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SEMINÁRIO TEMA: PLANO DE CONTINGÊNCIA Setembro de 2009.

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1 SEMINÁRIO TEMA: PLANO DE CONTINGÊNCIA Setembro de 2009

2 Em que consiste um Plano de Contingência? Segundo Carusso (1999) e Steffen (1999): O plano de contingência consiste em procedimentos de recuperação preestabelecidos com a finalidade de minimizar o impacto sobre as atividades da organização no caso de ocorrência de um dano ou desastre que os procedimentos de segurança não conseguiram evitar.

3 Conceitos A empresa: Os objetivos:

4 Presidência Dir. Fin. e Adm. Dir. Produção Ger. Fin. Ger. Com.Ger. T.I.Ger. RH Ger. Prod. 8 micros10 micros4 micros8 micros 2 micros Organograma da Empresa x Divisão das Estações de Trabalho

5 Servidor HP Xeon 3.2 Dell Athlon Switch Catalyst portas Cisco EF portas

6 ServidoresAtuais Especificações INTRANET PRODUÇÃOFINANCEIRO -WEB FIREWALL PROXY EXTRANET

7 Ambiente Operacional Nossa empresa procura desenvolver seus aplicativos em plataforma livre e utilizar uma politica séria de atualização de software proprietários assim a economia e a padronização feita pelo software livre reduz o custo das licenças dos softwares proprietários necessários.

8 Ambiente Operacional Sistemas Operacionais Estações :Linux e windows XP Servidores linux Redhat Enterprise Server e Windows 2003 Server Aplicativos Navegador:Mozilla Cliente de Thunderbird Suite Office:Open Office Sistemas MTA Postfix Firewall Proxy Iptables – Squid

9 Ambiente Operacional Aplicativos corporativos : Os aplicativos administrativos foram desenvolvidos para trabalhar em interface web com softwares livres. Os aplicativos de linha de produção tem total interação com os sistemas corporativos, apesar de serem proprietários. Base de dados: MySQL e Oracle O bancos acima usados respectivamente para aplicações financeiras e produção

10 Ambiente Operacional Politica de back-up Nossos back-ups são diários com fitas semanais e mensais. Manuais e Documentação todos os procedimentos estão descritos em nossa intranet para acesso quando necessário, somentes as areas especializadas tem acesso a está documentação. Politica de atualização todos os softwares usados tem seu numeros de licença e apesar de alguns rodarem sobre licença GPL todos são padronizados.

11 Criticidade das soluções de TI Críticas (Risco Alto) Sistema de Produção, Firewall e Proxy

12 Criticidade das soluções de TI Semicríticas (Risco médio) Sistema Administrativo, e Extranet.

13 Criticidade das soluções de TI Não críticas (Risco Baixo) Intranet

14 Tempo máximo para restabelecimento dos sistemas Sistemas críticos – 24h Sistemas semicríticos – 48h Sistemas não críticos – 72h

15 Tempo máximo para restore e do restabelecimento do link Como o sistema de produção e o proxy dependem respectivamente, dos dados e do link, os períodos para seus reesta- belecimentos devem ser compatíveis. Link de Internet – 24h Restore do Banco de Dados – 24h

16 Geradores de contingência Os principais fatos que poderiam causar contingências são: Fenômenos climáticos. Falta de energia elétrica. Indisponibilidade do link de internet. Defeito de hardware.


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