A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linhas Curvas e Linhas Retas O Concurso de Florença de 1401 Estudo de caso João Pedro Ricaldes dos Santos História da arte Projeto Humanarte – Promovendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linhas Curvas e Linhas Retas O Concurso de Florença de 1401 Estudo de caso João Pedro Ricaldes dos Santos História da arte Projeto Humanarte – Promovendo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Linhas Curvas e Linhas Retas O Concurso de Florença de 1401 Estudo de caso João Pedro Ricaldes dos Santos História da arte Projeto Humanarte – Promovendo Valores Humanos Através da Arte

3  O Concurso de 1401: da CALIMALA – para o Batist é rio de San Giovanni.  Uma entidade de car á ter particular, composta de grandes comerciantes, abre um concurso p ú blico “ aos mestres de todas as terras da It á lia ” [2] [2]  [2] Citado por POPE-HENNESSY, John. Italian Renaissence Sculpture. London. Phaidon, 1996, p 9. [2]

4  Convenções:  - o material: bronze  - o local: porta do Batistério.  - as dimensões( 53 x 43cm ) e a moldura.  - o tema: “O Sacrifício de Isaac”.  - as figuras: pai, filho, anjo, 2 servos, asno, altar.

5

6 Filippo Brunelleschi ( )

7 Lorenzo Guiberti (1378 – 1455)

8 Filippo Brunelleschi ( )

9 Lorenzo Guiberti (1378 – 1455)

10  Tradição gótica: elegância do traçado, predominam linhas circulares, ondulantes; corpos curvilíneo de pai e filho.  Empréstimos clássicos: mantos; Isaac.  Moldura: respeito aos limites.  Composição em diagonal, ênfase na harmonia. Gestos indecisos.  Figuras: “ideais”.

11 Filippo Brunelleschi ( )  Tradição florentina (Giotto): traços angulares, retilíneos. Linhas de força cruzam a composição.*  Elemento clássico: O Spinário.  Moldura: retângulo estrangulado.  Composição em 2 faixas horizontais, ênfase na ação dramática. Narrativa abrupta  Figuras: “reais”.  *verticalmente com ziguezague das pernas de Isaac, horizontalmente como “jogo de alavancas” entre braços de pai e anjo.

12 Abraão muçulmano  136.Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jac ó e à s tribos; no que foi concedido a Mois é s e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele. (Corão - Surata 2:136)

13 O legado de Abraão  É tica: monote í smo é tico – Igualdade entre os povos. (Henry Sobel, Congrega ç ão Israelita Paulista).  Psicologia: “ Abra ã o é o prot ó tipo da jornada do conhecimento de si mesmo ”. Henri Abramovitch, Universidade de Tel Aviv.  Filosofia: a f é vai al é m da capacidade da raz ã o, n ã o se resume á é tica e exige um “ engajamento presente ” - Kierkegaard  Islamismo: “ A caracter í stica essencial do ser humano é a sua rela çã o com o sagrado. Voc ê é um jeito de Deus aparecer ” - psic ó loga Beatriz Machado, da USP

14

15

16

17 O Sacrifício de Isaac - Gn 22  2. Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaac, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto (Gn 22, 2)  5. E disse Abraão a seus servos: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós. (Gn 22, 5)  9. Edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaac, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. (Gn 22,9)

18  10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. 11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.  12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.  13 Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.

19  E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu ú nico filho,  17 que deveras te aben ç oarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do c é u e como a areia que est á na praia do mar; e a tua descendência possuir á a porta dos seus inimigos;  18 e em tua descendência serão benditas todas as na ç ões da terra; porquanto obedeceste à minha voz.


Carregar ppt "Linhas Curvas e Linhas Retas O Concurso de Florença de 1401 Estudo de caso João Pedro Ricaldes dos Santos História da arte Projeto Humanarte – Promovendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google