguida aumentar.

39 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Água líquida é aquecida de 0°C até 100°C. O volume dessa água: a) aumenta sempre. b) diminui sempre. c) inicialmente aumenta para em seguida diminuir. d) permanece constante. e) inicialmente diminui para em seguida aumentar. V (m 3 ) T ( o C) 04 V mín VOLUME X TEMPERATURA

40 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo

41  Quando um recipiente totalmente preenchido com um líquido é aquecido, a parte que transborda representa sua dilatação ____________. A dilatação ____________ do líquido é dada pela ______________ da dilatação do frasco e da dilatação ____________. Com relação à dilatação dos líquidos, assinale a alternativa que, ordenadamente, preenche de modo correto as lacunas do texto acima. a) aparente – real – soma – aparente. b) real – aparente – soma – real. c) aparente – real – diferença – aparente. d) real – aparente – diferença – aparente. e) aparente – real – diferença – real.

42 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Quando um recipiente totalmente preenchido com um líquido é aquecido, a parte que transborda representa sua dilatação aparente. A dilatação real do líquido é dada pela soma da dilatação do frasco e da dilatação aparente. Com relação à dilatação dos líquidos, assinale a alternativa que, ordenadamente, preenche de modo correto as lacunas do texto acima. a) aparente – real – soma – aparente. b) real – aparente – soma – real. c) aparente – real – diferença – aparente. d) real – aparente – diferença – aparente. e) aparente – real – diferença – real.

43 Lista de revisão

44 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Raio e feixe de luz  Propagação  Em meio homogêneo, descreve trajetória retilínea  Propagação independe de outros raios  Fenômenos  Reflexão  Refração  Absorção

45 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Primárias (corpos luminosos)  Secundárias (corpos iluminados)

46 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Transparente  Translúcido  Opaco

47 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo O desvio está associado ao índice de refração de cada cor (menor desvio, menor índice) n =n = c v

48 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Considere as afirmações: I. no vácuo, a luz não se propaga. II. no vácuo, a luz se propaga em linha reta. III. em qualquer meio, a luz sempre se propaga em linha reta. Tem-se: a) só I é correta. b) só II é correta. c) só III é correta. d) todas as afirmações são corretas. e) todas as afirmações são incorretas.

49 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Considere as afirmações: I. no vácuo, a luz não se propaga. II. no vácuo, a luz se propaga em linha reta. III. em qualquer meio, a luz sempre se propaga em linha reta. Tem-se: a) só I é correta. b) só II é correta. c) só III é correta. d) todas as afirmações são corretas. e) todas as afirmações são incorretas.

50 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Considere as afirmações: I. O filamento de uma lâmpada incandescente é uma fonte de luz primária. II. A água do mar em grandes camadas é um meio transparente. III. Uma pessoa se situa num meio homogêneo e transparente. Esse meio é invisível para a pessoa. Têm-se: a) Só I e III são corretas. b) Só II e III são corretas. c) Só III é correta. d) Todas as afirmações são corretas. e) Todas as afirmações são incorretas.

51 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Considere as afirmações: I. O filamento de uma lâmpada incandescente é uma fonte de luz primária. II. A água do mar em grandes camadas é um meio transparente. III. Uma pessoa se situa num meio homogêneo e transparente. Esse meio é invisível para a pessoa. Têm-se: a) Só I e III são corretas. b) Só II e III são corretas. c) Só III é correta. d) Todas as afirmações são corretas. e) Todas as afirmações são incorretas.

52 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Dos cinco feixes de luz monocromática apresentados a seguir, qual o que se propaga mais rapidamente a) vermelho b) amarelo. c) verde. d) azul. e) violeta.

53 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Dos cinco feixes de luz monocromática apresentados a seguir, qual o que se propaga mais rapidamente a) vermelho b) amarelo c) verde d) azul e) violeta Menor desvio -> Menor n (índice de refração) Menor n -> Maior velocidade n =n = c v C: velocidade da luz no vácuo V: velocidade da luz no meio

54 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Das alternativas abaixo, qual aquela em que todas as fontes de luz são primárias? a) paredes de uma sala, vela acesa, palito de fósforo apagado. b) Sol, Terra, Lua. c) lanterna apagada, ferro elétrico ligado, substâncias fosforescentes dos mostradores de relógios. d) filamento de uma lâmpada elétrica acesa, Sol, vaga-lume aceso. e) nuvens, planeta Júpiter, interruptores elétricos que permitem a visão no escuro.

55 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo

56 SOL TERRA LUA SOL TERRA LUA ECLIPSE LUNAR ECLIPSE SOLAR

57 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Considere as afirmações: I. quando a sombra da Lua, determinada pelo Sol, intercepta a superfície terrestre, para as pessoas situadas na região em que a sombra é projetada, ocorre o eclipse total do Sol. II. a ocorrência de eclipses é explicada pelo princípio da propagação retilínea da luz. III. o eclipse do Sol só pode ocorrer numa fase de Lua nova. Têm-se: a) Só I e III são corretas. b) Só II e III são corretas. c) Só III é correta. d) Todas as afirmações são corretas. e) Todas as afirmações são incorretas.

58 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Considere as afirmações: I. quando a sombra da Lua, determinada pelo Sol, intercepta a superfície terrestre, para as pessoas situadas na região em que a sombra é projetada, ocorre o eclipse total do Sol. II. a ocorrência de eclipses é explicada pelo princípio da propagação retilínea da luz. III. o eclipse do Sol só pode ocorrer numa fase de Lua nova. Têm-se: a) Só I e III são corretas. b) Só II e III são corretas. c) Só III é correta. d) Todas as afirmações são corretas. e) Todas as afirmações são incorretas.

59 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo dodo didi hoho hihi hoho dodo didi hihi =

60  A imagem focada de uma árvore numa câmara escura dista 50 mm do orifício e em uma altura de 20 mm. A árvore está a uma distância de 15 m do orifício. Qual a altura da árvore? a) 2 m. b) 4 m. c) 6 m. d) 8 m. e) 10 m. H o /D o = H i /D i D o = 15 m H i = 20 mm D i = 50 mm H o /15 = /  H o = 15.2/5  H o = 6 m

61 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Superfície refletora com forma de calota esférica

62 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo CONVEXO  Face refletora: externa CÔNCAVO  Face refletora: interna

63 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Eixo principal Eixo secundário R C α α: Ângulo de abertura C: Centro de curvatura R: Raio de curvatura α < 10 o Raios devem incidir próximos ao eixo principal, com pequena inclinação CONDIÇÕES DE NITIDEZ (Gauss)

64 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Eixo principal R C R = 2.f f F

65 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Eixo principal CF FC

66 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Eixo principal CF FC

67 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo Eixo principal CF FC

68 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Em um farol de automóvel têm-se um refletor constituído por um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é: a) côncavo e o filamento está no centro do espelho. b) côncavo e o filamento está no foco do espelho. c) convexo e o filamento está no centro do espelho. d) convexo e o filamento está no foco do espelho. e) convexo e o filamento está no ponto médio entre o foco e o centro do espelho.

69 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Em um farol de automóvel têm-se um refletor constituído por um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é: a) côncavo e o filamento está no centro do espelho. b) côncavo e o filamento está no foco do espelho. c) convexo e o filamento está no centro do espelho. d) convexo e o filamento está no foco do espelho. e) convexo e o filamento está no ponto médio entre o foco e o centro do espelho.

70 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um objeto real AB é colocado diante de um espelho esférico côncavo, como mostra a figura. Considere C o centro de curvatura do espelho, F o foco principal e V o vértice. A imagem obtida é: a) real, invertida, ampliada e localiza-se à esquerda de C. b) real, invertida, reduzida e localiza-se entre F e V. c) real, invertida e do mesmo tamanho do objeto d) virtual, direita e ampliada. e) virtual, direita e reduzida.

71 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo CF

72  Um objeto real AB é colocado diante de um espelho esférico côncavo, como mostra a figura. Considere C o centro de curvatura do espelho, F o foco principal e V o vértice. A imagem obtida é: a) real, invertida, ampliada e localiza-se à esquerda de C. b) real, invertida, reduzida e localiza-se entre F e V. c) real, invertida e do mesmo tamanho do objeto d) virtual, direita e ampliada. e) virtual, direita e reduzida. CF

73 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo α β α ∆BI 1 I 2 : β + 2.î 1 = 2î 2 ∆AI 1 I 2 : α + î 1 = î 2  β = 2.α I1I1 I2I2 A B î1î1 î2î2

74 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um espelho plano sofre uma rotação de um ângulo α, em torno de um eixo pertencente ao plano do espelho e perpendicular ao plano de incidência da luz. Para um dado raio incidente, o ângulo formado pelos raios refletidos antes e após a rotação é de 50°. Determine o valor de α.

75 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um espelho plano sofre uma rotação de um ângulo α, em torno de um eixo pertencente ao plano do espelho e perpendicular ao plano de incidência da luz. Para um dado raio incidente, o ângulo formado pelos raios refletidos antes e após a rotação é de 50°. Determine o valor de α.

76 Prof.: Oddone BraghiroliRevisão 1º Ano – Colégio Módulo  Um espelho plano sofre uma rotação de um ângulo α, em torno de um eixo pertencente ao plano do espelho e perpendicular ao plano de incidência da luz. Para um dado raio incidente, o ângulo formado pelos raios refletidos antes e após a rotação é de 50°. Determine o valor de α. α β α I1I1 I2I2 A B î2î2 ∆BI 1 I 2 : β + 2.î 1 = 2î 2 ∆AI 1 I 2 : α + î 1 = î 2  β = 2.α β = 50 o α = β/2  α = 50 o /2  α = 25 o


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