A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNAL SEMESTRAL : UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNAL SEMESTRAL : UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO."— Transcrição da apresentação:

1 JORNAL SEMESTRAL : UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO

2 1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE E DO ALUNO JORNAL SEMESTRAL ALUNOS DO 3º ANO ENSINO MÉDIO

3 2. DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS Propor uma alternativa para revisão de conteúdos que envolva toda a turma e todas as disciplinas já que se trata de alunos em fase de preparação para concursos. Refletir sobre os conteúdos estudados no semestre, possibilitando a síntese de ideias; Reconhecer diversos gêneros textuais e articulá-los aos conteúdos estudados.

4 2-ENCAMINHAMENTO DA ATIVIDADE Os alunos se dividiram em grupos por afinidade com disciplinas; Cada grupo ficou encarregado de fazer um apanhado dos principais conteúdos estudados no primeiro semestre; Realizou-se um seminário para apresentação dos conteúdos selecionados (momento primoroso de revisão de conteúdo). Discutimos qual gênero cada conteúdo/matéria se apropria para organização dos textos a comportem o jornal. Estipulou-se um prazo para a entrega desses gêneros produzidos. Estamos aguardando o retorno dos alunos.

5 3. PONTOS POSITIVOS Socialização da turma; Percepção do aluno de que ele é um sujeito pensante e atuante; Revisão dos conteúdos do semestre; Reorganização do pensamento e revisão/restruturação de sentidos. Estímulo a produção de gêneros textuais com propósitos específicos.

6 4. PONTOS A SEREM REORGANIZADOS O ato de revisar demanda o tempo que seria empreendido em apreender novos conceitos. Entendemos que seria interessantíssimo se ele pudesse ser desenvolvido em contraturno. Não chegamos na etapa de impressão do primeiro exemplar, mas estamos preocupados com o custo disso. Com mais tempo e mais planejamento, seria oportuno pedir apoio ao comércio local em troca de propaganda no periódico.

7 5. ANÁLISE FINAL Entendemos que por se tratar de alunos em fase de realização de concursos e provas como ENEM, a confecção por eles de um JORNAL SEMESTRAL que retome conteúdos trabalhados tem mais valor pelo processo – reestudo das disciplinas – do que pelo produto final – o jornal propriamente dito. Porém, uma vez em circulação, terá ainda a possibilidade de fomentar discussões produtivas na escola ou até mesmo na comunidade escolar. Faz-se necessário repensar apenas o tempo para aplicação do projeto – como já apontado anteriormente – e o curso do material envolvido. Ademais, alunos e professores só tem a ganhar.


Carregar ppt "JORNAL SEMESTRAL : UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google