A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Professora: Valéria Vargens

2 O que estes eventos têm em comum?

3 Como estudar Gerenciamento de projetos?
PMI – Project Management Institute IPMA – International Project Manegement Association representada no Brasil pela ABGP A metodologia e o PMBOK (Project Management Body of Knowledge A certificação PMP Visitem e

4 Project Management Institute (PMI)
Associação Profissional sem fins lucrativos; Cerca de membros em mais de 140 países; Fundada em 9 de outubro de 1969: Matriz da Organização em Newtown Square, Pennsylvania USA; Centro Regional de Serviços na Europa e Ásia; Membros em cerca de 140 países; Cerca de 300 organizações participando do sistema de filiação PMI Group Billing Plan; Qualquer pessoa pode se filiar, independentemente da área de especialização ou atividade, sem necessidade de comprovações ou exames.

5 PMI – Crescimento de membros no mundo nos últimos 10 anos.
10,000 20,000 30,000 40,000 50,000 60,000 70,000 80,000 90,000 100,000 110,000

6 PMBOK & PMO PMBOK – Project Management Body of Knowledge
O PMBOK apresenta um conjunto de práticas tradicionais já comprovadas em Gerenciamento de Projetos, amplamente utilizadas, assim como outras práticas avançadas e inovativas que tem tido um uso mais limitado. PMO – Project Management Office Provê, continuamente, funções de suporte aos gerentes de projetos.

7 A Certificação PMP Benefícios para o Profissional
Aumenta seu valor e reconhecimento dentro da organização; Acelera seu crescimento profissional; Aumenta suas oportunidades; Fornece reconhecimento internacional de que você detêm tanto conhecimento quanto experiência no Gerenciamento de Projetos

8 1 – Projetos

9

10 Isso é um Projeto?

11 Características do projeto
Um Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Guia PMBOK®

12 Temporário O que é um projeto? Começo e fim definidos;
O fim é alcançado quando: Os objetivos são atingidos (SUCESSO); Fica claro que os objetivos não podem ou não serão atingidos (INSUCESSO); A necessidade que originou o projeto não existe mais Não é necessariamente curto.

13 EXCLUSIVO O que é um projeto?
Algo que nunca havia sido feito (consideradas todas as suas características) A presença de elementos repetitivos não muda o caráter único; O produto, serviço ou resultado pode ser único mesmo que pertença a uma categoria maior: Por exemplo: Prédio de escritórios.

14 O que é um projeto? É um empreendimento não repetitivo (temporário) com uma seqüência bem definida de eventos com início e fim, conduzido por pessoas, para se obter um novo produto, serviço ou resultados (único) que se caracteriza por: (Ricardo Vargas) Possuir objetivo e requisitos claramente definidos (Escopo); Obedecer ao orçamento aprovado (Custo); e Ser concluídas em prazo especificado (Tempo); Natureza finita, transitória e estratégica;

15 Continuação – O que é um projeto?
Elaboração progressiva; Atividades integrativas (troca de variáveis); Individualidade, não-repetitivo; Seqüência clara e lógica de eventos(objetivos claros) ; Caracteriza um ciclo de vida do projeto e um ciclo de vida do gerenciamento do projeto; Objetivo claro e definido (escopo); Conduzido por pessoas; Utiliza recursos finitos.

16 Continuação – O que é um projeto?
Segundo Paul Dinsmore, projeto é "um empreendimento único, com início e fim determinados, que utiliza recursos e é conduzido por pessoas, visando atingir objetivos pré-definidos". Para que os projetos tenham sucesso é necessário um conjunto de conhecimentos, de processos, de técnicas e de ferramentas que, de maneira coordenada, nos ajudem a executar projetos com sucesso. Isto é gestão de projetos.

17 Projeto Objetivos Claros e Bem Definidos Não Repetitivo Sequência
Temporariedade Parâmetros Definidos Próximos À Realidade Individualidade Projeto Objetivos Claros e Bem Definidos Não Repetitivo Sequência Clara e Lógica de Eventos Conduzindo por pessoas

18 Os projetos tipicamente resultam de...
Demanda de mercado Um banco inicia um projeto para oferecer aos clientes a possibilidade de aplicar os empréstimos por hipoteca através da Internet, devido a queda nas taxas de juros e ao aumento na demanda por refinanciamentos e empréstimos para financiamentos de casas novas. Necessidade Empresarial Aumento no volume de chamadas estava sobrecarregando o sistema de telefonia existente em um Help Desk. Sem um novo sistema, os tempos de resposta do atendimento ao cliente seriam afetados, em algum momento, também impactaria os resultados globais.

19 Os projetos tipicamente resultam de...
Solicitação do Cliente Treinar os profissionais da empresa em Gerenciamento de Projetos baseado na Metodologia PMI, mas com foco nas necessidades do departamento treinado. Avanço Tecnológico Um exemplo seriam os Projetos para melhoria dos meios de comunicação, onde o avanço para as comunicações por satélite permitem que esses pequenos dispositivos se conectem à Web ou recebam mensagens de procedentes de qualquer lugar do mundo.

20 Os projetos tipicamente resultam de...
Exigência Legal Exigência de que nos rótulos dos alimentos afixados em toda embalagem devam constar os ingredientes e as qualidades diárias permitidas de determinadas vitaminas. Necessidade Social No caso de um país em desenvolvimento esteja infectado por uma doença bastante contagiosa, são necessários suprimentos e instalações médicas para a evacuação e cura dos infectados.

21 Onde aplicar? Engenharia Medicina Educação Turismo Telecomunicações
Automação Informática Etc......

22 Alguns exemplos de projetos...

23 Projetos de sucesso Projetos terminam de 3 maneiras:
1. Atingiu ou excedeu seus objetivos; 2. Concluiu-se durante o Projeto que será impossível atingir os objetivos dentro dos parâmetros definidos; 3. A necessidade do Projeto deixou de existir.

24 Mas como se define o sucesso de um projeto?
O projeto ficou abaixo do orçamento? O projeto terminou mais rápido? O projeto consumiu menos materiais e pessoas? O cliente foi surpreendido pela qualidade do resultado do projeto e produtos adicionais? Isto NÃO é um projeto bem sucedido.

25 Mas como se define o sucesso de um projeto?
De modo geral, pode-se dizer que um projeto pode ser considerado de sucesso se alcança as expectativas do cliente, conforme o planejado, nem mais nem menos. Dito de outro modo, significa que houve: entrega do produto conforme o escopo acordado no planejamento; entrega no prazo estipulado; realização dentro do custo planejado; entrega do produto com os critérios de qualidade atendidos; satisfação da equipe pelo trabalho realizado.

26 O sucesso de um projeto está diretamente relacionado com a qualidade do planejamento realizado anteriormente e a verificação da sua adequação a aquilo que foi especificado pelo cliente.

27 O planejamento Em geral, optamos por começar algo já executando, sem antes pensar como fazê-lo de maneira mais eficiente, com mais qualidade, e menos desgaste físico e emocional.

28 E ainda ... O quanto as pessoas poderiam se sentir mais satisfeitas ao realizarem o trabalho?

29 Fatores críticos de sucesso
Atendimento dos requisitos técnicos e funcionais Cumprimento do orçamento Cumprimento do cronograma Satisfação dos interessados Benefícios para o patrocinador

30 Fatores críticos de sucesso
Não estabeleça prazos audaciosos demais:

31 Fatores críticos de sucesso
Conheça o ambiente e ouça o mercado Sempre ouça o mercado!

32 Em qualquer caso, está submetido ao que chamamos de restrição tripla.
A qualidade do projeto, deve ser um compromisso entre o cronograma, o escopo previamente definido e o custo final do projeto.

33 Porquê os Projetos falham?
Estimativas (tempo, custo, recursos) pobres baseadas em fatos inadequados; Falta de treinamento e capacitação, bem como falta de liderança; Falta de padrões ou de uma metodologia. Conhecimento técnico insuficiente da equipe: os produtos selecionados não funcionam ou nunca foram testados; os produtos corretos não estão dentro do orçamento;

34 Porquê os Projetos falham?
Metas/Objetivos/ mal definidos e compreendidos

35 Porquê os Projetos falham?

36 Porquê os Projetos falham?
Falta de um patrocinador de pulso firme: liderança frouxa e recursos insuficientes

37 Porquê os Projetos falham?
Falta de planejamento e acompanhamento dos resultados incrementais do projeto: urgência em liberar o produto não permite testes adequados; o projeto nunca termina devido aos constantes acréscimos; mudanças no cenário do projeto; Excesso de confiança no feeling dos envolvidos

38 Porquê os Projetos falham?
Falta de envolvimento da equipe: Bife à cavalo: envolvimento, comprometimento, parte interessada.

39 Porquê os Projetos falham?
Falta de análise de riscos

40

41

42 Porquê os Projetos falham?
Soluções técnicas nem sempre podem ser implantadas ;

43 Porquê os Projetos falham?
Falta de controle (principalmente de mudanças);

44 Porquê os Projetos falham?
Expectativas dos stakeholders pouco conhecidas ou mesmo conflitantes

45 Projetos Atividades Temporário Permanente Original Repetitivo
Funcional Multifuncional Características distintivas: Atividades são contínuas e repetitivas; Projetos são temporários e únicos; Projetos envolvem um grau de incerteza.

46 Porque Gerenciar? Estudos foram realizados comprovando que empresas que investiram em esforços na fase de pré-desenvolvimento (planejamento do projeto) conseguiram no mínimo duplicar as chances de sucesso no lançamento do produto. Empresas que não utilizavam técnicas de gerenciamento de projetos tinham em média 71% de atrasos nos seus cronogramas.

47 Porque Gerenciar? Mercado muito Competitivo
Necessidade de Atualização Tecnológica Margens de Lucro cada vez menores Padrões mais exigentes de qualidade Enfim, uma questão de sobrevivência

48 Como o PMBOK está estruturado?
O PMBOK organiza-se e divide as atividades de Gerenciamento de projetos em 10 áreas de conhecimento distintas

49 Áreas de conhecimento Integração Qualidade Custo Prazo Escopo
1. Gerenciamento de Integração 2. Gerenciamento de Escopo 3. Gerenciamento de Tempo 4. Gerenciamento de Custo 5. Gerenciamento de Qualidade 6. Gerenciamento de Recursos Humanos 7. Gerenciamento de Comunicações 8. Gerenciamento de Riscos 9. Gerenciamento de Aquisições 10. Gerenciamento de Partes Interessadas Integração Custo Prazo Escopo RH Risco Comunicação Aquisição Qualidade

50 Como o PMBOK está estruturado?
Cada uma destas áreas de conhecimento possui diferentes processos, que também estão divididos em fases.

51 GRUPOS DE PROCESSO Iniciação 2 processos Planejamento 24 processos
Monitoramento e Controle 11 processos Encerramento 2 processos Planejamento 24 processos Execução 8 processos

52 As dimensões da GP Processos de GP
Encerrar Controlar Executar Planejar Iniciar Aquisição R H Risco Comunicação Custo Cronograma Escopo Qualidade Integração Processos de GP Responsabilidades de Gestão de Projetos Ciclo de Vida de Projetos Implementação Teste Desenvolvimento Projeto Técnico Definição e Justificação Requisitos

53 GRUPOS DE PROCESSO

54 PROGRAMAS É um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. (PMBOK 2004, pág 16) O gerenciamento de programas é o gerenciamento centralizado e coordenado de um grupo de projetos para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do programa.

55 Exemplos O programa de um novo modelo de carro pode ser subdividido em projetos para o design e as atualizações de cada componente principal (por exemplo, transmissão, motor, interior, exterior) enquanto a fabricação continua na linha de montagem. O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento

56 PORTFÓLIO Um portfólio é um conjunto de projetos e/ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de favorecer e aprimorar os objetivos estratégicos empresariais. Os projetos ou programas no portfólio podem não ser necessariamente diretamente relacionados.

57 Benefícios do Gerenciamento de Portfólio
Permite validar a estratégia corporativa. Capitaliza as oportunidades existentes. Permite o gerenciamento e a alocação de recursos nos esforços prioritários. Minimiza os riscos externos e potenciais e ameaças.

58 RELAÇÃO ENTRE PORTFÓLIO E ESTRATÉGIA

59 PORTFÓLIO

60 Portfólio, Programas e Projetos
Ger. Programa Coordenar Múltiplos Projetos Ger. Projeto Entregar Soluções Ger. Portfólio Definir curso de Ação e Estratégia

61 Portfólio, Programas, Projetos e Subprojetos
Um portfólio é uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar o gerenciamento efetivo do trabalho necessário para alcançar os objetivos estratégicos do negócio. Portfólio Programa Um programa é um grupo de projetos relacionados gerenciados de forma coordenada para obter benefícios e controles não disponíveis quando gerenciados de forma individual. Podem incorporar atividades continuas. Projeto É um empreendimento temporário que cria um produto, serviço ou resultado único. Subprojeto É uma subdivisão dentro de um projeto de escopo amplo e complexo. Frequentemente utiliza-se deste conceito quando da terceirização de partes de um projeto para uma outra empresa ou outra unidade funcional dentro da mesma organização.

62 Bibliografia Project Management Institute (PMI) - PMBOK - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 5ª Edição. Projeto ou processo. Questão de escolha? Roberto Rinaldi Jr.


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE PROJETOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google