A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temas de hoje: DSTs, HIV/AIDS O Vírus HIV Vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temas de hoje: DSTs, HIV/AIDS O Vírus HIV Vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Temas de hoje: DSTs, HIV/AIDS

3 O Vírus HIV Vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa que é a de protegê-lo contra as agressões externas. Organismo se torna mais susceptível a determinadas infecções, conhecidas como doenças oportunísticas.

4 Risco / Vulnerabilidade Risco: chance de que algo aconteça. Razão entre número de “tentativas” (exposições) e ocorrências dos agravos. Vulnerabilidade: enquanto o risco pode ser gerenciado por decisões do indivíduo, ser ou estar vulnerável vai além de escolhas pessoais. Todos estamos vulneráveis!

5 O raciocínio preso a “grupos de risco” é equivocado ? Sim. Distinção entre risco biológico e risco moral: não é o fato de alguma relação ser mais ou menos moralmente aceitável que a torna mais ou menos segura em termos de contágio. O vírus não escolhe!

6 O raciocínio preso a “grupos de risco” é equivocado ! Exemplo: Uma dona-de-casa, por exemplo, pode ser mais vulnerável do que uma mulher solteira informada e com auto-estima elevada,que se sente mais capaz de negociar o uso de preservativos.

7 O Vírus HIV Importante desconstruir o pensamento do vírus escolher. Vírus não tem “personalidade” Se ele escolhe: julga portador visto como “Condenado”.

8 O Vírus faz escolhas? É muito importante que as pessoas percebam que se trata de um agente infeccioso que não possui capacidade de “pensar” quem vai infectar.

9 HIV / AIDS Portador do HIV: alguém que tem a infecção, mas não desenvolveu a doença. AIDS: Alguém que já desenvolveu a doença. Ocorre que nem todo o mundo que tem HIV vai ter AIDS: 3% das pessoas portadoras acompanhadas há mais de 20 anos não mostram sinais de adoecimento. Fato: a Aids não tem cara!

10 Formas de contágio: Sexo sem preservativo; contato com sangue e líquidos contaminados por sangue, sêmen e secreções vaginais; compartilhar seringas;

11 Formas de contágio: Parto e amamentação( mãe contaminada); Objetos cortante não esterilizados de forma adequada em contato com sangue

12 Formas de contágio: Sexo oral, anal e vaginal sem preservativo

13 Mitos:

14

15 Prevenção:

16

17 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - DSTs A OMS estima que ocorram 340 milhões de casos de DSTs, por ano, no mundo. No Brasil, ocorrem cerca de 12 milhões de casos de DSTs ao ano. DSTs: Hepatite, Sífilis, Herpes, HIV/AIDS, Gonorréia, Cancro Mole, Tricomoníase, HPV.

18 As DSTs podem causar: disfunções sexuais; esterilidade; aborto; nascimento de bebês prematuros, ou com infecção congênita (transmitida pela mãe); problemas físicos ou mentais; levar à morte; DSTs são uma porta aberta para a infecção pelo HIV.

19 Formas de transmissão: relações sexuais sem preservativo; contato com sangue e líquidos contaminados por sangue, sêmen e secreções vaginais; compartilhar agulhas; mãe infectada para o bebê; contato da mucosa da boca com a região ano- genital do parceiro(Herpes,HPV); o sexo oral, vaginal e anal sem camisinha, mesmo que não ocorra penetração (HPV,Hepatite).

20 Formas de prevenção: Uso de preservativos; vacina( Hepatite); procurar sempre atendimento médico; fazer exames preventivos; educação em sexualidade promoção da autonomia

21 Procurando ajuda? Conhecer sobre DSTs e sexo seguro afasta riscos de contágio. Vá a um posto de saúde quando surgir dúvidas se aquela coceira, mancha ou corrimento é uma DST. No Brasil testes para Sífilis e AIDS são gratuitos nos serviços públicos de saúde. O medicamento deve ser utilizado sempre nos horários e doses receitados e o parceiro também deve ser tratado. Vergonha e preconceito podem matar!

22 DSTs, sinais e sintomas: Hepatite: falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, diarréia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas). Sífilis: ferida na boca e/ou genitais. Depois de um tempo desaparece os sintomas, mesmo sem tratamento. Mas ela evolui! Manchas avermelhadas no tronco, na palma das mãos e na planta dos pés,queda de cabelos. Evolui para sífilis terciária com complicações cardíacas e neurológicas. Herpes: pequenas bolhas que aparecem na boca e nos genitais. causam dor, coceira, ferida. Os sintomas reaparecem de tempos em tempos.

23 DSTs, sinais e sintomas: Gonorréia: ardência e dificuldade ao urinar, secreção amarelada e purulenta pelo canal da urina e corrimento vaginal. Esses sintomas aparecem geralmente de um a sete dias depois de uma relação sexual sem camisinha. Cancro Mole: aparecem pequenas feridas dolorosas com pus nos órgãos genitais masculinos e femininos(2 a 5 dias depois da relação). Podem causar íngua na virilha,dor de cabeça, febre e fraqueza. Tricomoníase: corrimento amarelo-esverdeado com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardência, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais. HPV: verrugas que aparecem nos órgãos genitais. Freqüentemente a lesão é pequena e a infecção é assintomática.


Carregar ppt "Temas de hoje: DSTs, HIV/AIDS O Vírus HIV Vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google