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ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS. a) Escola Clássica; b) Escola de Relações Humanas; c) Abordagem Estruturalista; d) Abordagem Sistemas Abertos; e) Abordagem.

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1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

2 a) Escola Clássica; b) Escola de Relações Humanas; c) Abordagem Estruturalista; d) Abordagem Sistemas Abertos; e) Abordagem Contingencial; f) Tendências da Teoria das Organizações. A EVOLUÇÃO DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

3 A )E SCOLA C LÁSSICA  Taylor – contribuiu para a formação da tecnologia de Organização, Sistemas e Métodos;  Aperfeiçoou os métodos de Adam Smith;  Elaborou os quatro elementos essenciais da administração científica: 1. Desenvolvimento; 2. Seleção e Treinamento; 3. Adaptação; 4. Revisão equitativa do trabalho e responsabilidade.

4 A )E SCOLA C LÁSSICA  Henry Fayol – acentuada preocupação com o comando, elaborou os 14 princípios de administração (divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unid. de comando, unid. de direção, subordinação dos interesses particulares ao interesse geral, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estab. do pessoal, iniciativa e união do pessoal).  Taylor (múltipla chefia) x Fayol (unidade de comando)  OSM:  Organização = Fayol; Métodos = Taylor e Sistemas = inclusão recente face à evolução teórica.

5 B)ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS  Estudos de Hawthorne – fábrica da Western Eletric (1927).  Mary Parker Follet – pesquisar e analisar a motivação humana partindo de valores individuais e sociais.  Douglas McGregor – Teoria X e Teoria Y:  X = o homem é indolente por natureza; falta-lhe ambição e responsabilidade; é egocêntrico; resiste às mudanças; é ingênuo e não muito inteligente; e  Y = as pessoas não são passivas ou resistentes por natureza; a motivação é um potencial para o desenvolvimento e a tarefa essencial da administração é harmonizar as condições para alcance de objetivos.

6 C ) A BORDAGEM ESTRUTURALISTA  Amitai Etzioni : escola clássica + escola de relações humanas;  Crítica – não se limita apenas à constatação da existência de conflitos na organização, relaciona e discute:  Formal e informal;  O campo dos grupos informais;  A organização e o ambiente;  Recompensa material e social;  Fábricas, igrejas, prisões e escolas Mérito: Mérito: equilíbrio dado aos estudos da organiz.

7 D ) A BORDAGEM DE SISTEMAS ABERTOS  Características segundo Katz e Kahn:  Importação de energia do ambiente externo;  Transformação de energia disponível;  Saída (output) de produtos para o meio externo;  Sistemas como ciclos de eventos (caráter cíclico da troca de energia);  Entropia negativa (deter a tendência à morte);  Entrada de informação (feedback negativo – permitir corrigir desvios);

8 D ) A BORDAGEM DE SISTEMAS ABERTOS  Estado firme e homeostase dinamica (equilibrio do sistema);  Diferenciação (especialização);  Equifinalidade (mais alternativas).

9 E ) A BORDAGEM CONTINGENCIAL  As condições ambientais causam transformações no interior das organizações – o ambiente provoca o fenômeno organizacional;  Lawrence e Lorsch – pesquisa: organização versus ambiente.  Premissas dos sistemas abertos;  10 empresas;  3 diferentes meios industriais;  Resultado (diferenciação na estrutura e na abordagem; e integração entre as unidades e subsistemas).

10 TENDÊNCIAS DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES  O surgimento de novos ingredientes de gestão nas organizações transferiu a essência do estudo organizacional para a análise dos processos, incluindo-se os processos críticos. O relevante era dar contornos à organização.


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