A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II Profª. Vanessa Almeida da Silva 2º semestre/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II Profª. Vanessa Almeida da Silva 2º semestre/2012."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II Profª. Vanessa Almeida da Silva 2º semestre/2012

2 TEORIA DA ORGANIZAÇÕES II Qual foi o marco da TEORIA CLÁSSICA?

3 TEORIA DA ORGANIZAÇÕES II TEORIA NEOCLÁSSICA – ◦ No início da déc a TEORIA ADMINISTRATIVA passou por um período de intensa remodelação. ◦ Pós segunda Guerra Mundial, grandes mudanças das organizações. ◦ Representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

4 UNIDADE I: TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO a) Características da Teoria Neoclássica; b) Os aspectos administrativos comuns às organizações; c) Os princípios básicos de organização; d) Centralização versus descentralização; e e) Funções do administrador.

5 Teoria Neoclássica da Administração Representa uma atualização dos princípios clássicos da administração: Também denominada de Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo; Departamentalização; Organização racional do trabalho; Estrutura linear (definida por Fayol); Estrutura funcional (definida por Taylor).

6 Teoria Neoclássica da Administração Os autores Neoclássicos não formam propriamente uma escola definida, mas um movimento relativamente heterogêneo com contribuição de diversos autores dentre eles: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O´Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Louis Allen....

7 Teoria Neoclássica da Administração Para os Neoclássicos, a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum; O bom administrador é aquele que alcança esse propósito com o mínimo de recursos e esforços e com menos conflito.

8 Teoria Neoclássica da Administração Principais características a) Ênfase na prática da administração. b) Reafirmação dos postulados clássicos. c) Ênfase nos princípios gerais de administração. d) Ênfase nos objetivos e nos resultados. e) Ecletismo nos conceitos.

9 Teoria Neoclássica da Administração a) Ênfase na prática da administração Busca de resultados concretos e palpáveis; Conceitos de forma prática e utilizável; Foco na ação administrativa; Enfatiza os aspectos instrumentais da administração; Contribuição do espírito pragmático americano.

10 Teoria Neoclássica da Administração b) Reafirmação dos postulados clássicos. Reação à influência das ciências do comportamento em detrimentos aos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações. Retoma o estudo da Teoria Clássica ( configuração mais ampla e flexível). Realinhamento das estruturas de organização tipo linear, funcional, autoridade, responsabilidade etc.

11 Teoria Neoclássica da Administração c) Ênfase nos princípios gerais de administração. ◦ Normas de comportamento administrativo; ◦ “Leis” científicas dos clássicos são retomadas para busca de soluções administrativas práticas. ◦ Os princípios de planejar, organizar, dirigir e controlar. ◦ Os problemas de gestão são comuns em diversas organizações.

12 Teoria Neoclássica da Administração d) Ênfase nos objetivos e nos resultados. A organização existe para alcançar objetivos e produzir resultados. A partir dessa premissa a organização deve ser dimensionada, estruturada e Orientada. Servem como meio de avaliar o desempenho das organizações. Busca de operação eficiente para alcançar os objetivos. APO – Administração por Objetivos ( Drucker, 1954)

13 Teoria Neoclássica da Administração e) Ecletismo nos conceitos. ◦ Embora se baseia na Teoria Clássica, os autores absorvem conteúdo de outras teorias (Relações Humanas, Burocracia, Estruturalista, Behaviorista, Sistemas). ◦ A Teoria Neoclássica se configura como uma teoria clássica atualizada para as organizações da metade final do século XX.

14 Exemplo: Álvaro Lucena é o diretor geral da Amplific, empresa dedicada a produtos de alta tecnologia. Álvaro é muito objetivo no seu trabalho como diretor. Sua atuação é prática e pragmática, adota os postulados neoclássicos, acredita nos princípios gerais de administração, focaliza os objetivos e resultados a serem alcançados e adota uma postura eclética em seu figurino administrativo. Como você caracterizaria a atuação de Álvaro? Explique os porquês.

15 Teoria Neoclássica da Administração Administração como Técnica Social ◦ Para os neoclássicos, a “ administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum com o mínimo de dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.” ◦ ADMINISTRAÇÃO – é basicamente a coordenação das atividades grupais.

16 Teoria Neoclássica da Administração Aspectos administrativos comuns às organizações (Peter Drucker): ◦ Quanto aos objetivos ◦ Quanto à administração ◦ Quanto ao desempenho individual As organizações trabalham dentro de uma rede de interdependência que envolve fornecedores de um lado e cliente e consumidores de outro.

17 Teoria Neoclássica da Administração Aspectos comuns à Organização Quanto aos objetivos: ◦ As organizações não vivem para si próprias, mas para realizar uma tarefa social; ◦ As organizações sobrevivem para contribuir para o indíviduo e para a sociedade; ◦ Sem definir objetivos não há como avaliar os resultados ou sua eficiência.

18 Teoria Neoclássica da Administração Aspectos comuns à Organização Quanto a Administração: ◦ As organizações são diferentes em seus objetivos e propósitos, mas semelhantes na área administrativa. ◦ Todas exigem pessoas que atuem em conjunto. ◦ Todas precisam equilibrar os objetivos da instituição com os interesses dos indivíduos. ◦ Todas exigem uma estrutura.

19 Teoria Neoclássica da Administração Aspectos comuns à Organização Quanto ao desempenho individual: ◦ Desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha na organização. ◦ São os indivíduos que fazem, decidem e planejam. ◦ A eficiência da organização depende da eficiência das pessoas. ◦ A eficácia é necessária à organização (para funcionar) e ao próprio indivíduo (para alcançar satisfação)

20 Teoria Neoclássica da Administração Eficiência: ◦ É uma medida da utilização dos recursos. ◦ Relação de recursos aplicados e o produto final obtido. ◦ “Fazer corretamente as coisas”. ◦ “Ênfase nos meios”. Eficácia: ◦ É uma medida do alcance de resultados. ◦ “Fazer as coisas certas”. ◦ “Ênfase nos resultados”.

21 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização ◦ Divisão do trabalho. ◦ Especialização. ◦ Hierarquia. ◦ Amplitude administrativa.

22 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho ◦ Para ser eficiente a organização deve basear-se na divisão de trabalho. ◦ É maneira que um processo complexo pode ser DECOMPOSTO em uma série de pequenas tarefas. ◦ Administração Científica – Frederick Taylor. ◦ Cada pessoa deve produzir o máximo possível dentro de um padrão aceitável de qualidade.

23 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Conseqüências da divisão do trabalho. ◦ Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido; ◦ Maior eficiência da organização; e ◦ Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

24 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Conseqüências da divisão do trabalho. ◦ Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido; ◦ Maior eficiência da organização; e ◦ Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

25 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Conseqüências da divisão do trabalho. ◦ Nível institucional (diretores e acionistas). ◦ Nível intermediário (gerentes). ◦ Nível operacional (supervisores e operários).

26 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização b) Especialização ◦ Considerada como conseqüência do princípio da divisão do trabalho. ◦ Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

27 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização c) Hierarquia ◦ Também conseqüência da divisão do trabalho, é a diversificação funcional dentro da organização. ◦ É o desdobramento da função de comando para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados.  ESTRATÉGICO – TÁTICO - OPERACIONAL ◦ Autoridade: é o direito formal e legítimo de tomar decisões, transmitir ordens e alocar recursos para alcançar objetivos desejados da organização.

28 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização c) Hierarquia ◦ Autoridade  É alocada em POSIÇÕES da organização e não em pessoas.  É aceita pelos subordinados.  Flui abaixo por meio da hierarquia verticalizada (flui do topo até a base da organização).

29 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização c) Hierarquia ◦ Responsabilidade  Significa o DEVER de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada.  O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade.  Tem origem da relação superior-subordinado.  É a obrigação exigida do subordinado para que realize tais deveres.

30 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização c) Hierarquia ◦ Delegação  É o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.

31 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização c) Hierarquia ◦ Delegação: Técnicas de delegação de autoridade:  Delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividi-la entre várias pessoas.  Delegar à pessoa certa.  Delegar responsabilidade e autoridade.  Proporcionar informação adequada (o quê, por que, quando, onde, quem e como).  Manter retroação.  Avaliar e recompensar o desempenho ( feedback e participação dos resultados)

32 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização c) Hierarquia As organizações estão REDUZINDO SEUS NÍVEIS HIERÁRQUICOS no intuito de enxugar a organização para torná-la mais simples, fazê-la mais ágil e competitiva em um mundo repleto de mudanças e transformações.

33 Teoria Neoclássica da Administração Princípios básicos de Organização d) Amplitude Administrativa  Significa o NÚMERO DE SUBORDINADOS que um administrador pode supervisionar.  QUANTO MAIS SUBORDINADOS, MAIOR A AMPLITUDE ADMINISTRATIVA.  A tendência atual é diminuir a amplitude e achatar as estruturas organizacionais, no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.

34 Teoria Neoclássica da Administração Exercício: Como consultor de empresas, Diocleciano Carvalho adota certos princípios básicos em todos os seus projetos: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição de autoridade e responsabilidade. Como Diocleciano deveria explicar todos esses princípios aos seus clientes para vender seu trabalho?

35 Teoria Neoclássica da Administração Segundo Peter Drucker todas as instituições são organizações e têm uma dimensão administrativa comum. Relacione as informações correspondentes aos aspectos comuns nas organizações. (a) Quanto aos objetivos (b) Quanto à Administração (c) Quanto ao desempenho individual ( ) O funcionamento das organizações está condicionado com a eficiência das pessoas. ( ) As organizações exigem um grupo de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum. ( ) As organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. ( ) Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente.

36 QUESTÕES PARA REVISÃO Listar as principais características da Teoria Neoclássica. Explique a expressão “ A Teoria Neoclássica pratica a reafirmação relativa dos postulados clássicos”. Explique o que é o ecletismo da Teoria Neoclássica. Quais os aspectos administrativos comuns às diferentes organizações? Explique a influência de cada uma às organizações. Liste os princípios básicos da administração. Quais as funções do administrador? Quando o grau de descentralização pode ser maior em uma organização? Quais os fatores podem afetar a decisão de descentralização? Cite algumas vantagens, desvantagens e limitações da descentralização?


Carregar ppt "TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II Profª. Vanessa Almeida da Silva 2º semestre/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google