A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O módulo Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão mostra a criação de produtos específicos da análise de terreno por meio de um modelo digital de elevação (MDE). TNTmips possui ferramentas analíticas para tirar o máximo de informação topográfica. 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Erosão Umidade no Solo Erosão/Sedimentação Dispersão Atributos Geomorfológicos

3 Clique em “Terreno” > “Bacia Hidrográfica...”. 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão

4 Clique em “Abrir...” para selecionar o modelo digital de elevação. A análise de escoamento superficial, chamado de análise de bacia em TNTmips, cria vários subprodutos por meio de um modelo digital de elevação.

5 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Selecione o modelo digital de elevação “MDE”. Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, clique em “OK”.

6 Na aba “Geral” ative todos os parâmetros conforme sugerido. Neste tutorial, vamos investigar os subprodutos da análise de bacias (caixa vermelha), que auxiliam na análise de erosão, sedimentação, umidade de solo e modelagem geral do escoamento superficial. 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão

7 Por fim, clique no ícone “Executar...”. Ajuste os parâmetros conforme sugeridos. Estes parâmetros definem o nível de detalhe do escoamento superficial de água. Clique na aba “Percurso e Bacia”.

8 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão O processo criou 16 produtos. Apenas o modelo digital de elevação (MDE), os percursos de escoamento superficial (PERCURSOPADRÃO) e as bacias (BACIAPADRÃO) são visualizados (sinal ativo de conferido). As linhas amarelas representam os limites das bacias hidrográficas. As linhas em turquesa representam os percursos do escoamento superficial.

9 Vamos investigar agora as propriedades do produto “Área Específica da Bacia”. Desative a visualização de “MDE” e exiba “BACIA2”, que se refere à “Área Específica de Bacia”. Clique na aba “Geral”. 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão

10 O valor numérico de “Área Específica da Bacia” representa a área de captação por largura de fluxo perpendicular à direção de fluxo. O produto é usado para modelar escoamento superficial e erosão. Valores mais altos (celas mais claras) representam maior escoamento superficial e risco de erosão.

11 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Vamos investigar agora as propriedades do produto “Índice Topográfico Composto”. Desative a visualização de “BACIA” e exiba “ÍNDICETOPO”.

12 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão O valor numérico de “Índice Topográfico Composto” representa o logaritmo do quociente entre a acumulação de fluxo e a tangente da declividade. O ITC prevê zonas de maior umidade no solo, onde há escoamento superficial elevado junto com declividades menos acentuadas. Valores mais altos (celas mais claras) representam maior umidade no solo.

13 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Vamos investigar agora as propriedades do produto “Captação Máxima”. Desative a visualização de “ÍNDICETOPO” e exiba “DISTÂNCIA_CAPTAÇÃO”.

14 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão O valor numérico de “Captação Máxima” representa a maior distância (em metros) desde a captação da bacia hidrográfica até a determinada cela. O produto é usado para modelar taxas de erosão e sedimentação. Valores mais altos (celas mais claras) representam um maior potencial de erosão e sedimentação.

15 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Vamos investigar agora as propriedades do produto “Descida”. Desative a visualização de “DISTÂNCIA_CAPTAÇÃO” e exiba “DISTÂNCIA_SAÍDA”.

16 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão O valor numérico de “Descida” representa a distância (em metros) desde a determinada cela até a saída da bacia hidrográfica. O produto é usado para modelar a dispersão de sedimentos e poluentes. Valores mais altos (celas mais claras) representam uma maior distância até a saída da bacia hidrográfica e consequentemente um maior potencial de dispersão de sedimentos e poluentes.

17 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão “Bacias” cria para o vetor “BACIAPADRÃO” 2 tabelas adicionais com atributos geomorfológicas. Observação: “Bacias Hidrográficas” cria tabelas com os mesmos atributos para o vetor “BACIA HIDROGRÁFICA”.

18 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique no ícone “Gerenciador de Camadas” para acessar as tabelas ligadas aos vetores.

19 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique no símbolo “+” do vetor “BACIAPADRÃO” para acessar os elementos do vetor.

20 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique no símbolo “+” indicado para acessar as tabelas associadas aos polígonos do vetor e também clique na flecha vermelha ao lado para poder selecionar manualmente bacias.

21 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique na caixa da tabelas “ATRIBUTOS” para abri-la.

22 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique não ícone “Mudar para Visualização de Registro Individual”.

23 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique no ícone “Selecionar” e clique na bacia hidrográfica (em amarelo) indicada.

24 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão A bacia hidrográfica foi selecionada. “DENSIDADE DRENAGEM” representa o comprimento total dos percursos de drenagem dividido por área (m²).. “FREQÜÊNCIA DE CORRENTE” representa o número de percursos de drenagem dividido por área (m²). “COMPRIMENTO DA BACIA” representa o comprimento máximo (m) da bacia hidrográfica a partir da saída da bacia. “CONSTANTE DE MANUTENÇÃO DO CANAL” representa o quociente inverso de “DENSIDADE DRENAGEM”. “COMPRIMENTO DO TRAJETO ACIMA DA SUPERFÍCIE” representa ½ da “CONSTANTE MANUTENÇÃO DO CANAL”. “RELAÇÃO FORMA” representa a área (m²) dividido pelo “COMPRIMENTO DA BACIA” ao quadrado. “RELAÇÃO ELONGAÇÃO” representa o grau de elongação da bacia hidrográfica. “NÚMERO DE ASPEREZA” representa o “RELEVO DE BACIA” multiplicado por “DENSIDADE DRENAGEM”. “RELAÇÃO DE BIFURCAÇÕES” representa a média do número dos percursos de uma dada ordem dividido pelo número de percursos da ordem superior. “RELAÇÃO COMPRIMENTO” representa a média do comprimento dos percursos de uma dada ordem dividido pelo comprimento dos percursos da ordem superior. A tabela “ATRIBUTOS” calcula diversos atributos para as bacias hidrográficas e suas respectivas redes de drenagem. Estas informações auxiliam na modelagem e implementação de um sistema de drenagem. Por fim, clique no “X” para fechar a tabela e a seguir responda com “Não”.

25 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Vamos investigar agora as propriedades do produto “Declive”. Desative a visualização de “DISTÂNCIA_SAÍDA” e exiba “DECLIVE”. Desmarque a bacia selecionada, clicando no ícone “Desmarcar Todos”. Clique no “X” para fechar a janela.

26 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Declive mostra o declive máximo para cada cela (em graus). Os valores são computados por meio do MDE sem depressões, usando a elevação de cada cela e seus vizinhos. Valores mais altos (celas mais claras) representam um maior declive máximo.

27 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Vamos investigar agora as propriedades do produto “Comprimento-Declive”. Desative a visualização de “DECLIVE” e exiba “COMPRIMENTODECLIVE”.

28 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Comprimento-Declive é uma aproximação do fator (LS) da “Revised Universal Soil Loss Equation” (RUSLE). A fórmula para computar é seguinte: LS = (área específica da bacia / 22.13) ^0.6 * (sin[declive] / ) ^1.3 Comprimento-Declive é uma aproximação do fator (LS) da “Revised Universal Soil Loss Equation” (RUSLE). A fórmula para computar é seguinte: LS = (área específica da bacia / 22.13) ^0.6 * (sin[declive] / ) ^1.3 Valores mais altos (celas mais claras) ocorrem ao longo dos maiores percursos de escoamento superficial.

29 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Clique no ícone “Salvar Como...” para salvar os subprodutos da área “Computar” (em vermelho).

30 Escreva os nomes e descrições sugeridos para os vetores “BACIA”, “ÍNDICETOPO”, “DISTÂNCIA_SAÍDA”, “BACIA HIDROGRÁFICA” e “BACIASPADRÃO”. A seguir, clique em “OK”. 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x.

31 8. Modelar Erosão, Sedimentação, Umidade de Solo e Dispersão PARABÉNS! Você criou diversos produtos para modelar erosão, sedimentação, umidade no solo e avaliar bacias hidrográficas e seus respectivos redes de drenagem. Clique no “X” e a seguir em “Não” para encerrar o processo.

32 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta.


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google