A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II
Profª. Vanessa Almeida da Silva 2º semestre/2012

2 TEORIA DA ORGANIZAÇÕES II
Qual foi o marco da TEORIA CLÁSSICA?

3 TEORIA DA ORGANIZAÇÕES II
TEORIA NEOCLÁSSICA – No início da déc a TEORIA ADMINISTRATIVA passou por um período de intensa remodelação. Pós segunda Guerra Mundial, grandes mudanças das organizações. Representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

4 UNIDADE I: TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
a) Características da Teoria Neoclássica; b) Os aspectos administrativos comuns às organizações; c) Os princípios básicos de organização; d) Centralização versus descentralização; e e) Funções do administrador.

5 Teoria Neoclássica da Administração
Representa uma atualização dos princípios clássicos da administração: Também denominada de Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo; Departamentalização; Organização racional do trabalho; Estrutura linear (definida por Fayol); Estrutura funcional (definida por Taylor).

6 Teoria Neoclássica da Administração
Os autores Neoclássicos não formam propriamente uma escola definida, mas um movimento relativamente heterogêneo com contribuição de diversos autores dentre eles: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O´Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Louis Allen ....

7 Teoria Neoclássica da Administração
Para os Neoclássicos, a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum; O bom administrador é aquele que alcança esse propósito com o mínimo de recursos e esforços e com menos conflito.

8 Teoria Neoclássica da Administração
Principais características a) Ênfase na prática da administração. b) Reafirmação dos postulados clássicos. c) Ênfase nos princípios gerais de administração. d) Ênfase nos objetivos e nos resultados. e) Ecletismo nos conceitos.

9 Teoria Neoclássica da Administração
a) Ênfase na prática da administração Busca de resultados concretos e palpáveis; Conceitos de forma prática e utilizável; Foco na ação administrativa; Enfatiza os aspectos instrumentais da administração; Contribuição do espírito pragmático americano.

10 Teoria Neoclássica da Administração
b) Reafirmação dos postulados clássicos. Reação à influência das ciências do comportamento em detrimentos aos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações. Retoma o estudo da Teoria Clássica ( configuração mais ampla e flexível). Realinhamento das estruturas de organização tipo linear, funcional, autoridade, responsabilidade etc.

11 Teoria Neoclássica da Administração
c) Ênfase nos princípios gerais de administração. Normas de comportamento administrativo; “Leis” científicas dos clássicos são retomadas para busca de soluções administrativas práticas. Os princípios de planejar, organizar, dirigir e controlar. Os problemas de gestão são comuns em diversas organizações.

12 Teoria Neoclássica da Administração
d) Ênfase nos objetivos e nos resultados. A organização existe para alcançar objetivos e produzir resultados. A partir dessa premissa a organização deve ser dimensionada, estruturada e Orientada. Servem como meio de avaliar o desempenho das organizações. Busca de operação eficiente para alcançar os objetivos. APO – Administração por Objetivos ( Drucker, 1954)

13 Teoria Neoclássica da Administração
e) Ecletismo nos conceitos. Embora se baseia na Teoria Clássica, os autores absorvem conteúdo de outras teorias (Relações Humanas, Burocracia, Estruturalista, Behaviorista, Sistemas). A Teoria Neoclássica se configura como uma teoria clássica atualizada para as organizações da metade final do século XX.

14 Exemplo: Álvaro Lucena é o diretor geral da Amplific, empresa dedicada a produtos de alta tecnologia. Álvaro é muito objetivo no seu trabalho como diretor. Sua atuação é prática e pragmática, adota os postulados neoclássicos, acredita nos princípios gerais de administração, focaliza os objetivos e resultados a serem alcançados e adota uma postura eclética em seu figurino administrativo. Como você caracterizaria a atuação de Álvaro? Explique os porquês.

15 Teoria Neoclássica da Administração
Administração como Técnica Social Para os neoclássicos, a “ administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum com o mínimo de dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.” ADMINISTRAÇÃO – é basicamente a coordenação das atividades grupais.

16 Teoria Neoclássica da Administração
Aspectos administrativos comuns às organizações (Peter Drucker): Quanto aos objetivos Quanto à administração Quanto ao desempenho individual As organizações trabalham dentro de uma rede de interdependência que envolve fornecedores de um lado e cliente e consumidores de outro.

17 Teoria Neoclássica da Administração
Aspectos comuns à Organização Quanto aos objetivos: As organizações não vivem para si próprias, mas para realizar uma tarefa social; As organizações sobrevivem para contribuir para o indíviduo e para a sociedade; Sem definir objetivos não há como avaliar os resultados ou sua eficiência.

18 Teoria Neoclássica da Administração
Aspectos comuns à Organização Quanto a Administração: As organizações são diferentes em seus objetivos e propósitos, mas semelhantes na área administrativa. Todas exigem pessoas que atuem em conjunto. Todas precisam equilibrar os objetivos da instituição com os interesses dos indivíduos. Todas exigem uma estrutura.

19 Teoria Neoclássica da Administração
Aspectos comuns à Organização Quanto ao desempenho individual: Desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha na organização. São os indivíduos que fazem, decidem e planejam. A eficiência da organização depende da eficiência das pessoas. A eficácia é necessária à organização (para funcionar) e ao próprio indivíduo (para alcançar satisfação)

20 Teoria Neoclássica da Administração
Eficiência: É uma medida da utilização dos recursos. Relação de recursos aplicados e o produto final obtido. “Fazer corretamente as coisas”. “Ênfase nos meios”. Eficácia: É uma medida do alcance de resultados. “Fazer as coisas certas”. “Ênfase nos resultados”.

21 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização Divisão do trabalho. Especialização. Hierarquia. Amplitude administrativa.

22 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Para ser eficiente a organização deve basear-se na divisão de trabalho. É maneira que um processo complexo pode ser DECOMPOSTO em uma série de pequenas tarefas. Administração Científica – Frederick Taylor. Cada pessoa deve produzir o máximo possível dentro de um padrão aceitável de qualidade.

23 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Conseqüências da divisão do trabalho. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido; Maior eficiência da organização; e Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

24 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Conseqüências da divisão do trabalho. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido; Maior eficiência da organização; e Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

25 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização a) Divisão do trabalho Conseqüências da divisão do trabalho. Nível institucional (diretores e acionistas). Nível intermediário (gerentes). Nível operacional (supervisores e operários).

26 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização b) Especialização Considerada como conseqüência do princípio da divisão do trabalho. Cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

27 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização c) Hierarquia Também conseqüência da divisão do trabalho, é a diversificação funcional dentro da organização. É o desdobramento da função de comando para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados. ESTRATÉGICO – TÁTICO - OPERACIONAL Autoridade: é o direito formal e legítimo de tomar decisões, transmitir ordens e alocar recursos para alcançar objetivos desejados da organização.

28 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização c) Hierarquia Autoridade É alocada em POSIÇÕES da organização e não em pessoas. É aceita pelos subordinados. Flui abaixo por meio da hierarquia verticalizada (flui do topo até a base da organização).

29 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização c) Hierarquia Responsabilidade Significa o DEVER de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade. Tem origem da relação superior-subordinado. É a obrigação exigida do subordinado para que realize tais deveres.

30 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização c) Hierarquia Delegação É o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.

31 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização c) Hierarquia Delegação: Técnicas de delegação de autoridade: Delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividi-la entre várias pessoas. Delegar à pessoa certa. Delegar responsabilidade e autoridade. Proporcionar informação adequada (o quê, por que, quando, onde, quem e como). Manter retroação. Avaliar e recompensar o desempenho ( feedback e participação dos resultados)

32 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização c) Hierarquia As organizações estão REDUZINDO SEUS NÍVEIS HIERÁRQUICOS no intuito de enxugar a organização para torná-la mais simples, fazê-la mais ágil e competitiva em um mundo repleto de mudanças e transformações.

33 Teoria Neoclássica da Administração
Princípios básicos de Organização d) Amplitude Administrativa Significa o NÚMERO DE SUBORDINADOS que um administrador pode supervisionar. QUANTO MAIS SUBORDINADOS, MAIOR A AMPLITUDE ADMINISTRATIVA. A tendência atual é diminuir a amplitude e achatar as estruturas organizacionais, no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.

34 Teoria Neoclássica da Administração
Exercício: Como consultor de empresas, Diocleciano Carvalho adota certos princípios básicos em todos os seus projetos: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição de autoridade e responsabilidade. Como Diocleciano deveria explicar todos esses princípios aos seus clientes para vender seu trabalho?

35 Teoria Neoclássica da Administração Segundo Peter Drucker todas as instituições são organizações e têm uma dimensão administrativa comum. Relacione as informações correspondentes aos aspectos comuns nas organizações. (a) Quanto aos objetivos (b) Quanto à Administração (c) Quanto ao desempenho individual ( ) O funcionamento das organizações está condicionado com a eficiência das pessoas. ( ) As organizações exigem um grupo de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum. ( ) As organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. ( ) Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente.

36 QUESTÕES PARA REVISÃO Listar as principais características da Teoria Neoclássica. Explique a expressão “ A Teoria Neoclássica pratica a reafirmação relativa dos postulados clássicos”. Explique o que é o ecletismo da Teoria Neoclássica. Quais os aspectos administrativos comuns às diferentes organizações? Explique a influência de cada uma às organizações. Liste os princípios básicos da administração. Quais as funções do administrador? Quando o grau de descentralização pode ser maior em uma organização? Quais os fatores podem afetar a decisão de descentralização? Cite algumas vantagens, desvantagens e limitações da descentralização?


Carregar ppt "TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google