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Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.

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1 Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Arte visual: Flávio Hastenreiter. davidbomfin.com

2 MECANICISTA: CENTRA NA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS E RECURSOS PARA FAZER MAIS E MELHOR DO QUE JÁ SE FAZIA CULTURAL/COMPORTAMENTAL :CONCENTRA MAIS NA INOVAÇÃO E NA CRIATIVIADADE DO QUE NA ALAVANCAGEM DOS RECURSOS EXISTENTES OU NA EXPLICITAÇÃO DO CONHECIMENTO IMPLÍCITO CONCEITOS CONFORME TRÊS ABORDAGENS: SISTEMÁTICA: ANÁLISE RACIONAL DO PROBLEMA DO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

3 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL “ capacidade ou o processo no qual a organização mantém ou desenvolve sua performance com base na experiência. O aprendizado é, portanto, um fenômeno interno, pois permanece dentro da organização, mesmo que seus membros a deixem”. Nevis & Dibella (1995) APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

4 ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE “é uma organização que está continuamente expandindo sua capacidade de criar seu futuro” Peter Senge (1990) APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

5 FOCOS DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

6 KOLB (1978) PROPÕE CICLO DE QUATRO ESTÁGIOS: ALGUMAS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS 1) EXPERIÊNCIA CONCRETA EC 2) OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO OR 3) CONCEITOS E GENERALIZAÇÕES CG EA 4) EXPERIMENTAÇÃO ATIVA: davidbomfin.com

7 APRENDIZAGEM DE MANUTENÇÃO APRENDIZAGEM INOVADORA BENNIS & NANUS (1988) ALGUMAS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS davidbomfin.com

8 SISTEMAS DE CRENÇAS AÇÕES RESULTADOS REFLEXÃO CONHECIMENTO DISSEMINAÇÃO CAPACIDADE INSUFICIENTE DE REFLEXÃO E INTERPRETAÇÃO CAPACIDADE INSUFICIENTE DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CAPACIDADE INSUFICIENTE DA AÇÃO SHAW E PERKINS(1993) TRÊS BARREIRAS AO APRENDIZADO EFETIVO: ALGUMAS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS davidbomfin.com

9 MUDANÇA IMPLICA EM UMA NOVA APRENDIZAGEM QUE ASSEGURE UM NOVO TIPO DE COMPORTAMENTO. MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES ENVOLVE PESSOAS, CUJAS RESPECTIVAS AÇÕES SE BUSCA MODIFICAR PARA OBTER UMA NOVA COMBINAÇÃO DE CONDUTAS. SÃO AS PESSOAS QUE TÊM A CAPACIDADE DE APRENDER PARA QUE A MUDANÇA SE FAÇA. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

10 MUDANÇA E APRENDIZADO PODEM NÃO SER EXATAMENTE SINÔNIMOS, MAS ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS. HÁ MUDANÇAS QUE SÃO DECISIVAMENTE DE LONGO PRAZO; ELAS NÃO PODEM SER CONSEGUIDAS RAPIDAMENTE. HÁ MUDANÇAS QUE PODEM SER INICIADAS COM RELATIVA RAPIDEZ, MAS SE NÃO TIVEREM LASTRO PODEM SE PERDER NO PROCESSO. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

11 CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O EDUCADOR ORGANIZACIONAL E O GESTOR EDUCACIONAL EDUCADOR ORGANIZACIONAL: UMA POSTURA TODO PROFISSIONAL TEM COMO DESAFIO ATUAR VOLTADO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES, INDEPENDENTEMENTE DO SEU CARGO, POIS É UMA QUESTÃO DE POSTURA. O PONTO CENTRAL DE SUA ATUAÇÃO É FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PARA A MUDANÇA. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

12 EDUCADOR ORGANIZACIONAL SEU PAPEL COMO LIDER LÍDER EDUCADOR O LÍDER PRECISA DESENVOLVER SUA PERCEPÇÃO DA DINÂMICA E DOS PROCESSOS DOS SISTEMAS E TER A REAL CAPACIDADE DE AJUDAR. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

13 DESAFIO PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL TODA VEZ QUE SE DEFLAGRA UM PROCESSO DE MUDANÇA, UMA OPORTUNIDADE PEDAGÓGICA SE CONFIGURA. Bomfin (1998) ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

14 REFERÊNCIAS BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional e o educador organizacional: sua formação e prática no modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge. Orientador: Steven Jeffrey Buuck f. Tese (Doutorado em Administração Educacional) – Wisconsin International University, Wauwatosa, Wisconsin, BOMFIN, D. F. Correntes pedagógicas que orientam o profissional de treinamento: possibilidades e limitações para sua prática de trabalho f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, SENGE, Peter et al.. The fifth discipline fieldbook: strategies and tool for building a learning organization. New York: Doubleday, SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, SENGE, Peter. Prefácio. In: GEUS, Arie de. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, davidbomfin.com

15 REFERÊNCIAS SENGE, Peter. Prefácio. In: SEAGAL, Sandra. Human dynamic: um novo contexto para compreender pessoas e realiza o potencial de nossas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, SENGE, Peter et al.. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. RJ: Qualitymark, SENGE, Peter. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, SENGE, Peter. Como você sabe se sua organização está aprendendo? In: WARDMAN, Kellie T. Criando organizações que aprendem. São Paulo: Futura, SENGE, Peter. O novo trabalho do líder: Construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, davidbomfin.com


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