A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Oficina de Apropriação de Resultados Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar

3 Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais Gestão e administração Prática pedagógica Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares Fatores Associados ao Desempenho

4 O que as escolas podem fazer para promover um ensino de qualidade? Que influências as escolas recebem? Qual o papel das características individuais? E da família? O que influencia o aprendizado dos estudantes? Quais elementos podem proporcionar um melhor aprendizado? Aspectos Contextuais: um convite à reflexão sobre os resultados da avaliação

5 Informações de qualidade sobre os atores escolares e as características do sistema escolar são um importante subsídio para a formulação e verificação da efetividade de políticas públicas educacionais e de outras intervenções nos processos escolares. Aspectos Contextuais: um convite à reflexão sobre os resultados da avaliação

6 Medida de desempenho dos estudantes: Proficiência. Foco nos déficits e problemas da aprendizagem: competências e habilidades mínimas que podem ser medidas em testes padronizados. Índice Socioeconômico (ISE) dos Estudantes. Simplificação estratégica do currículo; Limitada para múltiplas funções atribuídas à escola. Avaliação em larga escala: alcances e limites

7 Avaliação Externa – Dimensões avaliadas

8 Como as avaliações em larga escala podem nos ajudar a obter informações dessa natureza? Através dos questionários socioeconômicos aplicados a estudantes, professores, gestores, coordenadores, pais de estudantes etc. Aspectos Contextuais: um convite à reflexão sobre os resultados da avaliação

9 Análise Contextual O processo de ensino-aprendizagem é mediado por diversos fatores. Grande parte dos trabalhos se preocupa em destacar a forte influência que os fatores extraescolares têm sobre os resultados dos alunos dentro das escolas.

10 Análise Contextual Enfatizamos a importância do clima escolar, das disposições e práticas pedagógicas, das expectativas em relação ao futuro e das disposições e práticas de gestão. A consideração dos fatores extraescolares servirá apenas para guiar comparações mais adequadas sobre os diferentes fatores intraescolares.

11 Análise Contextual São nos contextos administrativos e pedagógicos das instituições escolares em que podemos interferir de maneira mais objetiva. Torna-se, então, fundamental verificar em quais circunstâncias encontramos resultados escolares mais eficazes.

12 As dimensões Condições socioeconômicas dos alunos Clima Escolar Atitudes e Práticas Pedagógicas Atitudes e Práticas de Gestão Democrática Expectativas de Alunos e Professores

13 As Cinco Dimensões Clima Escolar: Questionário de estudantes – Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo e Discordo muito): Tenho participado de atividades interessantes na escola. Acho que vale a pena estudar nesta escola. Estou sempre aprendendo atividades novas nesta escola.

14 As Cinco Dimensões Clima Escolar: Questionário dos professores – Com base na sua experiência deste ano, como você se posiciona em relação às seguintes afirmações sobre o seu cotidiano na escola (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Gostaria de continuar lecionando nesta escola. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola. Gosto de fazer parte da equipe desta escola.

15 As Cinco Dimensões Clima Escolar: Questionário dos diretores – Com base na sua experiência deste ano, como você se posiciona em relação às seguintes afirmações sobre o seu cotidiano na escola (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Foi uma decisão acertada ter me candidatado a diretor(a) desta escola. Considero meu trabalho importante para o desenvolvimento desta escola. Ser diretor(a) de escola é gratificante.

16 Separamos em grupos as escolas com as melhores condições de clima escolar: – Desenvolvimento acadêmico/profissional no ambiente escolar – Conforto e segurança na escola – Pertencimento e inclusão na escola – Satisfação e motivação nas atividades realizadas na escola – Respeito e diálogo entre os atores escolares Condições de Eficácia Escolar

17 As Dimensões Atitudes e Práticas Pedagógicas: Questionário de estudantes – Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Nas aulas o(a) professor(a) ouve a opinião dos alunos. O(A) professor(a) sempre esclarece minhas dúvidas. Aprendo o conteúdo que o(a) professor(a) ensina.

18 As Dimensões Atitudes e Práticas Pedagógicas: Questionário dos professores – Com base na sua experiência deste ano de 2014, como você se posiciona em relação às seguintes afirmações sobre o seu cotidiano na escola (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Atenho-me ao que está programado independente da turma. O aprendizado depende mais do estudante do que do professor. Não importa o nível de conhecimento do estudante, o professor deve fazê-lo aprender.

19 Separamos em grupos as escolas com as melhores condições pedagógicas: – Atenção ao aluno – Avaliação da aprendizagem – Compromisso com a aprendizagem – Condições e práticas de ensino Condições de Eficácia Escolar

20 As Dimensões Expectativas de Alunos e Professores: Questionário de estudantes – Com base na nas suas expectativas, você acredita que irá (Sim, Provavelmente sim, Provavelmente não, Não): Concluir o Ensino Médio. Ingressar numa universidade pública. Ingressar numa faculdade particular. Ingressar no ensino profissional.

21 As Dimensões Expectativas de Alunos e Professores: Questionário dos professores – Com base na experiência com suas turmas nesta escola, qual o percentual de alunos que você acredita que (Até 25% da turma, de 26% a 50% da turma, de 51% a 75% da turma, Mais de 75% da turma, Não se aplica): Concluirá o Ensino Fundamental. Concluirá o Ensino Médio. Ingressará em uma universidade pública. Ingressará em uma universidade particular. Ingressará no ensino profissional.

22 Criamos um índice das expectativas: – dos alunos relação ao seu futuro; – dos professores em relação ao futuro escolar e profissional dos seus alunos. Condições de Eficácia Escolar

23 As Dimensões Atitudes e Práticas de Gestão Democrática: Questionário dos professores – Responda o quanto você concorda ou discorda das afirmações abaixo (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): O gestor desta escola só toma suas decisões depois de ouvir outros atores envolvidos com a escola. O planejamento anual das atividades é feito coletivamente. O diretor desta escola tem por hábito consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas interessadas pelas questões da escola.

24 As Dimensões Atitudes e Práticas de Gestão Democrática: Questionário do diretor – Responda o quanto você concorda ou discorda das afirmações abaixo (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Tenho por norma consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas sobre as questões da escola. O diálogo e a participação da comunidade é a melhor maneira de administrar e conduzir as atividades da escola. Só tomo minhas decisões depois de ouvir outros atores envolvidos com a escola.

25 Criamos um índice de gestão contendo informações de professores e do gestor sobre: – atitudes e comportamento com relação à centralização ou descentralização da gestão escolar (incluindo ou não a participação do conselho escolar); – a prestação de contas da gestão para a comunidade escolar; – diversas dimensões da capacidade discricionária e de iniciativa do gestor frente a imprevistos e esferas superiores de decisão. Condições de Eficácia Escolar

26 Características escolares associadas ao desempenho

27 Condições de Eficácia Escolar Atitudes e posturas positivas de gestão escolar podem fazer diferença no sucesso das instituições? Diferentes contextos de clima escolar fazem diferença nos resultados dos alunos? As expectativas dos alunos e professores em relação ao futuro escolar têm efeito sobre os resultados? Como as práticas pedagógicas afetam os resultados dos alunos? Como mensurar essas dimensões?

28 Estratégia de análise para os resultados Medimos o sucesso escolar pelo percentual de estudantes dentro da escola que alcançaram padrão Adequado ou Avançado em Matemática. Com as informações dos questionários socioeconômicos de estudantes, professores e gestores, criamos índices que caracterizam diferentes condições das escolas submetidas às avaliações. Característica de controle: condição socioeconômica dos alunos. Condições de Eficácia Escolar

29 SAERJ 2013

30 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

31 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

32 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

33 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

34 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

35 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

36 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

37 Condições de Eficácia Escolar SAERJ 2013

38 O que esses resultados apontam? Condições de Eficácia Escolar

39 Qual a importância das informações que os questionários trazem para os resultados das avaliações em larga escala? E quando o ISE dos estudantes nas escolas é alto: qual o sucesso escolar para diferentes condições de gestão, clima escolar, expectativas, atendimentos e práticas pedagógicas? Qual o significado desses resultados para a equidade educacional em nossas escolas? Condições de Eficácia Escolar

40 Aspectos positivos Condições de Eficácia Escolar

41 1.Atitudes e comportamentos relacionados à descentralização da gestão escolar. 2.A prestação de contas da gestão para a comunidade escolar. 3.O reforço às expectativas positivas dos estudantes, ou o alerta ao descompasso entre suas aspirações e seu desempenho. 4.O zelo às condições e equipamentos da escola. 5.Ambiente escolar em que todos se sintam bem e parte do processo. 6.Atenção e compromisso com o aprendizado de todos os alunos. Condições associadas a melhores resultados escolares:

42 Resultados são similares nos diversos sistemas de avaliação considerados e se sustentaram em diferentes contextos de condição socioeconômica, de clima escolar, e de condições pedagógicas na escola. Condições de Eficácia Escolar

43 Aspectos negativos Condições de Eficácia Escolar

44 Ponto negativo: resultados nos afastam de um sistema educacional equânime para os estudantes. As diferenças de sucesso estiveram relacionadas, principalmente, aos contextos de condição socioeconômica favorável, indicando que as atitudes e comportamentos considerados se desenvolvem de modo a reproduzir a desigualdade social através do sistema escolar. Condições de Eficácia Escolar

45 O desafio, então, é incorporar, ao cotidiano da gestão escolar, não somente os elementos favoráveis ao desempenho dos estudantes (melhores condições de clima escolar, de políticas e práticas pedagógicas positivas, políticas e práticas de gestão favoráveis, estímulos às expectativas), mas também refletir como esses elementos se desenvolvem contexto escolar. O contexto escolar, a partir das características consideradas, beneficiam mais os grupos com bons resultados nos demais índices. Essas dimensões associam-se e garantem uma boa frente para as escolas com as melhores características. Condições de Eficácia Escolar


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google