A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO. 2 Guarda-chuva da RSE Fonte: GIFE Paula Chies Schommer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO. 2 Guarda-chuva da RSE Fonte: GIFE Paula Chies Schommer."— Transcrição da apresentação:

1 INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

2 2 Guarda-chuva da RSE Fonte: GIFE Paula Chies Schommer

3 3 Investimento social privado: doações filantrópicas compartilhando capacidade gerencial e técnica programas de voluntariado empresarial iniciativas de marketing social apoiando iniciativas de desenvolvimento comunitário Atuando em parceria com governos, ONGs, outras empresas, em torno de desafios compartilhados Responsabilidade Socioambiental Paula Chies Schommer

4 4 Tipos de Investimento Social Privado Investimento social corporativo Investimento social comunitário Investimento social familiar Venture philanthropy Diaspora philanthropy Social investment funds Responsabilidade Socioambiental Paula Chies Schommer

5 5 IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – RegiãoMontante Investido*Montante / PIB Sudeste5,7 bilhões3,3 bilhões0,660,34 Nordeste406,6 milhões537 milhões0,200,22 Sul500 milhões562,7 milhões0,19 Centro-Oeste184 milhões240,8 milhões0,160,18 Norte75 milhões93,8 milhões0,100,11 Brasil6,9 bilhões4,7 bilhões0,430,27 Gasto Social em Ações para a Comunidade - INPC Em valores constantes de Deflacionado pelo INPC médio anual. Fonte: IPEA/Pesquisa Ação Social das Empresas, 2006

6 6 GIFE – GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS Estágios da Gestão do Investimento Social Privado  Ao longo de seu envolvimento com a área social, as empresas costumam passar por diferentes fases. Atualmente, apesar do discurso na área privada já estar bastante “profissional”, a prática ainda se aproxima mais das fases 1 e 2  Este modelo deve ser entendido como a descrição de tipos “ideais” – não se espera que sejam encontrados perfeitamente na observação de situações reais  A seguir vem uma breve descrição de cada fase. Por último, mostra-se um detalhamento das principais dimensões e indicadores que devem ser observados ao se entender quais os estágios que melhor descrevem o momento da organização estudada

7 nesta fase, as organizações geralmente se envolvem por decisão pessoal do fundador ou dos diretores, atuando de forma pouco estruturada (campanhas esporádicas, doações eventuais, reagindo a demandas da comunidade) à medida que o envolvimento aumenta, é comum a empresa começar a financiar e/ou desenvolver diversos projetos, nas mais diversas áreas, sem se preocupar se fazem sentido entre si ou se estão alinhados com a empresa essa fase é caracterizada pela busca de foco, em geral como resultado de algumas perguntas fundamentais: qual o sentido do que estamos fazendo? que resultados os projetos estão alcançando? como podemos melhorar nossa ação nessa área? se os meses de busca derem resultado, inicia-se uma ação social mais estruturada, com clareza dos objetivos e das estratégias para atingi-los. É muitas vezes nesse momento em que se criam ou se reestruturam institutos / fundações algumas poucas organizações chegam a este último estágio, passando a se preocupar com a questão de escala: como ampliar o impacto da ação desenvolvida? como beneficiar, além da comunidade local, o sistema público como um todo? GESTÃO DO ISP

8 Estrutura Decisóriapersonalista / não-estruturadaorganizada, governança estruturada Planejamento e Plano de Açãoreativo, modelos mentais não-sociaisplanej. estratégico, ações organiz. Recursos (humanos, financeiros)voluntarismo, não regularquadros técnicos, sustentabilidade Alinhamento com a empresanenhumalinhamento estratégico Relacionamentos Externos reativo, desconhecimentoplanejado, integrado e coerente (comunicação, parcerias, comunidade)com a ação social Definição do programa“criatividade ingênua”busca por modelos de referência Execução / Acompanhamento ou faz tudo ou acompanha de longeatenção ao o processo Avaliaçãose faz, é primitivafoco em processo e resultado Para os beneficiáriosminoração dos problemas/ sintomascausas / emancipação Para a empresa / organizaçãosatisfação pessoal do líderretorno positivo e “educação social”, boa influência na cultura da empresa Impacto desejadomelhoria local, pontualescala, mudança de sistema DIMENSÃO DOS PROCESSOS DIMENSÃO DOS RESULTADOS


Carregar ppt "INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO. 2 Guarda-chuva da RSE Fonte: GIFE Paula Chies Schommer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google